MBA
MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0
Confira os benefícios e disciplinas do curso PUCRS Online
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
Confira as disciplinas
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Do marketing à empresa customer centric. Análise da experiência e interação no consumo. Compreensão das etapas da jornada do cliente. Fatores que influenciam o comportamento do consumidor. Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. O cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Estratégias para integração entre canais online e offline.
Dado Schneider
Mestre e doutor em Comunicação pela PUCRS, é embaixador da Campus Party, onde foi considerado pelo Buzzfeed como o palestrante imperdível do evento.
Cláudio Hoffmann Sampaio
Professor PUCRS
O impacto das transformações na sociedade na gestão das empresas. Os principais vetores das mudanças: tecnologia e pessoas. A mudança nas crenças e valores dos líderes e das pessoas nas empresas. Transformação cultural como o imperativo das mudanças nas organizações. A necessidade da reinvenção dos modelos de negócios para atuar no futuro. Elementos para um projeto de transformação cultural e o processo de implantação. O líder como agente de transformação cultural.
José Salibi Neto
Empresário extraordinário e um dos grandes nomes em educação executiva no mundo
Crismeri Delfino Corrêa
Professora PUCRS
Economia circular e os desafios das mudanças no padrão de consumo linear da sociedade. Criação de valor através de modelos de negócios circulares, do design regenerativo de materiais, produtos e sistemas compartilhados. Geração de impacto positivo nos ecossistemas industriais e a promoção de inovações sustentáveis na transição para um modelo circular para a sociedade.
Beatriz Luz
Especialista em economia circular e ex-diretora de Relações Institucionais no Comitê de Cleantech da Abstartups
Kellen Fraga da Silva
Professora PUCRS
As empresas como ferramentas de transformação, criação de soluções inovadoras para resolução de problemas complexos. Oportunidades de negócios com foco na solução de problemas ambientais e sociais. Soluções inovadoras, disruptivas e de alto impacto capazes de melhorar a vida das pessoas em larga escala. Estratégias e tendências de modelagem de negócios em rede.
Francisco Araujo
Antropólogo, referência nacional em Tecnologia Social
Gabriela Cardozo Ferreira
Doutora em Administração, professora e consultora em inovação e ESG.
O ritmo de crescimento definido pelas organizações exponenciais. Disposição para realização de algo radicalmente novo. Uma nova visão das organizações: tecnologicamente inteligentes, adaptáveis e abrangentes. Tendências organizacionais e tecnológicas que podem ser aplicadas em startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações.
Gil Giardelli
Estudioso do Futuro, considerado um dos principais inovadores da Indústria Digital
Eduardo Campos Pellanda
Doutor em comunicação, professor da PUCRS.
Empresas conscientes e com propósitos. Identificação dos porquês. Transformação de sonhos em negócios e crises em oportunidades. Paixão pelo que se faz. Protagonismo e inovação disruptiva. Inovação em produtos e serviços. Encantamento e experiência do cliente. Capacidade de aprendizagem e adaptação. Construção de uma cultura e uma marca com personalidade.
Gustavo Succi
Embaixador brasileiro do GameChangers 500 e fundador do Mudando o Jogo
Gabriela Cardozo Ferreira
Doutora em Administração, professora e consultora em inovação e ESG.
+
-
A gestão ágil e suas metodologias. As aplicações dos métodos ágeis e a gestão de projetos. Razões que levaram o Scrum a superar métodos tradicionais, tornando-o a forma mais popular de gestão de projetos. Utilização dos papéis, artefatos, eventos e regras do Scrum para ajudar organizações a entregarem valor para seus clientes, com menos riscos, menor desperdício e com maior qualidade.
Jorge Horácio Nicolas Audy
Docente, consultor e palestrante nos principais eventos das comunidades ágil e TI brasileira, é fundador da comunidade TecnoTalks.
Eduardo Meira Peres
Professor PUCRS
Concepção e inovação de produtos e serviços. O método do Design Thinking para disrupção e criação de valor. A importância da experiência do cliente. Criatividade e o processo criativo. A busca de informações. Práticas de empatia junto ao público usuário. Métodos para a geração de ideias. O processo de ideação e a inovação em produtos e serviços. Validação da prova de conceito.
Rique Nitzsche
Engenheiro, especialista em Design Estratégico, Design Thinking e Inovação. Autor do livro “Afinal, o que é Design Thinking?”
Caroline Bücker
Professora de MBA's de inovação, consultora e palestrante.
O que são ecossistemas de inovação. Os componentes e a organização dos ambientes de inovação e empreendedorismo. Cooperação universidade, empresa e governo. Relação entre inovação, ciência e tecnologia. Centros de competência e excelência. Incubadoras e o fomento ao empreendedorismo. Parques tecnológicos e núcleos de inovação tecnológica.
Jorge Luis Nicolas Audy
Especialista em Agile Coach e Scrum Master
Gabriela Cardozo Ferreira
Doutora em Administração, professora e consultora em inovação e ESG.
O impacto das novas tecnologias da informação na gestão dos negócios. O uso de Data Science para a tomada de decisão gerencial. As aplicações da Inteligência artificial na área de negócios. Business Intelligence e Business Analytics. O que é Blockchain e qual o seu impacto nos negócios. As novas formas de comercializar produtos e serviços. O que são contratos inteligentes e como eles funcionam.
Ricardo Cappra
Cientista de dados que pesquisa o impacto dos dados nos negócios
Rafael Matone Chanin
Professor, doutor em ciência da computação, e investidor de startups.
O significado de transformação digital e o impacto no ambiente de negócios. Mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. A Internet das Coisas. As oportunidades de negócio na era digital. Modelos de negócios na era digital. Mudanças na gestão das empresas a partir da transformação digital. Tendências da transformação digital.
Paulo José Spaccaquerche
Presidente da ABINC, responsável pela implantação no Brasil de empresas como Sybase, Netscape, Peoplesoft e Quest
Fabiano Passuelo Hessel
Professor PUCRS
A importância da gamificação nos dias atuais. Os principais usos da gamificação. Criação de jogos que geram engajamento. Regras, desafios constantes, bonificações e outras técnicas dos jogos. O uso da gamificação como estratégia para fidelizar os clientes e aumentar o engajamento. O uso da gamificação para motivação, melhora do desempenho e criação de experiências de aprendizagem engajadoras.
Vitor Severo Leães
Professor e Publishing Manager da AQUIRIS, um dos maiores estúdios de desenvolvimento de jogos da América Latina
Afonso Henrique Sales
Professor PUCRS
O uso da metodologia Growth Hacking para o crescimento rápido dos negócios. Marketing orientado a experimentos. Testagem de hipóteses e priorização. Identificação dos gatilhos para o crescimento rápido. Estratégias para alcançar, manter e encantar os clientes. Potencialização das vendas e aumento das indicações. Utilização de equipes multifuncionais para a aplicação do Growth Hacking.
Raphael Lassance
Cofundador da Growth Team e referência nacional em Growth Hacking
Lélis Balestrin Espartel
Professor PUCRS
Criação de novos negócios em condições de extrema incerteza. O movimento das Startups no Brasil e no mundo. A abordagem "Lean Startup" para a criação de empresas. O Business Model Generation. A estratégia do MVP (Minimum Viable Product) para o lançamento de novos produtos e serviços. Validação e viabilidade do negócio. A importância da prototipagem.
Leandro Pompermaier
Professor PUCRS
Lucas Bonacina Roldan
Professor, doutor em administração, consultor e mentor em inovação.
Entendimento das mudanças no comportamento do consumidor. Discussão sobre o cliente Omnichannel. Potencialização da experiência do usuário e da experiência de consumo. Discussão de estratégias para integração entre canais on-line e off-line. Análise e mensuração da experiência do usuário e de consumo.
Ricardo Rocha
CEO da Softbox|LuizaLabs, é referência na implementação da transformação digital nas corporações
Rafael Bittencourt
Professor PUCRS
+
-
Os principais desafios da liderança nos dias atuais. Criação de uma visão compartilhada capaz de inspirar os colaboradores. A necessidade de desafiar o estabelecido, mudar e inovar. Motivação e engajamento dos colaboradores. Empowerment, delegação de poder e desenvolvimento de competências. Humildade e a liderança através do exemplo.
Marshall Goldsmith
Autoridade mundial em liderança e autor de best-sellers sobre Administração
André Hartmann Duhá
Professor, Consultor, Mestre em Administração, Doutor em Psicologia.
O momento em que somos instados a ser livres. O desejo pela liberdade de nosso tempo. O uso da história e da filosofia para definir como cada época e sociedade estabelecem sua própria definição e circunstâncias para o que seja uma vida livre e feliz. A liberdade para escolher entre tantas possibilidades. Maneiras para identificar se as pessoas estão de fato próximas desse ideal.
Wilson Marchionatti
Economista, especialista em Edutainment e diretor de negócios do UOL EdTech
Manoela Ziebell de Oliveira
Professora PUCRS
A liderança no Brasil e no mundo. Características da liderança nas diferentes culturas. Diferentes fontes de influência e poder. Competências transculturais necessárias para o exercício da liderança. Aprendizados e práticas a serem adotadas nos diferentes países. Desafios para os líderes expatriados.
Ruy Shiozawa
Conselheiro e ex-CEO do Great Place to Work Brasil.
Andrea Arnoud de Oliveira Mussnich
Professora PUCRS
Conceito de felicidade e os fatores que tornam a vida boa para ser vivida. Os princípios filosóficos e científicos sobre a felicidade. Os principais preditores da felicidade e os seus efeitos para os indivíduos e a sociedade. Projeto de vida, felicidade e realização profissional. O impacto dos preditores da felicidade no planejamento, na organização e gestão das empresas.
Carla Furtado
O ensinamento de grandes mestres permanece eterno. Em memória a um dos nomes de referência no campo da Felicidade nas Organizações.
Wagner de Lara Machado
Professor PUCRS
Formação e orientação da equipe. Estabelecimento de relações de confiança. Definição de metas, papéis e normas de funcionamento da equipe. Aumento do comprometimento e do engajamento. Projeto, execução e acompanhamento dos resultados. Alcance da alta performance através da reflexão sobre a ação e do aprendizado constante. Renovação constante.
Elio Carravetta
Renomado professor universitário com passagem por grandes clubes, como: Grêmio, Internacional, Sociedade Ginástica de Porto Alegre e Santos.
Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos
Professora PUCRS
Os conflitos de interesse. Princípios de uma negociação eficaz. Separação das pessoas dos problemas. Investigação dos interesses. Geração de opções de ganhos mútuos. Utilização de critérios objetivos para a tomada de decisão. Princípios da comunicação persuasiva.
Mayte Carvalho
Chief Growth & Strategy Officer na CUBO NYC, uma das mais criativas e renomadas agências de publicidade do mundo.
Thiago Brèyer
Professor PUCRS
Alternativas para elaboração do trabalho de conclusão de curso. A modelagem de negócios. O método do estudo de caso. Estratégias para coleta, análise e descrição dos dados. O uso de templates para a organização do trabalho. O processo de orientação para a elaboração do TCC. Critérios de avaliação do TCC. Avaliação final do curso.
Cris Arcangeli
Uma das empresárias que mais influenciou o mercado de moda brasileiro
Ionara Rech
Professora PUCRS
Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
CRONOGRAMAComo funciona?
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?
ENTENDA AQUI