Acesse a sala de aula

4 lições sobre carreira e negócios vindas de filmes infantis

Existem lições que podem ser aprendidas pelos adultos nos filmes de desenho animado?

Há quem pense que as histórias infantis são somente entretenimento.Por outro lado, existem pessoas que tiram aprendizados para se tornar pessoas melhores tanto nas relações pessoais quanto profissionais.

Muito mais do que finais felizes, as animações infantis são verdadeiras escolas que podemos tirar várias lições sobre carreira, empreendedorismo e negócios.

Se a grande questão do século atual é continuar aprendendo ao passo que faltam horas no dia para tanta coisa, melhor ainda é ter insights valiosos ao mesmo tempo em que se diverte.

Assim, continuar na posição de aluno, sem perceber, torna o processo de aprendizagem ainda mais satisfatório.

Aprenda grandes lições com clássicos infantis

Rei Leão

O filme conta a história de um leão que morre e deixa o reino para seu filho. Mas antes de morrer, Mufasa mostra ao pequeno Simba que é preciso governar de forma justa e democrática.

Aplicando aos negócios, fazer a gestão de uma equipe ou exercer um papel de liderança exige as mesmas características. Sem elas, você se torna um líder sem credibilidade, prejudicando o rendimento dos colegas e os resultados da empresa.

Os Incríveis

Aqui, o foco é uma família de super-heróis que se mobiliza para salvar seu líder, o Sr. Incrível, sequestrado pelo vilão Síndrome. O sequestro aconteceu porque quando o vilão era mais novo, o Sr. Incrível não deu atenção a ele, que era seu fã.

De forma prática, a relação entre o super-herói e o vilão pode ser analisada como empresa e clientes. Se uma organização não dá atenção ao público-alvo, dando retorno e prezando pela qualidade dos produtos e serviços prestados, pode acabar transformando seu aliado em um inimigo.

Kung Fu Panda

Esse filme conta a história de Po, um panda que trabalha no restaurante do pai e é escolhido para ser um guerreiro. Ainda que ele seja o protagonista, o grande ensinamento não vem dele, mas de seu mestre de artes marciais.

Ele usa da compulsão de Po por comida para estimulá-lo a treinar. Como líder, seja como o Mestre Shifu, que identificou os pontos fortes e fracos do panda para tirar o melhor dele.

Vida de Inseto

Por último, mas não menos importante. Vida de Inseto é um exemplo de espírito empreendedor, lideranças horizontais e, principalmente, persuasão.

O filme conta a história de um formigueiro, cujas formigas são obrigadas entregar parte de sua colheita para os gafanhotos. Porém, a colheita se perde e os gafanhotos ficam furiosos e ameaçam o formigueiro.

Flick, uma formiga desajeitada, insatisfeito com a exploração dos gafanhotos, usa de persuasão para convencer todo o formigueiro de que é possível expulsar os insetos rivais.

“Como ser mais bem-sucedido para convencer seus clientes?” É aqui que entra a persuasão de Flick. Apesar de pequeno, mostrou com bons argumentos que seu “produto, serviço ou negócio” valia a pena ser comprado.

Quer conhecer outras histórias cheias de lições?

O PUCRS Online é cheio de histórias inspiradoras.

Cada um dos mais de 400 professores é um personagem de sucessso, que passou por provações na vida profissional e pessoal, e se tornou referência na sua área de atuação.

Personagens como:

• Rony Meisler, que criou a marca Reserva;
  • Geraldo Rufino, que hoje é um dos empreendedores mais admirados do Brasil mas começou como catador de latinhas;
  • Isabel Fillardis, que fundou a ONG Força do Bem para ajudar famílias que, assim como ela, têm crianças com doenças raras;
  • Daniel Kahneman, prêmio Nobel por seus trabalhos em psicologia e economia.

Conheça as opções de pós-graduação e MBA do PUCRS Online e seja protagonista da sua própria história.