Como funciona prova objetiva na prática?

Cada disciplina requer a realização de uma prova composta por 10 questões de múltipla escolha. O período regular para a realização das provas é de, pelo menos, 10 dias. Caso você não consiga realizar a prova dentro desse prazo, há um período extraordinário de 2 dias para a realização da prova em atraso.

No entanto, é importante destacar que essa opção implica em uma redução de 20% na nota obtida. Para não perder os prazos, fique atento à agenda do seu curso e organize-se adequadamente.

Você terá 2 horas para concluir a prova. Antes de iniciá-la, é fundamental que você tenha se familiarizado com o conteúdo e os materiais da disciplina, garantindo assim sua preparação para a atividade.

Em caso de dificuldades técnicas, você terá até três tentativas para realizar a prova. Cada tentativa apresentará questões diferentes. No entanto, somente a nota da tentativa em que você obteve a maior pontuação será considerada, desde que tenha sido validada durante o processo de auditoria, que inclui reconhecimento facial e monitoramento remoto.

Para realizar a prova, é necessário ter acesso a um computador ou notebook equipado com webcam e microfone. Não é possível realizar a prova por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.

Antes de iniciar a prova, é obrigatório habilitar a tecnologia de reconhecimento facial e o monitoramento remoto, que devem permanecer ativados durante toda a realização da prova. Portanto, atente-se às seguintes orientações:

• Na etapa de habilitação do monitoramento, apresente um documento oficial de identificação com foto;
  • Não utilize duas telas ou mais monitores;
  • Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox;
  • Se estiver utilizando o Google Chrome, instale antecipadamente a extensão para compartilhamento de tela no computador que você pretende utilizar para as provas;
  • Realize as provas individualmente em um ambiente bem iluminado e silencioso;
  • Mantenha-se em frente à câmera, olhando na direção da tela;
  • Não feche a aba de monitoramento durante a prova;
  • Após a conclusão da prova, todas as sessões serão auditadas pela Universidade, que poderá considerar inválidas as tentativas que infringirem as diretrizes de avaliação;

Para obter informações adicionais sobre a prova, consulte o tutorial disponível na área de Prova, na aba "Avaliações". No vídeo abaixo, você encontrará as principais orientações para a realização das provas: