Perguntas Frequentes

1. Quais são as condições promocionais?

+

-

Até 30/04/2022, as pós-graduações e MBA do novo portfólio do PUCRS Online contam com 25% de desconto em todas as condições de pagamento. Se você participou de algum curso gratuito, pode se matricular em pós-graduações ou MBA online com os seguintes benefícios presentes na página de mkt.pucrs.br/condicaoespecial

2. Até quando poderei me matricular?

+

-

O prazo limite para novas matrículas com desconto possui datas específicas de encerramento e você pode conferir em nosso atendimento. Após esse período, os benefícios deixam de estar disponíveis.

3. Qual forma de pagamento?

+

-

Você pode pagar por cartão de crédito ou boleto, em 36x, 24x, 18x, 12x, 6x, 3x ou à vista. Quanto menor a quantidade de parcelas, maior o desconto. Além disso, você pode contar com o Projeto Carência: pague uma entrada de R$ 199 e fique 6 meses sem pagar (180 dias). Parcele o pagamento em 18x após a carência

4. Qual carga horária dos cursos de pós e MBA

+

-

Eles têm 360 horas de conteúdo nas disciplinas, mais 3 horas relativas ao TCC.

5. Qual a duração dos cursos de pós e MBA?

+

-

Eles podem ser concluídos em 9 meses de disciplinas, e mais 3 meses para TCC, totalizando 12 meses. Mas esse prazo se aplica no caso de você fazer todas as etapas da forma mais rápida possível.
Normalmente, os alunos utilizam um prazo maior disponível para a realização das avaliações de disciplinas e TCC, concluindo em até 18 meses. Resumidamente, é possível concluir o curso entre 12 e 18 meses, dependendo do seu ritmo ao longo das disciplinas que vão sendo disponibilizadas.

6. Quando e como poderei acessar as aulas?

+

-

Após realizar o pagamento, sua matrícula é gerada em até 24h após a confirmação do pagamento. No caso de pagamento com boleto, essas 24h contam a partir da compensação dele no banco, que pode levar até 72h, mas costuma acontecer mais rápido do que isso.
Quanto a matrícula é gerada, você já recebe email de confirmação e pode acessar o curso por meio do site salavirtual.pucrs.br, inserindo o login e senha utilizados durante a matrícula.

7. Ao me matricular, os benefícios já são automaticamente aplicados?

+

-

Sim. Para isso, é necessário que você clique no curso desejado na página mkt.pucrs.br/condicaoespecial
Em cursos de novo portfólio com 25% de desconto, o benefício é aplicado automaticamente.

Matrícula / Requisitos para se matricular e documentos necessários.

1. Qual o prazo para me matricular com o desconto?

+

-

O prazo limite para novas matrículas com desconto possui datas específicas de encerramento e você pode conferir em nosso atendimento. Após esse período, os benefícios deixam de estar disponíveis.

2. O curso tem pré-requisito?

+

-

Sim, para matricular-se é necessário ter colado grau.
O aluno que já colou grau (formou-se) e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode matricular-se apresentando um atestado de conclusão de curso emitido pela universidade até que tenha o documento oficial. Estudantes que ainda não colaram grau não podem realizar a matrícula, mas podem manifestar interesse e aguardar o início de novas turmas.

3. Qual a documentação necessária? Para onde envio?

+

-

Ducumentação necessária:
Cópia autenticada do diploma de graduação
Cópia simples de um dos documentos de identificação entre as opções abaixo:
RG civil (para brasileiros) | Carteira de Trabalho | Passaporte | Carteira do Conselho (que contenha nome de pai e mãe e naturalidade) | Certidão de Nascimento | Passaporte ou RNE (para alunos estrangeiros) | *OBS*: A CNH não é aceita como documento de identificação por não informar sua naturalidade.
Para onde envio a documentação?
Os documentos deverão ser enviados para a Coordenadoria de Registro Acadêmico (CRA): Endereço: Av. Ipiranga, 6681 – Prédio 15 - Living, Porto Alegre – RS, CEP: 90619- 900.

4. Qual prazo de entrega do certificado? Qual a forma de envio?

+

-

Após a aprovação em todas as avaliações de disciplina, na prova final e liberação da nota do TCC pelo professor, o certificado será disponibilizado pela PUCRS em até 90 dias.

5. O curso é 100% online? Tem material complementar?

+

-

Aqui você estuda com a qualidade do presencial e a praticidade do online. Nosso curso é 100% online e está disponível para todo o Brasil.
Sim. Oferecemos todas as opções para a sua aprendizagem ser completa, assim, disponibilizamos material de apoio em livros online e PDF que complementam as aulas dos professores. Além disso, os professores indicam bibliografia sobre os temas e a universidade concede acesso à biblioteca virtual da pós-graduação.

6. Ao me matricular, os benefícios já são automaticamente aplicados?

+

-

Sim. Para isso, é necessário que você clique no curso desejado na página mkt.pucrs.br/condicaoespecial.
Em cursos de novo portfólio com 25% de desconto, o benefício é aplicado automaticamente.

Dúvidas sobre o curso.

Sobre as aulas e metodologia do curso

1. Qual a duração do curso e carga horária?

+

-

O curso tem duração de 12 meses, sendo nove meses para cursar as disciplinas e três meses para o TCC (é possível pedir a prorrogação de prazo para realização do TCC por mais três meses). A carga horária é de 363 horas.

2. Qual a metodologia das aulas?

+

-

Cada uma é ministrada por uma dupla de professores sendo um professor convidado, escolhido por ser um dos maiores especialistas do mercado dentro do conteúdo da disciplina, e o *professor da PUCRS*. Cada disciplina tem geralmente três encontros, entre os quais, dois, em média, são ministrados pelo professor convidado.

3. Vou receber carteirinha de estudante?

+

-

Sim, para isso, é necessário fazer a solicitação da carteirinha no site documentodoestudante.com.br.

4. Existe interação entre aluno e professor?

+

-

Sim. Na tela onde ocorrem as aulas em vídeo, há uma área de comentários em que alunos, professores e equipes postam mensagens sobre aulas, conteúdos, avaliações.

5. Existe interação com colegas?

+

-

Você irá dispor de um grupo da turma no WhatsApp, que nós criamos no 1º mês do seu curso, para que você e seus colegas façam networking livremente.

Como funciona o sistema de avaliações?

6. Há provas?

+

-

Para cada disciplina há um teste online, que tem um prazo de 2 meses para ser realizada desde o momento de disponibilização da disciplina. O teste é composto por 10 questões de múltipla escolha. Após o início, você terá duas horas para finalizar a avaliação. Caso a realização do teste seja interrompida, ou você não atinja a nota mínima para aprovação (6), terá mais 4 tentativas. Além disso, haverá uma prova final online após a conclusão das disciplinas, abrangendo de forma resumida todo o conteúdo da pós-graduação.

7. Há trabalhos?

+

-

No curso o trabalho que você terá que desenvolver será o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Além disso, há aplicação e testes online eu uma prova final online após a conclusão da disciplina

Quer saber mais sobre provas?
Sim - provas
Não – menu inicial
haverá uma prova final online após a conclusão das disciplinas, abrangendo de forma resumida todo o conteúdo da pós-graduação.

8. Há TCC? Qual formato? Como funciona apresentação e orientação?

+

-

Sim, ele é realizado na última disciplina do curso e consiste no planejamento de um projeto prático na sua área de conhecimento. Projetos na linha de artigo científico também podem ser elaborados.

9. Caso não atinja a nota mínima, há recuperação?

+

-

É possível fazer o mesmo teste online em forma de recuperação, que é disponibilizado no dia seguinte ao fim do prazo regular e pode ser realizado até o final do curso, sendo a nota mínima para aprovação 6 pontos e a nota máxima 8 pontos.

Qual carga horária dos cursos de pós e MBA

Eles têm 360 horas de conteúdo nas disciplinas, mais 3 horas relativas ao TCC.

1. Qual a duração dos cursos de pós e MBA?

+

-

Eles podem ser concluídos em 9 meses de disciplinas, e mais 3 meses para TCC, totalizando 12 meses. Mas esse prazo se aplica no caso de você fazer todas as etapas da forma mais rápida possível. Normalmente, os alunos utilizam um prazo maior disponível para a realização das avaliações de disciplinas e TCC, concluindo em até 18 meses. Resumidamente, é possível concluir o curso entre 12 e 18 meses, dependendo do seu ritmo ao longo das disciplinas que vão sendo disponibilizadas.

Formas de pagamento

1. Quais são as formas de pagamento?

+

-

Você pode pagar no cartão de crédito ou no boleto, em 36x, 24x, 18x, 12x, 6x, 3x ou à vista. Quanto menor a quantidade de parcelas, maior o desconto. Além disso, você pode contar com o Projeto Carência: pague uma entrada de R$ 199 e fique 6 meses sem pagar (180 dias). Parcele o pagamento em 18x após a carência.

2. Antecipação tem desconto?

+

-

Sim. Caso você realize sua matrícula em parcelas e posteriormente deseje quitar duas ou mais parcelas, você pode entrar em contato com a equipe de atendimento para que seja emitido um novo boleto com desconto proporcional ao número de parcelas antecipadas.

3. Atraso nas parcelas tem juros?

+

-

Conforme cláusula contratual, o atraso de parcelas por 30 dias ou mais poderá implicar na cobrança de juros proporcional ao período de atraso e ativação dos órgãos de cobrança.

4. O curso tem taxa de matrícula?

+

-

Não. A matrícula é confirmada mediante pagamento da primeira parcela do curso.

5. É possível pagar por Nota de empenho?

+

-

Não. Não fornecemos essa opção de pagamento.

6. Podemos gerar NF em nome da empresa (responsável financeiro)?

+

-

A cada mês você receberá uma Nota Fiscal com o valor proporcional ao período cursado, independentemente do número de parcelas escolhido no ato do pagamento. Para fins de declaração no Imposto de Renda, você também poderá solicitar pelo atendimento um comprovante de pagamento ao setor financeiro.

7. Após o pagamento, qual o prazo para liberar o meu acesso?

+

-

O seu acesso será liberado em até 24 horas em caso de pagamento por cartão de crédito, ou em até 72 horas em caso de pagamento por boleto bancário.

Cancelamento e reingresso

1. Como funciona o cancelamento?

+

-

Se você precisar pausar seus estudos, fique tranquilo. O cancelamento do curso é previsto em contrato de duas formas: no prazo legal de 7 dias, contados a partir da disponibilização do acesso do estudante ao ambiente virtual do curso, com estorno integral de valores pagos; após iniciado o curso contratado, o aluno precisa estar com os valores referentes ao período em que o curso foi disponibilizado, quitados, além da taxa administrativa de 10% sob as parcelas restantes.

2. É possível trancar o curso?

+

-

Não, nossos cursos de pós-graduação funcionam por edições, e pode acontecer de ele não ter outras edições futuras para ingresso.

3. Como funciona o reingresso?

+

-

O reingresso é uma ótima opção para quem, por questões pessoais, não conseguiu acompanhar as disciplinas, e prefere recomeçar o curso do zero. Todos os valores já pagos por você na atual matrícula serão considerados para a nova matrícula que deseja reingressar. Contudo, há também uma taxa de 20% sobre as disciplinas já finalizadas, ou seja, com prazos encerrados. Quando uma ou nenhuma disciplina encerrou, a taxa é cobrada sobre duas disciplinas. Além disso, você pode optar por iniciar em até 3 meses, em uma nova turma, com um novo cronograma.

4. Posso trocar de curso?

+

-

Sim. Todos os valores já pagos por você na atual matrícula, serão considerados para a nova matrícula que deseja ingressar. Isso significa que, sobre o valor atual do curso, descontaremos as parcelas que você já pagou. Contudo, há também uma taxa de 40% sobre as disciplinas já finalizadas, ou seja, com prazos encerrados. Quando uma ou nenhuma disciplina encerrou, a taxa é cobrada sobre duas disciplinas.

Dúvidas sobre acesso

1. Quando e como poderei acessar as aulas?

+

-

Após realizar o pagamento, sua matrícula é gerada em até 24h após a confirmação do pagamento. No caso de pagamento com boleto, essas 24h contam a partir da compensação dele no banco, que pode levar até 72h, mas costuma acontecer mais rápido do que isso.

Quando a matrícula é gerada, você já recebe e-mail de confirmação e pode acessar o curso por meio do site salavirtual.pucrs.br, inserindo o login e senha utilizados durante a matrícula.

Matrículas

1. Quero ajuda para me matricular

+

-

Fale pelo chat dessa página, que fica no canto direito inferior da tela. Ou pelo WhatsApp (51) 93300-7000 Ou, ainda, pelo email atendimento.posonline@pucrs.br