Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Conceitos Básicos de Auditoria. Estrutura conceitual para trabalhos de asseguração. Tipos de auditoria e trabalhos de asseguração. Controles Internos. Amostragem em auditoria. Papéis de Trabalho. Demonstrações Financeiras a serem auditadas. Documentação de Auditoria.
Sócio da EY, empresa global de consultoria e auditoria, Mestre em Ciências Contábeis pela PUCSP
Doutor em Ciências Contábeis. Professor da Escola de Negócios da PUCRS. Contador com mais de 20 anos de experiência.
Finalidade das demonstrações contábeis. Conjunto completo de demonstrações contábeis. Estrutura e conteúdo das demonstrações contábeis. Princípios e premissas básicas subjacentes. Continuidade. Materialidade. Competência. Consistência de apresentação e comparabilidade. Mudança de política contábil.
Coordenadora, líder CNPQ e pesquisadora do Grupo de Estudos em Contabilidade Societária/UFRGS
Doutora e Mestre em Ciências Contábeis.
Funções e responsabilidades da gestão de riscos. Modelos e metodologias para controle de riscos. Benefícios do gerenciamento de riscos. Estruturas de gestão e estabelecimento dos níveis aceitáveis de risco. Treinamento e gerenciamento do risco. Métodos, ferramentas e técnicas. Mapas de riscos do negócio. Detecção de erros e fraudes.
CEO do ACI Institute do Brasil e do Board Leadership Center da KPMG. Coordenador do Comitê de Auditoria e Riscos da AACD
Mestre em Economia do Desenvolvimento, Especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Planejamento da Auditoria. Materialidade no planejamento de auditoria. Natureza, época e extensão de testes. Controle de qualidade de auditoria. Organização dos papéis de trabalho. Auditoria de vendas e contas a receber. Auditoria de custos e estoques. Auditoria de investimentos, imobilizado e intangível. Auditoria de obrigações em geral. Auditoria tributária. Relatórios e pareceres de auditoria. Procedimentos Analíticos. Continuidade operacional e eventos subsequentes.
Contador e administrador com mais de 50 anos de experiência em auditoria, contabilidade e governança corporativa.
Professor PUCRS
Os conceitos e princípios fundamentais de contabilidade. As premissas básicas subjacentes na produção de relatórios financeiros para os usuários da informação contábil. As normas contábeis legais e profissionais no Brasil e sua conformidade com os padrões internacionais. Perspectivas e tendências evolutivas da contabilidade no Brasil e no mundo.
Doutora em Ciências Contábeis, com foco em contabilidade gerencial, controladoria e auditoria. Atua como professora e pesquisadora com experiência em instituições de renome.
Contador, Advogado Tributarista, Mestre e Doutor em Contabilidade.
+
-
Conhecimento sobre a dinâmica de riscos, eventos críticos e crises e seus impactos reputacionais. Mapeamento de riscos e vulnerabilidades. Eventos críticos e planos de contingências. Gestão de crises de reputação. Monitoramento e diálogo como práticas de comunicação no contexto de crises reputacionais. Potencialização das crises nas ambiências digitais. Aprendizados pós-crises
Professora de Comunicação e CEO da Cosafe LATAM, especialista em crises e proteção da reputação de marcas.
Professora PUCRS
Compliance Anticorrupção: fundamentos, histórico, conceito e elementos principais. Compliance na nova lei Anticorrupção. Compliance Antilavagem: fundamentos, histórico, conceito e elementos principais. Compliance na nova lei de lavagem de dinheiro. Crime organizado, expansão do Direito Penal e sociedade de risco: expectativas e perspectivas.
Advogado e representante brasileiro nas principais organizações e fóruns internacionais da área do Direito Criminal
Doutor e Mestre em Ciências Criminais. Presidente do Conselho Permanente do Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais.
1. O compliance e sua importância para a Administração Pública. 1.1. Breves considerações sobre o compliance. 1.2. Conceito de Administração Pública. 1.3. Distinções entre o setor público e o setor privado. 1.4. Importância do compliance para o setor público brasileiro. 2. O regime jurídico administrativo: os princípios constitucionais da atividade estatal brasileira. 2.1. Legalidade. 2.2. Impessoalidade. 2.3. Moralidade. 2.4. Publicidade. 2.5. Eficiência. 3. O Estado brasileiro e os modelos de Administração Pública: patrimonialista, burocrática e gerencial. 3.1. Os marcos históricos dos modelos de Administração Pública no Brasil. 3.2. O patrimonialismo no Brasil. 3.3. A construção de um modelo burocrático. 3.4. A Emenda Constitucional nº 19, de 1998, e o projeto brasileiro de Administração Gerencial. 4. Controle da Administração Pública: Controle Administrativo, Controle Legislativo e Controle Judicial. 4.1. Controle interno: modalidades. 4.2. Controle político: alcance e hipóteses constitucionais. 4.3. Controle financeiro: o papel dos Tribunais de Contas. Controle judicial: características. 4.4. Principais ações judiciais de controle da Administração Pública. 5. Responsabilidade dos Gestores Públicos: penal, civil e administrativa. 5.1. Responsabilidade do Estado e responsabilidade do servidor. 5.2. A relação entre as diferentes espécies de responsabilidade. 5.3. A independência de instâncias e suas exceções. 6. Corrupção e improbidade administrativa. 6.1. Breves considerações sobre a Lei nº 12.846, de 2013. 6.2. Análise da Lei nº 8.429, de 1992, com as alterações produzidas pela Lei nº 14230, de 2021.7. Conformidade nas contratações públicas. 7.1. O regime de contratação da Administração Pública: o contrato administrativo e a regra geral da licitação. 7.2. Breves considerações sobre a Lei nº 14.133, de 2021. 7.3. Regime dos contratos administrativos. 7.4. Sistema de controle e acompanhamento dos contratos administrativos.
Mestre em Finanças Corporativas e sócio da área de Consultoria da Forvis Mazars, Luiz Navarro tem 30 anos de atuação no mercado.
Professor PUCRS
Cultura de Integridade nas Organizações. Análise de Riscos da Organização. Conteúdo e Objetivos do Programa de Integridade. Recomendações do Decreto 11.129/2022. Atores envolvidos e suas responsabilidades na estruturação e implementação dos Programas de Integridade. Monitoramento e atualizações do Programa de Integridade. Descumprimento do Programa de Integridade, Canal de Denúncias e sanções aplicáveis. Selo Empresa Pró-Ética, CGU.
Doutor em Direito Comercial, especialista em Societário, Concorrencial, Compliance e Mercado de Capitais e Professor de grandes instituições.
Professora PUCRS
Estudo do sistema de gestão de compliance, noções básicas, políticas, procedimentos e controles Internos, bem como sobre os principais aspectos intrínsecos à implementação de canais de denúncia. Competências e elementos centrais das investigações corporativas tanto na perspectiva comparada como na brasileira.
Doutor em Direito, advogado criminal com ampla atuação em Compliance e Investigação Interna, uma referência no Direito Penal Empresarial
Mestre em Ciências Criminais e Especialista em Direito Penal Econômico e Direito da Empresa. Autor e Professor.
As transformações sociais das últimas décadas presenciaram a transformação das funções do Estado, com a progressiva repartição de tarefas anteriormente exclusivamente estatais para os particulares, sobretudo empresas. Dentre tais delegações podem ser citadas a implementação de programas de compliance dirigidos à evitação de práticas de crimes de corrupção lato sensu, estabelecendo-se investigações internas e seus procedimentos. Igualmente como fenômeno atrelado a este cenário tem-se a ampliação dos espaços negociais no direito penal (mediante acordos de colaboração premiada e de não-persecução penal) e no âmbito do direito penal administrativo-sancionador (especialmente através dos acordos de leniência).
Advogado, doutor em Direito do Estado e vencedor do Prêmio CAPES de Tese, com atuação destacada em temas de corrupção e governança.
Doutora em Direito e Mestre em Ciências Criminais.
Introdução ao estudo dos Crimes Econômicos e suas possíveis consequências para o mundo empresarial e o mercado financeiro. Estabelecimento de relação entre a Globalização Econômica, a Expansão do Direito Penal e a sociedade de risco e os principais temas de Direito Penal Econômico na área de Compliance, a saber: teoria geral do delito econômico, tipicidade penal (norma penal em branco, autoria e participação nos delitos econômicos), teoria do domínio do fato (AP 470), responsabilidade penal das pessoas coletivas, responsabilidade de dirigentes de empresa: solidariedade/subsidiariedade.
Professor do Mackenzie, doutor em Direito pela PUC-SP, mestre pela UFPE e advogado com sólida trajetória acadêmica.
Professor PUCRS
Origem da função e perfil do profissional. Formas de contratação e remuneração do Compliance Officer. Atribuições. Limites de atuação. Posicionamento do Compliance Officer na estrutura da empresa. O papel do Compliance Officer perante órgãos reguladores. Deveres e responsabilidades do Compliance Officer.
Executiva de Compliance na TK Elevator e professora. É fundadora do WLM BR e do Programa Compliance.
Professora PUCRS
Introdução aos principais aspectos intrínsecos à área de Cooperação Jurídica Internacional, tais como: noções gerais de cooperação jurídica internacional e compliance; teoria e prática da cooperação jurídica internacional; internacionalização da prova criminal; medidas processuais penais da cooperação jurídica internacional (recuperação de ativos); colaboração entre jurisdições para obtenção de provas
Juiz Federal, doutor em Direito e professor da UNISINOS. Atua nas áreas de contratos e direito internacional.
Doutor em Direito e professor de Ciências Penais na PUCRS. Especialista em processo penal e criminologia.
Alicerce da Sociedade da Informação, a transformação digital é fenômeno transversal que perpassa as atividades desempenhadas por indivíduos e agentes econômicos. Ao lado dos benefícios carreados por este acontecimento, fazem-se presentes os desafios atinentes à Cibersegurança e à Proteção de Dados. Esta disciplina visa ao aprofundamento teórico e prático dos temas em destaque, com vistas à promoção das melhores práticas e ao incremento da segurança jurídica tão necessárias ao desenvolvimento da ordem econômica.
Advogado especialista em Direito Digital, doutor em Direito Penal, com mais de 450 projetos de adequação à LGPD e atuação nacional e internacional.
Advogado, MBA Gestão Empresarial, especialista compliance.
+
-
Administração da atividade negocial. Administração de sociedades limitadas e anônimas. Estrutura administrativa das sociedades limitadas e anônimas. Diretoria Executiva. Conselho de Administração. Conselho Fiscal. Deveres dos administradores: diligência, lealdade e informação. Prestação de contas. Parâmetros para verificação de conduta do administrador. Conflito de Interesses. Responsabilidade dos administradores e ações correlatas. Desconsideração da Personalidade Jurídica.
Doutora em Direito, professora PUCRS e membro do IBGC. Expertise em Direito Empresarial, Compliance e Governança Corporativa.
Advogada e Professora. Doutora em Direito.
Conceito de ética. Principais perspectivas éticas: relativista, utilitarista, kantiana, aristotélico-tomista. Direito, justiça, virtude e bem comum. Teorias principiológicas. Ética, mercado e empresa. Cultura empresarial ética. Liderança e ética empresarial. Análise de casos
Empresário e referência em sustentabilidade, foi vereador de SP e fundador do Instituto Ethos e da ABF.
Doutor e Mestre em Direito.
Surgimento e conceito da governança corporativa. Princípios de governança: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Agentes de governança: sócios, conselho de administração, diretoria executiva, auditoria, conselho fiscal. Melhores práticas de governança corporativa. Positivação da governança: Lei 6404/76, Lei 13.303/2016 e IN CVM 586/2017. Surgimento e conceito do compliance. Contexto e principais pontos da Lei 12.846/2013. Programas de integridade.
Diretora geral do IBGC e conselheira com ampla experiência em governança, sustentabilidade e relações institucionais.
Advogada. Professora Adjunta da PUCRS. Mestre em Direito.
Fontes normativas. Estrutura normativa. Normas de ordem pública. Limites impostos por normas de ordem pública nas relações contratuais e societárias. Soft Law. Autonomia privada. Mecanismos de exercício da autonomia privada no Direito Empresarial. Limites à autonomia privada nas relações empresariais.
Doutor em Direito Comercial pela USP e especialista em Arbitragem, Falência e Direito Societário.
Advogada empresarial, Mestre e Doutoranda em Direito pela UFRGS.
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?