
Pós-Graduação
Direito Penal e Criminologia
- Certificado PUCRS
- Reconhecido pelo MEC
- 100% Online ou Presencial
- Aulas transformadoras
Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos e atualizados do processo penal e criminologia no Brasil e no Mundo, com os maiores especialistas na área. Conheça o curso e matricule-se.
.jpg)
.jpg)
Luiz Eduardo Soares
Mestre em Antropologia, doutor em Ciência Política com pós-doutorado em Filosofia Política, é considerado um dos mais importantes especialistas em Segurança Pública do Brasil. Foi professor na UERJ, no IUPERJ e na UNICAMP, e professor visitante nas Universidades Harvard, Columbia, Virginia e Pittsburgh. Também foi secretário nacional de Segurança Pública, coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania do Rio de Janeiro, além de secretário municipal de Prevenção da Violência em Nova Iguaçu e consultor de Segurança Municipal em Porto Alegre. Autor de livros como "Meu Casaco de General: 500 dias no front da segurança pública do Rio de Janeiro" e "Rio de Janeiro: histórias de vida e morte”.


Gherardo Colombo
Gherardo Colombo nasceu em Briosco, na província de Milão, em 23 de junho de 1946. Entrou no judiciário em 1974 e, depois de mais de um ano de treinamento, atuou como juiz de 1975 a 1978 na VII seção criminal do Tribunal de Milão. De 1978 a 1989, foi instrutor de juiz e, ao mesmo tempo, de 1987 a 1989, foi membro da comissão ministerial para a reforma do código de processo penal que tratava da regulamentação dos processos em matéria de crime organizado. De 1987 a 1990, participou, como observador em nome da Sociedade Internacional de Defesa Social, da comissão de especialistas em cooperação internacional na busca e confisco de lucros ilícitos do Conselho da Europa. De 1989 a 1992, foi consultor da Comissão Parlamentar de Investigação sobre o Terrorismo na Itália e, mais tarde, foi consultor da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Máfia. De 1989 a 2005, ele atuou como procurador adjunto no Ministério Público de Milão. Desde a entrada na Magistratura até 2005, liderou ou colaborou em investigações famosas, como a descoberta da Loja P2, o assassinato do advogado Giorgio Ambrosoli e a Operação Mãos Limpas. Participou como palestrante em numerosas conferências italianas e internacionais sobre temas como corrupção, financiamento de partidos ilícitos, contabilidade falsa, lavagem de dinheiro, cooperação judiciária internacional, a independência do Judiciário e o papel do promotor público em universidades italianas e estrangeiras, incluindo a Freie Universität Berlin, a Stanford University e a Harward Law School.
.jpg)
.jpg)
Adrian Raine
Graduado em Psicologia Experimental pela Universidade de Oxford (Reino Unido), doutor em Psicologia pela Universidade de York (Reino Unido) e professor de Criminologia, Psiquiatria e Psicologia na Universidade da Pensilvânia (EUA). Pesquisador com foco em estudar os fatores neurológicos, ambientais e genéticos por trás do comportamento violento, foi presidente da Academia de Criminologia Experimental e é autor do livro “Anatomia da Violência”, que analisa e apresenta estudos que ajudam a entender os fatores que tornam um indivíduo agressivo.


Leandro Karnal
Historiador com especialização em História da América, doutor em História Social pela USP, com pós-doutorado pela UNAM (México) e pelo CNRS (Paris), professor e escritor. Sua formação une História Cultural, Antropologia e Filosofia, e suas publicações abordam temas como ensino, filosofia, história, política e comportamento.


Maximo Langer
Professor de Direito na Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Estados Unidos, onde leciona Direito Penal, Processos Criminais Comparados e Direito Penal Internacional e Transnacional desde 2003. Além de lecionar na UCLA, lecionou na Faculdade de Direito da Universidade Torcuato DiTella, na Argentina, e na Faculdade de Direito de Harvard. O Professor Langer é também o Diretor do Programa Transnacional de Justiça Criminal e foi Diretor Fundador do Programa de Justiça Criminal na Faculdade de Direito da UCLA, é Vice-Presidente da Sociedade Americana de Direito Comparado e Membro do American Law Institute . Ele obteve seu diploma de advogado na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires e seu doutorado em Ciências Jurídicas na Harvard Law School. É autor de muitas publicações sobre direito penal e processo criminal e seu trabalho foi traduzido e publicado em vários idiomas e recebeu prêmios de várias associações profissionais.
.jpg)
.jpg)
Juarez Tavares
Mestre em Direito, com doutorado pela UFRJ e pela UERJ, e pós-doutorado pela Universidade de Frankfurt (Alemanha). Foi subprocurador-geral da República e hoje é professor titular da UERJ, professor visitante na Universidade de Buenos Aires (Argentina) e convidado na Universidade de Frankfurt (Alemanha) e na Universidade Pablo d´Olavide (Espanha). Também é professor honorário da Universidade San Martin (Peru) e professor emérito da EMERJ. Autor de vários livros de referência sobre Direito Penal e Filosofia do Direito, como “Fundamentos de Teoria do Delito”, sua obra mais recente.


Perfecto Ibañez
Foi magistrado da Segunda Câmara (Criminal) do Supremo Tribunal Espanhol. Antes: presidente de seção no Tribunal Provincial de Madri; juiz de instrução em Madri; juiz de primeira instância e instrução em Logroño; juiz investigador em Bilbao; e juiz de primeira instância e instrução em Toro (Zamora). É membro do Tribunal dos Povos permanentes (Fondazione Internazionale Lelio Basso). Foi o fundador e diretor (por mais de 30 anos) da revista Judges for Democracy. Informação e debate. Autor de diversos livros conhecidos internacionalmente. Tem escrito muitos artigos sobre Judiciário, garantias judiciais e assuntos relacionados, publicados em revistas espanholas e estrangeiras e obras colectivas.
.jpg)
.jpg)
Camila Caldeira Nunes Dias
Cientista social, mestre e doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. É professora da UFABC, vice-coordenadora e docente do Programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais, pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência e associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Desenvolve pesquisa sobre sistema prisional, redes criminais e fronteira. Sobre esses temas de pesquisa, é autora de três livros (sendo um deles em coautoria com Bruno Paes Manso), mais de 20 artigos em periódicos e 13 capítulos de livros.


Jacinto Nelson de Miranda Coutinho
Professor Titular de Direito Processual Penal da Universidade Federal do Paraná, aposentado. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Damas, no Recife. Especialista em Filosofia do Direito (PUCPR), Mestre (UFPR); Doutor (Universidade de Roma “La Sapienza”). Presidente de Honra do Observatório da Mentalidade Inquisitória. Advogado. Membro da Comissão de Juristas do Senado Federal que elaborou o Anteprojeto de Reforma Global do CPP, hoje Projeto 156/2009-PLS.
.jpg)
.jpg)
Giovani Saavedra
Doutor em Direito e em Filosofia pela Johann Wolfgang Goethe - University of Frankfurt (Alemanha). É professor adjunto de Direito Penal Empresarial, Compliance e Filosofia na PUCRS, sócio-fundador da Saavedra & Gottschefsky Advogados Associados, onde é responsável pela área de Direito Penal Empresarial e Compliance, presidente do Instituto ARC, da ABRARC e do Comitê Especial de Prevenção de Corrupção da OAB-RS. Também é membro da Comissão Especial de Compliance do Conselho Federal da OAB.
.jpg)
.jpg)
Aury Lopes Júnior
Advogado Criminalista, especialista em Direito, doutor em Direito Processual Penal pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha), conferencista e parecerista. Integrou o Grupo de Trabalho que analisou e emitiu Nota Técnica sobre o Projeto de Reforma do Código de Processo Penal (PLS n. 156/2009) e participou do Conselho Penitenciário do Estado do Rio Grande do Sul. É professor da pós-graduação em Ciências Criminais da PUCRS, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e do Instituto Baiano de Direito Processual Penal.
.jpg)
.jpg)
Renzo Orlandi
Professor titular de Direito de Processo Criminal da Universidade de Bolonha (Itália) desde 2006, também colabora com universidades estrangeiras e institutos de pesquisa. Sua pesquisa tem foco no campo das Ciências Criminais, e seus interesses visam, em particular, o direito processual e a evolução do sistema, também em uma chave histórica e comparativa. Tem experiência nas áreas de julgamentos criminais, justiça criminal e política, prevenção e repressão do crime organizado, análise e revisão crítica das doutrinas penais e processuais, direito jurisprudencial em uma perspectiva comparativa.


Eliane Brum
Eliane Brum é escritora, jornalista e documentarista. É autora de seis livros – cinco de não ficção e um romance – e diretora de quatro documentários. Trabalhou por 11 anos no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e por 10 anos na revista Época, em São Paulo, como repórter especial. Desde 2010 tornou-se freelancer, dedicando-se a livros de reportagem e documentários, com projetos de pesquisa na floresta amazônica e nas periferias da Grande São Paulo. É colunista do jornal espanhol El País, com uma coluna quinzenal no jornal impresso, em Madri, publicada em espanhol, e uma coluna quinzenal no El País Brasil, em português, traduzida também para o espanhol. É colaboradora do jornal britânico The Guardian e de outros jornais europeus. Recebeu mais de 40 prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais pelo seu trabalho como repórter. É considerada a jornalista mais premiada da história do Brasil segundo pesquisa do portal Jornalistas & Cia.


Verónica Gago
PhD em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires. É professora da Faculdade de Ciências Sociais (UBA) e do Instituto de Estudos Sociais (IDAES) da Universidade Nacional de San Martín. Ela é uma pesquisadora do CONICET. É autora de "Razão Neoliberal, Economias Barrocas e Pragmática Popular", publicada na Argentina e Espanha em 2014 e 2015; em inglês em 2017 e em português em 2018. Acabou de publicar, em conjunto com Luci Cavallero, o livro "Una lectura feminista de la deuda" (Fundação Rosa Luxemburg).
.jpg)
.jpg)
Geraldo Prado
Doutor em Direito com pós-doutorado em História das Ideias e Cultura Jurídica pela Universidade de Coimbra (Portugal). É consultor jurídico, professor de Direito Processual Penal da UFRJ e da Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal), e investigador do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal) e da Ratio Legis – Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas da Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal).
.jpg)
.jpg)
Paulo César Busato
Especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra (Portugal), mestre em Ciência Jurídica pela Univali e doutor em Problemas Atuais do Direito Penal pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha). É professor adjunto de Direito Penal da UFPR, professor convidado da Universidad Politécnica de Nicarágua, da Universidad de Buenos Aires (Argentina) e da Universidad Pablo de Olavide (Espanha). Coordena o Grupo de Pesquisas Modernas Tendências do Sistema Criminal, é membro do conselho científico do Centro de Estudos de Direito Penal e Processual Penal Latino-americano da Georg-August Universität (Alemanha), da Revista Eletrônica de Ciências Jurídicas e da Revista Penal do portal IUSTEL (Espanha), além de editor da Revista Justiça e Sistema Criminal e consultor da revista Liberdades e da Revista Brasileira de Ciências Criminais.


Giane Silvestre
Pesquisadora de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo - NEV/USP. Doutora (2016) e Mestre (2011) em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Marília (2008). Realizou estágio doutoral no exterior no Center for the Study of Law & Society/University of California, Berkeley (2015). É integrante do Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar - GEVAC e associada ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP. Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos - INCT/InEAC e do Observatório de Segurança Pública da UNESP - Marília. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia da violência e segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de justiça criminal, sistema prisional, punição, controle do crime, interiorização penitenciária e segurança pública.
.jpg)
.jpg)
Gabriel Anitua
Advogado pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e licenciado em Sociologia pela mesma universidade, mestre em Sistemas penais e sociais da Universidade de Barcelona (Espanha), diploma de Estudos Avançados em Direito Penal na Universidade do País Basco (Espanha) e doutor em Direito pela Universidade de Barcelona (Espanha). Recebeu bolsas de estudo pré e pós-doutoramento em San Sebastián (Espanha) em Frankfurt (Alemanha), em Londres (Inglaterra) e em Barcelona (Espanha). É professor associado de Direito Penal e Criminal na Universidade de Buenos Aires e Professor de Direito Penal e Criminal da Universidade Nacional de José C. Paz, ambas na Argentina. Autor dos livros “Justicia Penal Pública”, “Historias de los pensamientos criminológicos”, “Derechos, seguridad y policía”, “La cultura penal”, “Ensayos sobre enjuiciamiento penal”, “La policía metropolitana de la ciudad autónoma de Buenos Aires”, “Sociología de la desviación y control social”, “Castigos, cárceles y controles”, “Pena de muerte. Fundamentos teóricos para su abolición”, “Derecho penal internacional y memoria histórica”, “Las pruebas genéticas en la identificación de jóvenes desaparecidos”, “La tortura. Una práctica estructural del sistema penal, el delito más grave”, “Los juicios por crímenes de lesa humanidad”, “La privación de la libertad. Una violenta práctica punitiva”, “Jueces, fiscales y defensores”, “La justicia penal en cuestión”.


Pablo Ornelas Rosa
Pablo Ornelas Rosa é bacharel em ciências sociais (UFSC), mestre em sociologia política (UFSC), doutor em ciências sociais (PUC/SP), com pós-doutorado em sociologia (UFPR), em saúde coletiva (UFES) e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento em psicologia institucional (UFES), pesquisando as novíssimas direitas brasileiras. Desde 2002 vem pesquisando as políticas de controle sobre as drogas, tendo sido autor e co-autor de livros, capítulos de livros e artigos científicos. Atualmente atua como coordenador do programa de mestrado em sociologia política e professor do programa de mestrado em segurança pública da Universidade Vila Velha - UVV/ES, coordenando também o Grupo de Estudos em Subjetividade, Poder e Resistências - GESPOR.


Maurício Dieter
Advogado criminalista. Professor Doutor de Criminologia e Direito Penal da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco. Pós-Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Doutor pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de pesquisa doutoral na Hamburg Universität (2012). Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2008). Pesquisador do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005). Professor convidado do Programa de Doutorado em Ciências Penais da Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales da Universidad San Carlos de Guatemala, do Programa de Mestrado da Universidad Autónoma Latinoamericana, em Medellín, Colômbia, e da Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Westminster em Londres, Inglaterra.


Pedro Rossi
Professor do Instituto de Economia da Unicamp, trabalha com os aspectos macroeconômicos do desenvolvimento brasileiro, com os impactos sociais da política fiscal e com o tema da taxa de câmbio e da política cambial. Formado em economia na UFRJ com mestrado e doutorado na Unicamp, hoje é pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON) da UNICAMP. Autor do livro “Taxa de Câmbio e Política Cambial no Brasil” e co-organizador do livro “Economia para Poucos: impactos sociais da austeridade e alternativas para o Brasil”.


Anabela Miranda Rodrigues
Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Macau. Vice-Presidente da International Society of Social Defense. Presidente do Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Membro do Conselho Superior de Medicina Legal. Investigadora do Instituto Jurídico (IJ) da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Foi Diretora do Centro de Estudos Judiciários (Escola Nacional da Magistratura de Portugal) e da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Também foi membro do Conselho Superior da Magistratura e Ministra da Administração Interna do XIX Governo de Portugal.
Confira as Disciplinas
As disciplinas desse curso são distribuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo.
Criminologia
-
Violência e Segurança Pública
Com Luiz Eduardo Soares e Rodrigo Azevedo
-
Feminismo e Justiça Criminal
Com Verónica Gago e Fernanda Martins
-
Neurociência e Crime
Com Adrian Raine e Gabriel José Gauer
-
Biopolítica Criminal
Com Gabriel Anitua e Augusto Jobim do Amaral
-
Facções Criminais e Sistema Prisional
Com Camila Caldeira Nunes Dias e Renata Almeida da Costa
-
Hiperencarceramento
Com Giane Silvestre e Rodrigo Azevedo
-
Neoliberalismo, Poder e Sistema Penal
Com Pedro Rossi e Augusto Jobim do Amaral
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)


Política Criminal Contemporânea
-
Garantismo
Com Perfecto Ibañez e Nereu Giacomolli
-
Política Criminal Atuarial
Com Maurício Dieter e Ricardo Jacobsen Gloeckner
-
Política de Drogas
Com Pablo Ornelas Rosa e Felipe de Oliveira
-
Corrupção, Operação Mãos Limpas e Lava Jato
Com Renzo Orlandi e Felipe Moreira de Oliveira
-
Crimes de Ódio
Com Leandro Karnal e Gustavo Pereira
-
Fake News, Democracia e Violência
Com Eliane Brum e José Carlos Moreira da Silva Filho
-
Compliance Criminal
Com Giovani Saavedra e Marcelo Ruivo



.jpg)


.jpg)
Direito e Processo Penal
-
Fundamentos do Processo Penal e Estudo de Caso
Com Aury Lopes Júnior e Fernanda Corrêa Osório
-
Crimes Financeiros e Direito Penal
Com Gherardo Colombo e Leandro Paulsen
-
Prova no Processo Penal
Com Geraldo Prado e Ricardo Jacobsen Gloeckner
-
Fundamentos da Teoria do Delito
Com Juarez Tavares e Fábio Roberto D'Ávila
-
Colaboração Premiada
Com Maximo Langer e Andrei Schmidt
-
Culpabilidade e Direito Penal
Com Paulo César Busato e Paulo Vinícius Sporleder de Souza
-
Lavagem de Capitais
Com Anabela Miranda Rodrigues e Marcelo Ruivo
-
Sistemas Processuais Penais
Com Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e Nereu Giacomolli
-
Projeto de TCC
Com Em breve... e Fernanda Corrêa Osório
.jpg)

.jpg)
.jpg)

.jpg)


Guia do Curso
Acesse informações completas e detalhadas sobre a pós-graduação. Faça o download do Guia.
Baixar Guia do Curso 〉Metodologia
Entenda o funcionamento das aulas nas modalidades presencial e online. Acesse o infográfico.
Baixar PDF 〉Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Ver detalhes 〉Matrículas
- Presencial
- Online
PRESENCIAL
No boleto em até 1+18x de
R$1260,00
Local
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Parcele no Boleto
Essa modalidade não aceita cartão de crédito.
Canal de Atendimento
(51) 3320-3727
As aulas presenciais ocorrem em Porto Alegre, no Campus da PUCRS. Cada turma possui 35 vagas e tem, em média, 6 encontros por mês.
ONLINE
No boleto ou cartão em até 24x de
R$499,00
A solução para quem deseja ter os mesmos benefícios da turma presencial, com mais conforto e acessibilidade. As aulas online têm o mesmo conteúdo das aulas presenciais, imagens com qualidade de cinema e otimização do material.
