Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Busca de compreensão pela necessária e urgente promoção de mudanças políticas e de práticas que se reverberem em condições dignas de coexistência da diversidade humana. Compreensão das ações de advocacy promovidas por indivíduos e organizações comprometidas com a causa humana e de suas implicações na trajetória de luta e consolidação pelos direitos humanos.
Escritora, dramaturga e gestora cultural
Professora PUCRS
Reflexão sobre a expansão dos espaços de ensino e aprendizagem que transcendem as fronteiras físicas das salas de aulas. Compreensão das demandas e oportunidades educacionais a partir da era digital e quarta revolução industrial. Estudo de tecnologias que promovem a educação online e híbrida, hiper conectada, a partir de uma abordagem flexível, cooperativa e de protagonismo de os estudantes.
Débora Garofalo é educadora, consultora e referência nacional em inovação, robótica com sucata e políticas públicas para a educação.
Professor PUCRS
Estudo sobre a racionalidade da ação humana e a necessidade de compreensão sobre a trajetória de civilidade até o presente contexto planetário implexo e desafiador. Discussão sobre os contextos de (des)humanização que se interpõem à construção humana. Crítica sobre complexidade contemporânea frente aos direcionadores da ética e dos direitos humanos. Levantamento de indicadores sociais de prática e atuações promotoras de respeito e dignidade humana.
Missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen-Budismo, Monja é autora de 20 livros e promove o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.
Professor PUCRS
Caracterização da sociedade do cansaço frente a um cenário social, político, econômico, tecnológico e ambiental de emergências. Estudo da gestão pedagógica do atual contexto de crise humanitária, de fatos traumáticos que arremetem em adoecimentos físico e psicológico, da alma humana. Análise dos impactos de tais fatos nas organizações, comunidades, nos seres humanos e, em especial em suas infâncias. Reflexão sobre o conceito de resiliência, suas características, importância e aplicabilidade, a fim de enfrentar eventos de desequilíbrio e adversos à vida. Investigação sobre as práticas para aliviar a dor do corpo, mente e alma.
Professor PUCRS
Reflexão sobre o momento crítico do Planeta Terra onde a sustentabilidade é essencial para revitalizar e preservar seus recursos naturais. Estudo de práticas de biodiversidade, transição do modelo de economia linear para o modelo de economia circular e as estratégias de redução de resíduos e otimizar de recursos naturais. Abordagem sobre as fontes de energia renovável e práticas eficazes de energia limpa. Investigação sobre o financiamento, os modelos de negócios, a gestão de recursos naturais, de inovação tecnológica, de mobilidade e construção sustentáveis. Análise de práticas sociais e de políticas públicas sustentáveis que se orientem por uma humanidade comprometida com as necessidades do presente e comprometidas com a capacidade das futuras gerações de coabitar uma Terra mais verde e menos desigual.
Professora PUCRS
Estudo sobre os fundamentos e princípios dos compromissos em ESG (Ambiental, Social e Governança). Caracterização de boas práticas em políticas e estratégias que visem mitigar. Impactos ambientais, sociais e de governança nas organizações. Compreensão sobre a relevância de uma governança robusta pela compliance, essencial para garantir operações éticas, sustentáveis e transparentes. Análise sobre as implicações da gestão de risco, do planejamento e da tomada de decisões em conformidade com os critérios ESG
Especialista em Empreendedorismo Social, Marketing e Comunicação
Professora PUCRS
Reflexão sobre a atualidade do pensamento de Paulo Freire e o legado da educação transformadora ao momento de disrupção, inovação e a emergência de modelos educacionais humanizadores. Estudo do conceito de educação humanizadora e sua importância na formação integral de dodiscência. Exemplares de ações cooperativistas humanizadas em tempos disruptivos na educação.
Professora PUCRS
+
-
Fundamentos filosóficos, pedagógicos e éticos da convivência no ambiente educativo. Desafios contemporâneos para a formação de sujeitos capazes de interagir em sociedade de forma empática, responsável e colaborativa, considerando a diversidade cultural, social e ética. Formas de promoção de diálogo, respeito mútuo, resolução pacífica de conflitos e construção de ambientes educacionais inclusivos e democráticos. Estudo das competências socioemocionais e habilidades de convivência, na promoção da construção de uma cultura de paz, respeito e colaboração entre pares. O papel das instituições educacionais na formação para o "com-viver" à luz de novas tecnologias, globalização e cidadania.
Psicanalista e Analista Membro de Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano.
Professora PUCRS
Estudo dos caminhos de conexão e diferentes esquemas de aprendizagem. Estímulos imagéticos, pós-revolução cibernética e a qualificação da sala de aula. Comportamentos contemporâneos reativos aos estímulos para aprendizagem
Professora PUCRS
Compreensão dos conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em projetos educativos. Promoção de uma visão integrada e colaborativa do conhecimento. Relação entre os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e os projetos educativos.
Professora PUCRS
Compreensão, características, benefícios e desafios da educação online. Importância da educação online no contexto educacional contemporâneo. Plataformas e ferramentas utilizadas na educação online. Aprendizagem digital e sua importância na educação online.
Pesquisador em educação e tecnologia, com pós-doutorado em Stanford e vasta produção acadêmica sobre inovação no ensino.
Professora PUCRS
Estudo dos conceitos fundamentais da avaliação educacional. Reflexão crítica sobre os processos, métodos e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Compreensão das diversas abordagens e implicações pedagógicas das práticas avaliativas, assim como seu impacto no desenvolvimento do aluno e no planejamento docente.
Doutora em Educação, pesquisadora em avaliação da aprendizagem e professora titular da UFF.
Professora PUCRS
Compreensão e aplicação de práticas inclusivas e acessíveis no ambiente educacional. Promoção da igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas deficiências. Análise de processos pedagógicos e de propostas metodológicas na perspectiva da educação inclusiva.
Professora PUCRS
+
-
Exame da importância da pedagogia afetiva e das abordagens que conciliam rigor e alegria no processo de ensino-aprendizagem. Análise de técnicas para engajar e motivar os alunos. Estudo de metodologias inovadoras, que equilibrem exigência e acolhimento e considerem o papel da empatia no processo educativo e o impacto de um ambiente hígido de aprendizagem no desenvolvimento emocional dos alunos
Professor PUCRS
Compreensão de diferentes técnicas para criar soluções algorítmicas, abstrair informações e reconhecer padrões para resolver problemas complexos. Estudo do pensamento logico e estruturado para resolver questões complexas e abstratas. Organização lógica do pensamento, garantindo que cada passo contribua de maneira significativa para a solução final.
Premiada autora, Doutora em Teoria Literária e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP
Professora PUCRS
Reflexão sobre a arqueologia dos jogos e das brincadeiras como expedientes essenciais à criação e recriação humana. Estudo do jogo como transposição simbólica implicadas às aprendizagens significativas. Reconhecimento das experiências híbridas como elementos de uma cultura lúdica contemporânea e os impactos ao letramento digital.
Professor PUCRS
Estudo da teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner. Novas formas de conexões neuronais em resposta a novas experiências e aprendizagens, a partir da neuroplasticidade. Diferentes ferramentas tecnológicas que podem e devem ser utilizadas para favorecer e, potencializar o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligência
Professor Catedrático e doutor em Educação e Sociologia. Pesquisador em inclusão digital, literacia crítica e inovação educativa.
Professora PUCRS
Definição de conceitos fundamentais a uma educação que ao engajar, transforma vidas: service learning e protagonismo social. Estudo dos princípios, fundamentos e bases teóricas que consolidam uma educação comprometida com a cidadania ativa e uma sociedade mais justa. Compreensão sobre a importância dos marcos regulatórios que apoiam e incentivam práticas de service learning e protagonismo social. Caracterização de metodologias de práticas progressistas que atentem às necessidades da sociedade. Investigação sobre exemplares de práticas que integram a resolução de problemas reais e de aprendizado acadêmico, promovendo diálogo entre a prática e a teoria.
Professora PUCRS
Reflexão sobre a evolução da cibercultura e tecnologias digitais e os impactos na sociedade contemporânea. Definições sobre os fundamentos da Inteligência Artificial e Internet das Coisas, principais aplicações na criação de sistemas mais inteligentes e automatizados. Discussão sobre as potencialidades e cuidados na aplicação dessas tecnologias no ensino e na aprendizagem. Investigação sobre a produção de relações éticas, responsáveis e repercussões socioeconômicas da IOT e AI.
Empreendedor, especialista em Marketing Digital, Diretor Acadêmico na Digital House Brasil e Diretor da ABP (Associação Brasileira de Propaganda)
Professor PUCRS
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?