Considerada uma das principais competências de um profissional de sucesso, a comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado.
Esta capacidade demonstra a inteligência social daquele que comunica. Em outros termos, ela que evidencia sua habilidade de se relacionar e a de conquistar a colaboração das pessoas.
Além disso, ser assertivo faz com que você se sinta melhor e que reduza a ansiedade e o estresse. Afinal, você consegue lidar melhor com a sua comunicação de forma mais prática e leve.
A comunicação assertiva fornece vários benefícios que podem ser úteis, tanto no trabalho, quanto em outras áreas da vida.
Um dos principais vilões do bom andamento de uma empresa são ruídos ou falhas que uma comunicação ineficaz pode gerar. Conflitos, retrabalho e mal-entendidos, geralmente, acontecem quando a mensagem não é transmitida de forma clara ou não há o diálogo.
A assertividade é essencial nesse contexto. Afinal, quando os funcionários são comunicados de forma correta e são ouvidos em suas dúvidas, o trabalho tem muito mais chances de ser produtivo.
A comunicação assertiva traz ainda uma série de outras vantagens, como:
Apesar de muitos acharem que a comunicação assertiva é um dom, é também uma habilidade que pode e deve ser trabalhada. Como vimos, ela traz diversos benefícios e, com prática, pode até se tornar uma capacidade natural.
A comunicação assertiva vem se tornando cada vez mais essencial para diferenciar um bom líder.
A comunicação é uma das principais ferramentas para manter a equipe unida e com um mesmo foco, especialmente em organizações que aderem o trabalho remoto.
Nesse momento de tantas transformações, o bom líder precisa de assertividade. Afinal, líderes com comunicação assertiva se diferenciam pela proatividade e pela capacidade de transmitir informações de forma clara e objetiva. Outras características importantes para quem assume cargos de liderança é saber ouvir, dizer não quando necessário e agir com imparcialidade.
Leia também: Tipos de liderança e principais características.
Agora você já sabe que a comunicação assertiva é uma habilidade que traz muitas vantagens e que pode ser trabalhada.
A seguir, confira algumas dicas de como fazer isso na prática:
Analise a forma como você se comunica e se expressa e verifique se é ofensivo de alguma forma. Contudo, lembre-se de incluir o estilo de linguagem, o tom de voz e expressões faciais e corporais.
Observe as pessoas com quem você está tentando se comunicar, avaliando como elas se comunicam com os demais. Essa análise vai ajudar a adaptar a sua forma de se expressar com a capacidade de entendimento.
Aprender a compreender a comunicação não-verbal é essencial para entender como as pessoas estão se sentindo ou compreendendo determinada informação. O corpo fala por meio de gestos, expressões e postura.
Aprenda a identificar o momento certo para abordar cada assunto. Antes de falar, esteja bem embasado em pesquisas, dados e outras fontes que possam suprir dúvidas ou questionamentos. Isso favorece a capacidade de argumentação e diálogo e, consequentemente, favorece a comunicação assertiva.
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