Quando o aluno escolhe um parcelamento que se estende além do período regular, ele se compromete a pagar por todas as parcelas referentes ao período cursado, independentemente de ter concluído com aprovação todas as disciplinas ou não. Mesmo que finalize os estudos no tempo previsto, continuará pagando até que todas as parcelas sejam quitadas.
Além disso, se o aluno não concluir o curso dentro do prazo, ele ainda terá que pagar as parcelas pendentes e também as novas parcelas referentes a quaisquer trimestres adicionais que contratar para finalizar a graduação.
Outro ponto importante é que, neste caso, a contratação de trimestres adicionais corresponderá ao modelo de parcelamento originalmente escolhido. Exemplo:
Para um curso de 1600 horas da área de negócios que possui um período de duração regular de 24 meses e para o qual tenha sido escolhida a forma de pagamento no dobro do tempo do curso, ou seja, em 48 meses, à contratação de um trimestre adicional, serão acrescidas 6 parcelas ao final do parcelamento, somando neste caso um total de 54 parcelas. A mesma regra vale caso tenha que ser contratado mais um trimestre, qual serão acrescidas mais 6 parcelas, totalizando no exemplo 60 parcelas.