“O propósito é o senso de pertencimento a algo superior a nós mesmos, pelo qual devemos trabalhar para um futuro melhor. Isso é o que cria a verdadeira felicidade”. Essas palavras são de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, durante discurso à turma de formandos, ao receber seu diploma honorário na Universidade de Harvard.
A frase de Zuckerberg define bem o sentido de propósito, também caracterizado como “aquilo que se busca alcançar” pelo dicionário.
De fato, os seres humanos precisam de sentido, e o propósito é um caminho para isso. Mas propósitos são subjetivos, variando para cada pessoa.
Para o filósofo Aristóteles, a felicidade é o sentido e o propósito da vida, sendo o único objetivo e a finalidade da nossa existência. Apesar de antiga, essa definição resume a busca que têm assolado diferentes gerações e que está sendo debatido pela Geração Millenial, que engloba pessoas nascidas entre 1980 e 1995.
Os millenials são fundamentais no debate sobre propósito de vida e no trabalho. Filhos da globalização e do acesso à internet, questionam, se envolvem com causas e priorizam experiências.
Ainda que as novas gerações manifestem interesse no assunto, a busca por propósito de vida é uma preocupação de filósofos muito anteriores ao nosso tempo.
Propósito: a visão da filosofia
Um propósito de vida é o que direciona toda a trajetória existencial dos seres humanos. Geralmente, ele se fundamenta nas crenças e valores de cada indivíduo.
Para Luiz Felipe Pondé, doutor em filosofia, membro da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale, da Bélgica, o ser humano precisa de três combustíveis fundamentais: água, comida e sentido.
Já para Richard Barrett, autor britânico especialista em valores e evolução cultural, a consciência humana possui níveis de desenvolvimento que evoluem da sobrevivência ao serviço.
Nessa perspectiva, quando mais alto nosso nível de consciência, mais felizes e realizados nos tornamos.
O propósito e seu reflexo no ambiente profissional
As pessoas mais felizes profissionalmente se sentem mais competentes, únicas e realizadas no que fazem. São pessoas que, em sua maioria, têm propósito.
O estudo Purpose at Work Global Report mostrou que 73% das pessoas que trabalham com propósito sentem satisfação em seus empregos.
Vai além de pagar contas e sobreviver em sociedade. Ter um propósito e aplicá-lo no seu trabalho faz de você um profissional mais motivado, impactando na sua produtividade e potencializando suas habilidades.
Como ter um propósito de vida?
O propósito deve ser encarado como um legado que você deseja deixar no mundo e na vida das pessoas à sua volta. Você precisa encontrar sentido naquilo que faz, e não fazer apenas o que disseram que é preciso. O propósito é uma consequência do autoconhecimento.
Muitas vezes, sonhos são abandonados devido às dificuldades como falta de apoio e oportunidades, condições financeiras ou desmotivação para encarar novos desafios. Mas sempre é tempo de dar atenção ao que dá sentido aos seus dias.
O trajeto de vida traçado até aqui não precisa ser o mesmo de amanhã. Há tempo de mudar o caminho, aventurar-se por lugares desconhecidos e ir para onde seu coração pulsa mais forte.
O processo de descoberta do propósito é totalmente individual. O que pode auxiliar são as respostas aos seguintes questionamentos:
- Quais são minhas maiores paixões?
- Quais são meus pontos fortes?
- Quais são seus valores?
- Ao analisar meu contexto de vida, o que é possível mudar?
- Ao refletir sobre a transformação que preciso passar, estou disposto?
Propósitos de vida podem nascer de seus interesses. Entender qual é o seu propósito traz decisões profissionais mais conscientes — e que, podem, inclusive, gerar uma transição de carreira.
Leia também: “Graduação Online: O caminho ideal para iniciar a transição de carreira”
Se você quer se colocar no centro da sua própria vida e seguir o seu propósito em uma nova carreira, uma graduação online pode facilitar este caminho. Conheça o portfólio de cursos da Graduação PUCRS Online e adquira uma aprendizagem de excelência, oferecida de forma ágil e conectada com o mercado.
Seja o protagonista da sua formação. Seja PUCRS Online.