Veja as dúvidas mais frequentes feitas pelos interessados

Pós-graduação - Matrículas

Qual o procedimento para a realização da inscrição e matrícula nos cursos?

  • Modalidade presencial: basta ir até a área de inscrições no final da página do curso em que você está interessado. Você será direcionado para a página de inscrições presenciais e passará por análise de currículo para prosseguir com a matrícula.

    Modalidade online: também basta ir até a área de inscrições no final da página do curso em que você está interessado. Você será direcionado para a página que informa as condições de pagamento e disponibiliza o contrato do curso. A garantia da vaga ocorre a partir do pagamento da primeira mensalidade ou do valor integral para quem optar pelo pagamento à vista. O pagamento pode ser realizado por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

Qual a documentação necessária para a realização da matrícula?

  • No momento da matrícula, basta inserir os dados pessoais, realizar o pagamento, aceitar o termo e enviar a documentação.

    O aluno deverá enviar por correio, em até 30 dias após o início das aulas, a cópia autenticada do diploma de graduação e o xerox simples de um dos documentos de identificação abaixo:

    • RG civil (para brasileiros)
    • Carteira de Trabalho
    • Passaporte
    • Carteira do Conselho (que contenha nome de pai e mãe e naturalidade)
    • Certidão de Nascimento
    • CNH (só é aceita se tiver um documento complementar com a naturalidade do aluno)
    • Passaporte ou RNE (para alunos estrangeiros)

    Os documentos deverão ser enviados para a EDUCON:

    Endereço: Av. Ipiranga, 6681 Prédio 40, sala 201, bairro Partenon

    CEP 90619-900 - Porto Alegre/RS.

    Horários para entrega presencial:

    De 2ª a 6ª feira das 8h às 21h

Após o pagamento, qual o prazo para liberação do acesso?

  • O acesso é liberado em até 72 horas no caso de pagamento mediante boleto, e imediatamente para pagamento via cartão de crédito. 

Se houver necessidade, terei a opção de trancamento da matrícula?

  • Não há trancamento de matrícula em programas de Pós-graduação como esse. O aluno que perder alguma disciplina por reprovação ou ausência deverá fazer a prova de recuperação da respectiva disciplina até o final do curso com nota máxima limitada a 6.
    Além disso, o aluno pode solicitar prorrogação do período para desenvolver o TCC. O período regular de 3 meses para seu desenvolvimento podem ser estendidos em mais 3, totalizando até 6 meses. (No curso FIB, o prazo regular é de 6 meses, podendo ser estendido por mais 6 meses, totalizando 12 meses). Poderá ocorrer a cobrança de créditos extras.

    Como opção, o aluno pode realizar reingresso em uma turma futura, iniciando novamente o curso. Para isso, será cobrada multa referente às disciplinas já disponibilizadas ao aluno, mas o inverstimento já realizado será reaproveitado.

    Caso o aluno desejar realizar o cancelamento do curso, aplica-se multa referente ao período do curso não realizado.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

  • Não. Para matricular-se é necessário ter colado grau.

    O aluno que já colou grau (formou-se) e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode matricular-se apresentando um atestado de conclusão de curso emitido pela universidade até que tenha o documento oficial.
    Estudantes que ainda não colaram grau não podem realizar a matrícula, mas podem manifestar interesse e aguardar o início de novas turmas.

Para realizar a Pós-graduação, posso ser graduado em qualquer área?

  • Sim. Segundo o art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES, os cursos de pós-graduação lato sensu, são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino.

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

  • A pós-graduação lato sensu está direcionada para aqueles que têm interesse em especializar-se em alguma área de sua profissão (Especialização), aumentando, assim, as chances de inserir-se no mercado de trabalho. Por sua vez, a pós-graduação stricto sensu forma pesquisadores que pretendem seguir carreira acadêmica (Mestrado e Doutorado).

Pós-graduação - Aulas

Como funciona este curso de especialização?

  • Além da modalidade presencial disponível em Porto Alegre/RS, o curso também está disponível na modalidade online. Ambos têm exatamente o mesmo conteúdo e as aulas são realizadas por uma dupla de professores (um professor convidado e um professor da PUCRS). Na modalidade online, a equipe da PUCRS realiza a cobertura audiovisual dos encontros que ocorrem na modalidade presencial e edita os vídeos em alta qualidade. Esse é o conteúdo que vai de forma otimizada para a plataforma online.

    Cada disciplina tem três encontros, podendo haver exceções (para mais encontros). A divisão de encontros entre professor convidado e professor PUCRS pode variar. Via de regra o convidado tem dois encontros e o professor PUCRS um encontro. Pode haver casos onde essa proporção se inverte, e casos onde existem mais de um professor convidado e mais de um professor PUCRS. As horas de duração também são estimadas podendo durar mais ou menos, de acordo com o conteúdo e condução dos professores. (Consulte o número de disciplinas e mais detalhes de cada curso no Guia do Curso)

Qual a duração e carga horária do curso?

  • No geral, os cursos tem a duração mínima de 12 meses, sendo 9 meses para cursar as disciplinas e 3 meses para a conclusão do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). É possível pedir a prorrogação de prazo para realização do TCC por mais 3 meses.

    No total, os cursos compreendem 363 horas.

    Apenas no curso FIB isso se diferencia, tal curso tem a duração mínima de 24 meses, sendo 18 meses para cursar as disciplinas e 6 meses para a conclusão do TCC (Trabalho de Conclusão de  Curso). É possível pedir a prorrogação de prazo para realização do TCC por mais 6 meses.

    No total, o curso compreende 366 horas.

Quais as configurações técnicas necessárias para a visualização das aulas da Pós-graduação online?

  • É simples: para ter acesso aos materiais, basta ter conexão de internet banda larga com no mínimo de 1MB de velocidade e um navegador de Internet (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome etc).

Poderei assistir às aulas a qualquer horário?

  • Os vídeos ficarão disponíveis para visualização durante todo o prazo regular da disciplina, ou seja, 2 meses. Dentro desse período, você poderá visualizá-los quantas vezes quiser, no dia e horário que preferir.

    Após os 2 meses, via de regra, todos os materiais da disciplina são mantidos para revisão ou realização de teste de recuperação, caso o aluno necessite. No entanto, indicamos a visualização da disciplina no prazo regular de 2 meses por dois motivos:

    1) Esse é o prazo em que o professor PUCRS estará disponível no fórum para esclarecer às dúvidas.

    2) Há materiais que podem não permanecer na plataforma por questões de mudança de professores ou direitos autorais. Quando isso ocorrer, permanecerá disponível um material de consulta suficiente para a realização do teste em prazo de recuperação.

A Pós-graduação disponibiliza material de apoio?

  • Sim. Será disponibilizado material de apoio em livros online e PDF que complementam as aulas dos professores. Em todos os materiais você poderá optar entre versões digitais ou versões para downloads e impressão, conforme sua comodidade.

    Além disso, os professores também indicam bibliografia sobre os temas e a universidade concede acesso à biblioteca virtual da Pós-graduação.

Existe algum canal de interação entre o aluno e o professor?

  • Claro! Na modalidade online, os alunos interagem com o professor da PUCRS e com os colegas em um fórum colaborativo. Nesse espaço de comunicação e troca de informações, o aluno é convidado a postar dúvidas e reflexões, desenvolvendo seu networking. O fórum colaborativo é uma ferramenta importantíssima na evolução do aluno. Ele será diretamente gerido e frequentado por um professor da PUCRS alocado para cada matéria durante o período de 2 meses de disponibilização da disciplina.

    Também haverá um grupo da turma no Whatsapp para que os alunos possam interagir em mais de um canal, além do fórum. Esse grupo é criado no 1º mês de aulas.

Todos os professores anunciados estão confirmados?

  • Sim. As datas das aulas seguem o cronograma. Caso haja qualquer modificação motivada por força maior ou problemas de agenda do professor, você será o primeiro a ficar sabendo e sempre serão feitos todos os esforços possíveis para substituir o professor por nomes de qualidade equivalente.

Pós-graduação - Avaliações

Serão realizadas atividades avaliativas?

  • Sim. Cada disciplina tem um teste online composto por 15 questões objetivas. O teste fica disponível para realização durante os 2 meses em que a disciplina está disponível. A nota mínima para aprovação é de 6 pontos, sendo a nota máxima 10 pontos.

    Para alunos que perderem o prazo dessas avaliações ou não obtenham a nota mínima, é possível fazer o mesmo teste online em forma de recuperação. O teste de recuperação é disponibilizado no dia seguinte ao fim do prazo regular e é possível realizá-lo até o final do curso (até o fim do prazo regular do TCC). A nota mínima para aprovação é de 6 pontos, sendo a nota máxima também 6.

    Ao término do curso, haverá um teste online final que compreende todo o conteúdo abordado, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Como funciona a avaliação de fim de curso?

  • Haverá uma prova final online após a conclusão das disciplinas, abrangendo de forma resumida todo o conteúdo da Pós-Graduação e certificando o nível de evolução dos alunos. A prova pode ser realizada em qualquer lugar, havendo um controle através de reconhecimento facial do aluno durante a realização da prova. A prova ocorrerá dentro da última disciplina do curso, estando disponível em 3 datas diferentes que o aluno pode escolher, com a realização simultânea de todos os alunos.

Haverá prova presencial ou qualquer atividade presencial obrigatória?

  • Não. Conforme legislação de Lato Sensu, não é obrigatório que cursos de pós-graduação façam prova presencial.

Como posso me preparar para a prova de fim de curso?

  • É disponibilizado um material resumo de preparação. A prova é integradora, ou seja, focada em conclusões gerais e essenciais das disciplinas, ao invés de focar em aspectos técnicos e detalhes de cada aula. 

Qual é a nota mínima necessária na avaliação de fim de curso?

  • A nota mínima necessária é a mesma das disciplinas, ou seja, 6.

Pós-graduação - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Como funciona o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

  • Na última disciplina do curso, tanto na modalidade presencial quanto na online, oferecemos ferramentas e estimulamos o aluno a elaborar a concepção de um trabalho final sobre os assuntos abordados ao longo do curso com o objetivo de visualizar a aplicação do conteúdo estudado. O formato pode variar de acordo com o curso, podendo compreender a elaboração de um novo projeto ou um estudo de caso, por exemplo. Para saber mais sobre o formato do TCC, consulte o Guia do Curso, que contém informações mais específicas.

Há orientação?

  • Sim, o aluno recebe orientação de um professor para desenvolver o seu trabalho.

Haverá apresentação em banca presencial?

  • Não. Após ter concluído o desenvolvimento do trabalho durante a orientação, o aluno apenas deposita a versão final do TCC na plataforma de estudos, para avaliação por parte do orientador e mais um professor parecerista. Conforme atualização da legislação de Lato Sensu, não é obrigatória a apresentação em polo presencial.

Qual é a nota necessária para aprovação no TCC?

  • No TCC é necessário atingir a nota 7.

Pós-graduação - Certificado de Conclusão

A certificação é emitida em nome de qual instituição?

  • O curso concede Certificado de Especialista em nome da PUCRS, uma das maiores e melhores universidades da América Latina.

O que é necessário para receber meu certificado?

  • Após a aprovação em todas as avaliações de disciplina, na prova final e liberação da nota do TCC pelo professor, você poderá solicitar o certificado para a PUCRS, que o enviará em até 90 dias.

Há diferença entre o Certificado de Conclusão emitido pelo Curso Presencial e pelo Curso Online?

  • A resolução CNE/CES nº 01/2007 do Ministério da Educação, que estabelece as normas da Pós-Graduação lato sensu, não distingue o certificado emitido em relação à metodologia aplicada (presencial ou a distância). Portanto, o certificado do curso presencial é idêntico ao certificado do curso online.

O certificado de Pós-graduação permite que eu exerça uma profissão?

  • Segundo o site do MEC, “cursos de pós-graduação destinados ao aperfeiçoamento profissional visam à melhoria de desempenho numa específica ocupação, a fim de atender às exigências do contexto em que esta se insere”. Os cursos de Pós-graduação lato sensu não substituem os cursos de Graduação, que são exigidos para que sejam exercidas diversas profissões.

Cursos de Extensão

Como funciona um curso de extensão?

  • Os cursos de extensão acontecem na modalidade online, com aulas gravadas diretamente do curso presencial, o que confere às aulas um realismo único.

Como é o conteúdo dos cursos de extensão?

  • Normalmente, são duas aulas com o professor convidado, que é referência nacional e internacional na área, e uma aula com um professor PUCRS, que possui sólida formação acadêmica no tema.

    Além disso, você recebe acesso a um livro do curso, bibliografia, exercícios, fundamentos, mapa da aula e outros materiais complementares, tornando a experiência completa. Dentro da área do curso, em Conteúdo, você tem informações específicas sobre cada curso, incluindo a distribuição de aulas entre os professores e os tópicos das aulas.

O conteúdo dos cursos de extensão foi gerado dentro de uma Pós-graduação?

  • Sim. As aulas são integralmente geradas para um nível de Pós-graduação, com professores que são referência em suas áreas de atuação. Isso faz dos cursos de extensão da PUCRS uma raridade no mercado, com conteúdo atrativo, profundo e transformador.

Como posso pagar os cursos de extensão?

  • Os cursos de extensão têm desconto de 10% à vista, podendo ser pagos no cartão ou boleto. É possível parcelar no cartão de 2 a 6 vezes. É necessário ter como limite disponível apenas o valor da parcela e não o valor total.

Por quanto tempo terei acesso às aulas dos cursos de extensão?

  • Você tem 3 meses para assistir o conteúdo do curso quantas vezes quiser.

Os cursos de extensão possuem atividades avaliativas?

  • Os cursos de extensão NÃO possuem avaliações.

Os cursos de extensão geram certificado ao aluno? O que é necessário para obtê-lo?

  • Sim, é emitido um certificado digital de conclusão do curso de extensão, com carga horária conforme informações que constam no site de cada curso. Basta que o aluno assista 75% das videoaulas para que possa obter o certificado de conclusão.

É necessário algum tipo de interação com professores, como fóruns e trabalhos?

  • Não. Os cursos de extensão são livres nesse sentido, sem interação ou entregas. 

Se eu gostar do curso de extensão, posso aproveitar o investimento realizado e cursar a Pós-graduação completa?

  • Sim. Você pode aproveitar o investimento realizado para adquirir o pacote completo da Pós-graduação a qual o curso pertence. Ao matricular-se, você abate o investimento já feito nesse curso como um desconto na matrícula da Pós-graduação. Você receberá mais detalhes sobre isso ao longo do curso de extensão, ou poderá entrar em contato com a equipe de atendimento.

_

Informações sobre valores

  • *PUCRS Alumni* | 12% de desconto nas parcelas

    *Pessoas que se enquadram nos grupos abaixo* | 10% de desconto nas parcelas

    • Para dependentes de funcionários da PUCRS;

    • Para professores, técnicos administrativos e pais de alunos da Rede Marista;

    • Grupos de 5 ou mais participantes de uma mesma empresa ou empresas conveniadas;

    • Funcionários do Centro Clínico, RAIAR e empresas instaladas no TECNOPUC;

    • Dependentes de funcionários do INSCER, Gráfica EPECÊ e HSL.

    *Estudantes com faixa etária de 50 a 59 anos* | 20% de desconto nas parcelas

    *Estudantes com faixa etária superior a 60 anos* | 30% de desconto nas parcelas

    *Crédito Educativo* | O Crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.