
Pós-Graduação Turma Final
Novo Direito do Trabalho
- Certificado PUCRS
- Reconhecido pelo MEC
- 100% Online ou Presencial
- Aulas transformadoras
Formação sólida em nível de pós-graduação, com professores que são autoridades nacionais em Direito e Processo do Trabalho.


Carlos Henrique Bezerra Leite
Carlos Henrique Bezerra Leite é natural de Vitória-ES. Doutor e Mestre em Direito (PUC/SP). Professor de Direito Processual do Trabalho e Direitos Fundamentais Sociais da Graduação em Direito (FDV). Professor de Direitos Humanos Sociais e Metaindividuais do Mestrado e Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais (FDV). Ex-Professor Associado de Direito Processual do Trabalho e Direitos Humanos (UFES). Desembargador do Trabalho (TRT da 17ª Região/ES). Ex-Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho. Titular da Cadeira 44 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Membro do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito. Ex-coordenador do Núcleo Regional da Escola Superior do MPU/ES. Ex-Diretor da Escola Judicial do TRT da 17ª Região.


Ives Gandra Martins Filho
Jurista e magistrado brasileiro. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde 1999 e ex-presidente desse tribunal. Como membro do TST, foi conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (2009-2011), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (2004-2005) e corregedor-geral desse órgão. Foi, anteriormente, subprocurador-geral do trabalho (1988-1999), assessor especial da Casa Civil da Presidência da República (1997-1999) e professor da Universidade de Brasília - UnB (1984-1988), pela qual é mestre em direito. Concluiu o doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui diversas obras publicadas sobre direito do trabalho.


Sergio Pinto Martins
Professor titular de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da USP. Professor adjunto III da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sérgio Pinto Martins é autor de mais de 50 livros sobre direito trabalhista, tributário e previdenciário.


Luciano Dórea Martinez Carreiro
Doutor em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Direito Privado e Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM - título reconhecido pela USP) e Doutorando em Direito Social pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM). É também Especialista em Direito Processual (Orientador J. J. Calmon de Passos - UNIFACS), em Direito Constitucional do Trabalho (Orientador José Augusto Rodrigues Pinto, UFBA) e em Direito Previdenciário (Orientador Fábio Zambitte Ibrahim, JUSPODIVM) É PROFESSOR ADJUNTO de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da UFBA desde 2010. É JUIZ DO TRABALHO desde 1995, Titular da 9a Vara do Trabalho de Salvador. Titular da Cadeira 52 da ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO DO TRABALHO desde 2009. Titular da Cadeira 26 da ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DA BAHIA desde 2013. Coordenador da Pós-graduação em Direito Previdenciária da Universidade Católica do Salvador desde 2015 Professor convidado em diversos Programas de Pós-graduação (PUCRS, PUCSP, UCS, USP, UFG, UFC, FDV entre outros) e em diversas Escolas de Advocacia (ESADs) e Judiciais do país (ENAMAT e Escolas Judiciais dos TRTs de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe). Atua nas áreas de Direitos Fundamentais, Direito do Trabalho (relações individuais e coletivas), Processo do Trabalho, Direito da Seguridade Social e Mediação de Conflitos. É colunista da seção Empregos do Jornal A Tarde desde 2005. Autor dos livros "Curso de Direito do Trabalho", "Condutas Antissindicais", "Reforma Trabalhista" e coautor do "Guia Prático da Previdência Social", todos publicados pela editora Saraiva. Coordenador e coautor do Dicionário Brasileiro de Direito do Trabalho, publicado pela LTr. Autor de diversos artigos jurídicos.


Alexandre Agra Belmonte
Membro efetivo da Academia Nacional de Direito do Trabalho, cadeira n. 02. Natural da cidade do Rio de Janeiro/RJ. Bacharel, Especialista, Mestre e Doutor em Direito. Advogou até 1994, quando ingressou na magistratura, por concurso público. Primeiro colocado, em 2004 foi promovido ao TRT, por merecimento, hoje integrando a Sexta Turma e a SEDIC do TRT da 1ª Região. É professor titular de graduação da UniverCidade e do programa de mestrado da UNIPAC. Integra bancas examinadoras de cursos de mestrado e doutorado e de concursos para professores de universidades públicas. É conferencista e palestrante e tem vários artigos publicados. Autor dos livros A Natureza Jurídica dos Shopping Centers (Lumen Juris, 1989), Instituições Civis no Direito do Trabalho (Renovar, 1994, 1997 e 2004), Danos Morais no Direito do Trabalho (Renovar, 2001, 2003 e 2006), O Novo Código Civil (Renovar, 2002), O Monitoramento da Correspondência Eletrônica nas Relações de Trabalho (LTr, 2004), Lições de Direito (UniverCidade, organizador, vols.I e II), Cadernos de Pós-Graduação (UniverCidade, organizador). Agraciado com a Medalha Tiradentes, da Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro, com Moção da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e com a medalha da Grã Cruz do Mérito do TRT do Rio de Janeiro.


Otávio Augusto Reis de Sousa
Possui graduação em direito pela Universidade Católica do Salvador(1996), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1998), doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(2000), ensino-fundamental-primeiro-grau pela Escola Experimental(1984), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Anchieta(1988) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Anchieta(1991). Atualmente é professor titular da Universidade Tiradentes, Juiz do Trabalho da Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Direito. Atuando principalmente nos seguintes temas:flexibilização, terceirização, princípios e sua revisão.


Luciana Freire
Diretora Executiva Jurídica da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, formada pela Universidade Mackenzie, atua há 20 anos na área corporativa. Especialista em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Direito Empresarial, também pela FGV/SP. É Mestranda em Direito do Trabalho e Relações Internacionais do Trabalho, pela Universidade Três de Fevereiro, de Buenos Aires (Argentina). É atualmente Presidente da Comissão de Apoio a Departamentos Jurídicos da OAB/SP tendo sido também Presidente da Comissão sobre Gestão de Departamentos Jurídicos do Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP. Integra ainda o Conselho Deliberativo do Fundo de Previdência Privada do Banco HSBC S/A.


Bento Herculano Duarte
Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), com mestrado (1992) e doutorado (1998) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor associado IV da UFRN, lecionando na graduação e no mestrado em direito, sendo professor de pós-graduação em diversas IES, dentre as quais o Complexo Educacional Damásio de Jesus e o IDP - Instituto de Direito Público. É desembargador vice-presidente, ouvidor e diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região, membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual - IBDP e titular da cadeira n. 13 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Leciona nas cátedras de direito do trabalho, direito processual do trabalho, direito processual civil e direito constitucional.


Marco Antonio Cesar Villatore
Advogado. Pós-Doutor pela Universitá degli Studi di Roma II, "Tor Vergata" (2014). Doutor em Diritto del Lavoro, Sindacale e della Previdenza Sociale - Università degli Studi di Roma, "La Sapienza" (2001), revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPGD/PUCPR). Coordenador do Curso de Especialização em Direito do Trabalho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Presidente do Instituto brasileiro de Ciências Jurídicas e Sociais (IBCJS). Ex-Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná (2009-2011). Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Catarina, licenciado sem remuneração, a meu pedido, de julho de 2016 a julho de 2018. Membro do Centro de Letras do Paraná. Acadêmico da cadeira número 73 da Academia brasileira de Direito do Trabalho. Diretor Cultural e Ex-Diretor Administrativo e Ex-Conselheiro Geral do Instituto dos Advogados do Paraná. Selecionado pela Secretaria do MERCOSUL em 15 de dezembro de 2005 como Consultor do MERCOSUL para elaborar legislação sobre a Livre Circulação de Mão de Obra no MERCOSUL (2005/2006). Tem experiência na área de Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Internacional.


Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho
Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Potiguar - UnP, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo - USP, pós doutor junto ao Laboratoire de Droit et Changement Social da Université de Nantes, França. Escreveu as obras Discriminação por sobrequalificação e Direito de Greve e Democracia e, em coautoria, as obras Migração de Trabalhadores para o Brasil e O Novo Aviso Prévio: questões polêmicas suscitadas pela Lei n. 12.506/2011. Autor de algumas dezenas de artigos publicados em periódicos jurídicos nacionais e internacionais, coorganizou os livros O Direito Material e Processual do Trabalho dos Novos Tempos: Estudos em homenagem ao professor Estêvão Mallet; Responsabilidade civil nas relações de trabalho: questões atuais e controvertidas; União Europeia e o Direito do Trabalho; Novos Dilemas do Trabalho, do Emprego e do Processo do Trabalho e Migração, Trabalho e Direitos Humanos, todos de autoria coletiva. Escreveu diversos capítulos em outras obras de autoria coletiva e diversos verbetes para o dicionário de direito do trabalho, direito processual do trabalho e direito previdenciário aplicado ao direito do trabalho. Apresentou diversos trabalhos em seminários e congressos regionais, nacionais e internacionais. Integra o Comitê Brasileiro de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desde maio de 2008. Conferencista em diversos eventos. Advogado em São Paulo, integra as Comissões de Direito Sindical e de Direito Empresarial do Trabalho da OAB/SP para o triênio 2013-2015. É Conselheiro do Conselho de Relações de Trabalho (CERT) da FECOMERCIO, do Conselho Superior de Relações Trabalhistas (CORT) da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) e do Conselho de Relações Trabalhistas (CRT) da Associação Comercial do Paraná (ACP). É o Titular da Cadeira n. 21 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.


José Claudio Monteiro de Brito Filho
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (1987), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (1995) e Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (1999). Foi Advogado e Procurador do Estado do Pará, no período de 1988 a 1993, quando se tornou Procurador do Trabalho, tendo permanecido no Ministério Público do Trabalho até sua aposentadoria, como Procurador Regional do Trabalho, em 2010. No Ministério público do Trabalho, foi Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), e Coordenador Nacional da COORDIGUALDADE, coordenadoria que cuida do combate à discriminação no trabalho e inclusão de integrantes de grupos vulneráveis. Foi Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) de 1994 até a aposentadoria, também em 2010, como Professor Associado II. Na UFPA, foi Chefe do Departamento de Direito Social e Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito. Atualmente, é Professor do Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA, onde leciona, nos Cursos de Mestrado e de Graduação em Direito. É também Professor Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, lecionando nos Cursos de Doutorado e Mestrado. É membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica da Presidência. É Titular da Cadeira nº 26 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, e da Cadeira nº 22 da Academia Paraense de Letras Jurídicas. Palestrante ou conferencista em mais de 100 ocasiões, no Brasil e no exterior, já atuou, como examinador, de mais de 150 bancas de defesa de doutorado e mestrado. Com quase uma centena de textos publicados em obras coletivas e periódicos especializados, além de ter organizados 5 obras coletivas, tem os seguintes livros, de autoria individual: A sindicalização no serviço público; O Ministério Público do Trabalho e a Ação Anulatória de Cláusulas Convencionais; Direito sindical; Discriminação no trabalho); Trabalho decente ; Direitos humanos, cidadania, trabalho; Ações afirmativas; Trabalho escravo: caracterização jurídica; Direitos humanos.


Carolina Tupinambá
Advogada sócia do escritório Tupinambá Advogados. Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos: Direito, Política, História e Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Professora Adjunta de Processo do Trabalho e Prática Trabalhista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Assistente de Direito do Trabalho da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Membro do Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros. Membro do Centro de Estudos Avançados de Processo. Membro da American Bar Association.


Vicente José Malheiros da Fonseca
Desembargador Federal do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Belém-Pará), magistrado trabalhista de carreira há mais de 40 anos, além de professor universitário e compositor. Decano do TRT-8ª Região. Obteve o 1º lugar em dois Concursos Públicos de Provas e Títulos para ingresso e retorno à magistratura trabalhista da 8ª Região, onde atua desde 1973. Exerceu os cargos na Justiça do Trabalho, tendo sido promovido sempre pelo critério de merecimento. Membro da Associação dos Magistrados do Brasil – AMB. Foi agraciado com medalhas e honrarias.


Fernando José Cunha Belfort
Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão em 20 de dezembro de 1970. Obteve os títulos de Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Realizou ainda Cursos de Especialização em Altos Estudos de Política e Estratégia, na Escola Superior de Guerra (1992), e de Direito Empresarial, na Universidade Federal do Maranhão (1977). Ingressou na magistratura como Juiz Togado do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) em 4 de outubro de 1988, indicado pela OAB/MA e nomeado por Decreto do Presidente da República publicado no DOU de 27 de setembro de 1988. Foi o primeiro Juiz a ocupar o cargo de Presidente e Corregedor do referido Tribunal, tendo permanecido no exercício da Presidência durante o período de 28 de junho de 1989 a 27 de junho de 1991. Posteriormente, voltou a assumir funções diretivas no TRT da 16ª Região, ocupando a Vice-Presidência no biênio 1997-1999. Atualmente, é Advogado e Professor Associado II da Universidade Federal do Maranhão, lecionando Direito Individual, Coletivo e Processual do Trabalho. É membro efetivo da Academia Nacional de Direito do Trabalho, onde ocupa, desde 8 de junho de 2001, a Cadeira nº 22; da Academia Brasileira de Ciências Políticas, Econômicas e Sociais; do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; e da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. Escreveu diversos livros sobre matéria trabalhista, participando da elaboração de outras tantas obras jurídicas, e publicou mais de três centenas de artigos em jornais e revistas especializadas em Direito do Trabalho. Foi agraciado com várias condecorações, entre elas a da Ordem do Mérito do Trabalho, concedida pelo Presidente da República.


Georgenor de Sousa Franco Filho
Possui graduação em Bacharel Em Direito pela Universidade Federal do Pará (1975) e doutorado em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1991). É Doutor "honoris causa" pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente, é Professor Titular VII de Direito Internacional e de Direito do Trabalho da Universidade da Amazônia (UNAMA), Desembargador do Trabalho de carreira, integrante da Seção Especializada I e Presidente da 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, membro de comissões científicas e/ou dos conselhos editoriais de diversos periódicos brasileiros e estrangeiros, presidente honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, membro do Conselho da Sociedad Hispano Brasileña de Derecho Comparado, atuando principalmente nos seguintes temas: direito do trabalho, direito internacional, direitos humanos, direito constitucional.


Marcelo Sobral
Oficial de Justiça Avaliador Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região aprovado em 5º lugar. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-graduado em Direito Público pela Universidade Gama Filho (UGF). Pós-Graduado em Direito do Estado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de diversos cursos preparatórios para concurso e exame de ordem.


Tereza Aparecida Asta Gemignani
Possui doutorado em Direito do Trabalho - pós graduação stricto sensu pela Universidade de São Paulo - com defesa de tese aprovada em 2003, Especialista em Direito do Trabalho pela PUC de São Paulo. Desembargadora Federal do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região - Campinas. Presidente do Conselho Editorial da Revista do Tribunal Regional do Trabalho 15 Região - Campinas até dezembro de 2014. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho - eleita para ocupar a cadeira n. 70-junho de 2010. Agraciada com o prêmio "Arte da Magistratura" categoria literatura - 2011. Eleita Vice- Presidente do Forum Nacional Permanente em Defesa da Preservação da Memória da Justiça do Trabalho - outubro de 2012. Autora de artigos jurídicos publicados em revistas especializadas.


Manoel Jorge e Silva Neto
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1989), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É Professor-Adjunto III da Universidade Federal da Bahia, aprovado em 1º lugar no Concurso Público, na qual leciona a disciplina Direito Constitucional na pós-graduação (mestrado e doutorado). É Professor-Colaborador da Universidade de Brasília, na qual leciona a disciplina Direito Constitucional na graduação. É Professor-Visitante na Universidade da Flórida (EUA) - Levin College of Law, onde leciona a disciplina Direito Constitucional Comparado, e na Universidade François Rabelais (FRA), onde ministra conferências sobre direitos humanos e direitos fundamentais. É autor de diversas obras de direito constitucional, dentre as quais "Curso de Direito Constitucional (Ed. Saraiva, 8ª edição, 2013), "O Constitucionalismo Brasileiro Tardio" (Ed. ESMPU, 2016), "Proteção Constitucional à Liberdade Religiosa" (Ed. Saraiva, 2ª edição, 2013), "Direito Constitucional Econômico" (Ed. LTr, 2001) e Teoria Jurídica do Assédio e sua Fundamentação Constitucional (Ed. LTr, 2012). É Subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho, oficiando no Distrito Federal. É membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (Cadeira nº 64), da Academia de Letras Jurídicas da Bahia (Cadeira nº 32), do Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Júnior. Foi Presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, no biênio 1998/2000. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: Interpretação e Aplicabilidade das Normas Constitucionais. Efetividade dos Direitos Fundamentais.


Sergio Torres Teixeira
Magistrado desde 1991, atualmente atuando como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6a Região (Pernambuco). Possui graduação em direito (1990) e pós-graduação (especialização) em Direito Público (1992) e em Direito do Trabalho (1993) pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Concluiu o seu mestrado em direito (1997) e doutorado em direito (2004) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Atualmente é professor adjunto da FDR/UFPE e da UNICAP, lecionando nos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado e doutorado, e é professor da Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - ESMAPE e professor, coordenador científico e Diretor da Escola Superior da Magistratura do Trabalho - ESMATRA. Ocupa a cadeira n. 33 da Academia Nacional de Direito do Trabalho e a cadeira n. 02 da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho, sendo igualmente membro do Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Exerce pesquisas em vários campos do direito, especialmente no âmbito do processo civil e do direito e processo do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, efetividade do processo, tutela provisória, julgamento de causas repetitivas, sistema de precedentes judiciais, Justiça do Trabalho, hermenêutica processual, tutela reintegratória, discriminação laboral e assédio moral.


Bruno Freire e Silva
Graduado em Direito na Universidade Federal da Bahia. Especialista em Direito Processual do Trabalho pela Fundação Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Mestre e Doutor em Direito Processual na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integrante da Boston College Law Summer Institute. Professor da Pós Graduação em Direito do Trabalho da GV Law em São Paulo; Professor Adjunto de Teoria Geral do Processo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Instituto dos Advogados de São Paulo e da Comissão de Defesa da Segurança Jurídica do Conselho Federal da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; Membro Titular da Cadeira n. 68 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Sócio – Fundador do escritório especializado na área Trabalhista, Contencioso e Consultivo.


Nelson Mannrich
Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), mestrado em Direito pela USP - Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Direito pela USP - Universidade de São Paulo (1991). É livre-docente, pela USP - Universidade de São Paulo (2000). Atualmente, é professor titular de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Advogado e consultor jurídico, é sócio de Mannrich e Vasconcelos Advogados, onde atua na área do Direito do Trabalho. É conselheiro do Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP. É membro do Conselho Editorial da Revista de Direito do Trabalho, da LTr; coordenador da Revista Magister de Direito do Trabalho. É autor de livros e artigos. É Presidente Honorário da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. É membro do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo; da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo; da AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo; do IBDS - Instituto de Direito Social Cesarino Jr.; da APD Academia Paulista de Direito; do Instituto Iberoamericano de Direito do Trabalho e Seguridade Social; da AIDTSS - Academia Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social; da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Tem experiência na área de Direito do Trabalho, atuando principalmente no consultivo, contencioso e auditoria. Foi professor da UNESP - Universidade Estadual Paulista, campus de Franca/SP; da EAESP Escolha de Administração de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo; da FAAP Fundação Armando Álvares Penteado; professor visitante da Universidade Católica de Santos e professor visitante da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Foi auditor fiscal do trabalho (de 1975 a 1997). Foi professor titular de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie UPM (de 1977 a 2011).


Ricardo Pereira de Freitas
Advogado, Especialista, Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professor Universitário de Direito e Processo do Trabalho, Professor do curso de pós-graduação da PUC-SP (COGEAE), Professor convidado da pós-graduação da ESA (Escola Superior de Advocacia) da OAB de São Paulo, Professor convidado da Fundação Getúlio Vargas (GVLAW) no curso de especialização em Direito Empresarial do Trabalho, Professor convidado da Escola Paulista de Direito, Professor Convidado do curso de pós-graduação em processo do trabalho da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Professor convidado do curso de pós-graduação da Universidade Católica de Santos (COEAE), Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho da UNOESC e da UNIMEP, professor da convidado da pós-graduação da Associação Iberoamericana de Derecho Del Trabajo y de la Seguridad Social, professor convidado das Escolas Judiciais de Inúmeros Tribunais Regionais do Trabalho, Conselheiro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), articulista e autor das obras “manual de direito individual do trabalho”, “ princípio da proporcionalidade no direito do trabalho” e “CLT comentada”, todos pela Thomson Reuters – Revista dos Tribunais, titular da cadeira 81 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho.


Maurício de Carvalho Góes
Maurício de Carvalho Góes é Advogado trabalhista. Sócio do Escritório TozziniFreire Advogados. Doutor em Direito pela UNISINOS, Mestre em Direitos Fundamentais pela ULBRA/RS, Especialista em Direito do Trabalho pela UNISINOS. É Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Faculdade de Direito da PUC/RS. Em nível de Pós-Graduação, é professor das Especializações em Direito e Processo do Trabalho da PUC/RS, UNISINOS/RS, IMED Passo Fundo/RS, UPF/RS e Grupo Educacional Verbo Jurídico/RS. É professor da Especialização em Advocacia Trabalhista da Escola Brasileira de Direito ? EBRADI/São Paulo. Autor dos Livros A equiparação salarial como instrumento garantidor da isonomia nos contratos de emprego da Editora Verbo Jurídico e do Livro Direito das Nanotecnologias e o Meio Ambiente de Trabalho da Editora Livraria do Advogado. Autor integrante dos Livros Compêndio Preparatório para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil e Manual de Prática Trabalhista, todos da Editora Verbo Jurídico. Membro titular da cadeira 33 Academia Sul-Riograndense de Direito do Trabalho.


Denise Pires Fincato
Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994), Mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), Doutorado em Direito - Universidad de Burgos (2001) e Pós-Doutorado pela Universidad Complutense de Madrid (2017), onde pesquisou sobre "Crise, Tecnologia e Trabalho: estudo das Reformas Laborais (comparativo Brasil e Espanha)". Atualmente é professora-pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde ministra as disciplinas de "Novas Tecnologias e Relações de Trabalho" e "Metodologia da Pesquisa Jurídica". É coordenadora do grupo de pesquisas Novas Tecnologias, Processo e Relações de Trabalho (CNPQ/PUCRS). Na graduação e pós-graduação, leciona ainda as disciplinas de Direito do Trabalho, Prática e Processo do Trabalho. Integra comissões editoriais de diversas revistas e é avaliadora no CNPq, CAPES e CONPEDI. Possui experiência na gestão acadêmica, tendo sido coordenadora do Departamento de Prática Jurídica da PUCRS (2005-2008) e Coordenadora de Curso (2005-2008). Integrou a lista tríplice (2008) e a lista sêxtupla (2012) para preenchimento da vaga de Desembargador Federal do Trabalho reservada aos advogados no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (quinto constitucional). Integrou o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, foi Conselheira (2010-2012 e 2015-2017) e Diretora Cultural da AGETRA - Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (2013-2015). Conselheira Fiscal do Instituto do Câncer Infantil (2014-2017 e 2017-2019). Conselheira Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, Rio Grande do Sul (2015-2018). Diretora da Revista Jurídica da Escola Superior de Advocacia - OAB/RS (2015-2018). Acadêmica Titular da Cadeira n. 34 da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho. Coordenadora do Projeto de Pesquisa em cooperação acadêmica (Projeto Rede) denominado "Crise, Tecnologia e Relações de Trabalho: eficácia e efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e no Direito Privado"(2018-2020), no qual cooperam pesquisadores de diversos Programas de Pós Graduação e Instituições de Ensino Superior, brasileiras e estrangeiras. Advogada e Consultora Trabalhista, Sócia no escritório Souto, Correa, Cesa, Lummertz e Amaral Advogados.


Gilberto Stürmer
Pós-Doutor em Direito (UNIVERSIDADE DE Sevilla/Espanha), Doutor em Direito do Trabalho (UFSC), Professor Titular de Direito do Trabalho na PUCRS (graduação e pós-graduação), Titular da Cadeira nº 100 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, Advogado e parecerista.
Confira as Disciplinas
As disciplinas desse curso são distribuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo.
O Universo do Direito do Trabalho
-
Direitos Fundamentais Sociais na Constituição da República
Com Ives Gandra Martins Filho e Ingo Wolfgang Sarlet
-
As Principais Convenções e Recomendações da OIT
Com Marco Antonio Cesar Villatore e Cláudio Lopes Preza Junior
-
Direito Coletivo do Trabalho Comparado (Europa, EUA e América do Sul)
Com José Claudio Monteiro de Brito Filho e Cláudio Lopes Preza Junior



Dimensão Individual do Trabalho
-
Duração do Trabalho: Regras Gerais, Jornada e Regime Compensatório
Com Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho e João Vicente Rothfuchs
-
Duração do Trabalho: Períodos de Descanso e Trabalho Noturno
Com Luciano Dórea Martinez Carreiro e Henrique José da Rocha
-
Teletrabalho e Trabalho Intermitente
Com Denise Pires Fincato e Denise Pires Fincato
-
Férias Anuais, Alteração, Suspensão e Interrupção do Contrato
Com Otávio Augusto Reis de Sousa e Maurício de Carvalho Góes
-
Normas de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho
Com Ricardo Pereira de Freitas e João Vicente Rothfuchs
-
Acidente de Trabalho e Dano Extrapatrimonial
Com Alexandre Agra Belmonte e Daniela Lutzky
-
Relação de Trabalho, de Emprego e Contrato Individual de Trabalho: Regras Gerais
Com Bento Herculano Duarte e André Jobim de Azevedo
-
Salário e Remuneração
Com Em breve... e Denise Pires Fincato
-
Aviso Prévio e Cessação do Contrato de Trabalho: Regras Gerais
Com Fernando José Cunha Belfort e João Vicente Rothfuchs
-
Hipóteses de Cessação do Contrato de Trabalho
Com Nelson Mannrich e Eugênio Hainzenreder Junior
-
Estabilidade, Garantias no Emprego e FGTS
Com Sergio Pinto Martins e Eugênio Hainzenreder Junior










Dimensão Coletiva do Trabalho
-
Organização Sindical e Representação dos Empregados
Com Georgenor de Sousa Franco Filho e Luiz Antônio Schmitt de Azevedo
-
Negociação Coletiva de Trabalho, Greve e Dissídio Coletivo
Com Tereza Aparecida Asta Gemignani e Luiz Antônio Schmitt de Azevedo


Dimensão Processual do Trabalho
-
Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho: Organização e Competência
Com Manoel Jorge e Silva Neto e Maurício de Carvalho Góes
-
Processo do Trabalho: Disposições Gerais, Procedimentos, Petição Inicial, Partes e Nulidades
Com Maurício de Carvalho Góes e Henrique José da Rocha
-
Defesa, Audiência, Exceções, Prova e Dano Processual
Com Sergio Torres Teixeira e Eugênio Hainzenreder Junior
-
Tutelas de Urgência e de Evidência, Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica e Sentença
Com Bruno Freire e Silva e André Jobim de Azevedo
-
Recursos
Com Carlos Henrique Bezerra Leite e Maurício de Carvalho Góes
-
Cumprimento da Sentença e Execuções
Com Vicente José Malheiros da Fonseca e Henrique José da Rocha
-
Mediação e Arbitragem
Com Carolina Tupinambá e André Jobim de Azevedo
-
Projeto de TCC
Com e Gilberto Stürmer







Guia do Curso
Acesse informações completas e detalhadas sobre a pós-graduação. Faça o download do Guia.
Baixar Guia do Curso 〉Metodologia
Entenda o funcionamento das aulas nas modalidades presencial e online. Acesse o infográfico.
Baixar PDF 〉Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Ver detalhes 〉Matrículas
- Presencial
- Online
PRESENCIAL
No boleto em até 1+18x de
R$795,79
Local
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Parcele no Boleto
Essa modalidade não aceita cartão de crédito.
Canal de Atendimento
(51) 3320-3727
As aulas presenciais ocorrem em Porto Alegre, no Campus da PUCRS. Cada turma possui 35 vagas e tem, em média, 6 encontros por mês.
ONLINE
ÚLTIMA TURMA
No boleto ou cartão em até 24x de
R$429,00
A solução para quem deseja ter os mesmos benefícios da turma presencial, com mais conforto e acessibilidade. As aulas online têm o mesmo conteúdo das aulas presenciais, imagens com qualidade de cinema e otimização do material.
