Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Busca de compreensão pela necessária e urgente promoção de mudanças políticas e de práticas que se reverberem em condições dignas de coexistência da diversidade humana. Compreensão das ações de advocacy promovidas por indivíduos e organizações comprometidas com a causa humana e de suas implicações na trajetória de luta e consolidação pelos direitos humanos.
Escritora, dramaturga e gestora cultural
Professora PUCRS
Reflexão sobre a expansão dos espaços de ensino e aprendizagem que transcendem as fronteiras físicas das salas de aulas. Compreensão das demandas e oportunidades educacionais a partir da era digital e quarta revolução industrial. Estudo de tecnologias que promovem a educação online e híbrida, hiper conectada, a partir de uma abordagem flexível, cooperativa e de protagonismo de os estudantes.
Débora Garofalo é educadora, consultora e referência nacional em inovação, robótica com sucata e políticas públicas para a educação.
Professor PUCRS
Estudo sobre a racionalidade da ação humana e a necessidade de compreensão sobre a trajetória de civilidade até o presente contexto planetário implexo e desafiador. Discussão sobre os contextos de (des)humanização que se interpõem à construção humana. Crítica sobre complexidade contemporânea frente aos direcionadores da ética e dos direitos humanos. Levantamento de indicadores sociais de prática e atuações promotoras de respeito e dignidade humana.
Missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen-Budismo, Monja é autora de 20 livros e promove o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.
Professor PUCRS
Caracterização da sociedade do cansaço frente a um cenário social, político, econômico, tecnológico e ambiental de emergências. Estudo da gestão pedagógica do atual contexto de crise humanitária, de fatos traumáticos que arremetem em adoecimentos físico e psicológico, da alma humana. Análise dos impactos de tais fatos nas organizações, comunidades, nos seres humanos e, em especial em suas infâncias. Reflexão sobre o conceito de resiliência, suas características, importância e aplicabilidade, a fim de enfrentar eventos de desequilíbrio e adversos à vida. Investigação sobre as práticas para aliviar a dor do corpo, mente e alma.
Professor PUCRS
Reflexão sobre o momento crítico do Planeta Terra onde a sustentabilidade é essencial para revitalizar e preservar seus recursos naturais. Estudo de práticas de biodiversidade, transição do modelo de economia linear para o modelo de economia circular e as estratégias de redução de resíduos e otimizar de recursos naturais. Abordagem sobre as fontes de energia renovável e práticas eficazes de energia limpa. Investigação sobre o financiamento, os modelos de negócios, a gestão de recursos naturais, de inovação tecnológica, de mobilidade e construção sustentáveis. Análise de práticas sociais e de políticas públicas sustentáveis que se orientem por uma humanidade comprometida com as necessidades do presente e comprometidas com a capacidade das futuras gerações de coabitar uma Terra mais verde e menos desigual.
Professora PUCRS
Estudo sobre os fundamentos e princípios dos compromissos em ESG (Ambiental, Social e Governança). Caracterização de boas práticas em políticas e estratégias que visem mitigar. Impactos ambientais, sociais e de governança nas organizações. Compreensão sobre a relevância de uma governança robusta pela compliance, essencial para garantir operações éticas, sustentáveis e transparentes. Análise sobre as implicações da gestão de risco, do planejamento e da tomada de decisões em conformidade com os critérios ESG
Especialista em Empreendedorismo Social, Marketing e Comunicação
Professora PUCRS
Reflexão sobre a atualidade do pensamento de Paulo Freire e o legado da educação transformadora ao momento de disrupção, inovação e a emergência de modelos educacionais humanizadores. Estudo do conceito de educação humanizadora e sua importância na formação integral de dodiscência. Exemplares de ações cooperativistas humanizadas em tempos disruptivos na educação.
Professora PUCRS
+
-
Fundamentos filosóficos, pedagógicos e éticos da convivência no ambiente educativo. Desafios contemporâneos para a formação de sujeitos capazes de interagir em sociedade de forma empática, responsável e colaborativa, considerando a diversidade cultural, social e ética. Formas de promoção de diálogo, respeito mútuo, resolução pacífica de conflitos e construção de ambientes educacionais inclusivos e democráticos. Estudo das competências socioemocionais e habilidades de convivência, na promoção da construção de uma cultura de paz, respeito e colaboração entre pares. O papel das instituições educacionais na formação para o "com-viver" à luz de novas tecnologias, globalização e cidadania.
Psicanalista e Analista Membro de Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano.
Professora PUCRS
Estudo dos caminhos de conexão e diferentes esquemas de aprendizagem. Estímulos imagéticos, pós-revolução cibernética e a qualificação da sala de aula. Comportamentos contemporâneos reativos aos estímulos para aprendizagem
Professora PUCRS
Compreensão dos conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade em projetos educativos. Promoção de uma visão integrada e colaborativa do conhecimento. Relação entre os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade e os projetos educativos.
Doutor em Sociologia com 37 anos de experiência em educação, atua como consultor, professor e autor com foco em inovação e gestão educacional.
Professora PUCRS
Compreensão, características, benefícios e desafios da educação online. Importância da educação online no contexto educacional contemporâneo. Plataformas e ferramentas utilizadas na educação online. Aprendizagem digital e sua importância na educação online.
Pesquisador em educação e tecnologia, com pós-doutorado em Stanford e vasta produção acadêmica sobre inovação no ensino.
Professora PUCRS
Estudo dos conceitos fundamentais da avaliação educacional. Reflexão crítica sobre os processos, métodos e instrumentos de avaliação da aprendizagem. Compreensão das diversas abordagens e implicações pedagógicas das práticas avaliativas, assim como seu impacto no desenvolvimento do aluno e no planejamento docente.
Doutora em Educação, pesquisadora em avaliação da aprendizagem e professora titular da UFF.
Professora PUCRS
Compreensão e aplicação de práticas inclusivas e acessíveis no ambiente educacional. Promoção da igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas deficiências. Análise de processos pedagógicos e de propostas metodológicas na perspectiva da educação inclusiva.
Professora PUCRS
+
-
Exame da importância da pedagogia afetiva e das abordagens que conciliam rigor e alegria no processo de ensino-aprendizagem. Análise de técnicas para engajar e motivar os alunos. Estudo de metodologias inovadoras, que equilibrem exigência e acolhimento e considerem o papel da empatia no processo educativo e o impacto de um ambiente hígido de aprendizagem no desenvolvimento emocional dos alunos
Pedagoga e pesquisadora. Vice-presidente do Collectif Lectrices de Paulo Freire (França). Autora de obras referenciais sobre educação freireana.
Professor PUCRS
Compreensão de diferentes técnicas para criar soluções algorítmicas, abstrair informações e reconhecer padrões para resolver problemas complexos. Estudo do pensamento logico e estruturado para resolver questões complexas e abstratas. Organização lógica do pensamento, garantindo que cada passo contribua de maneira significativa para a solução final.
Premiada autora, Doutora em Teoria Literária e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP
Professora PUCRS
Reflexão sobre a arqueologia dos jogos e das brincadeiras como expedientes essenciais à criação e recriação humana. Estudo do jogo como transposição simbólica implicadas às aprendizagens significativas. Reconhecimento das experiências híbridas como elementos de uma cultura lúdica contemporânea e os impactos ao letramento digital.
CEO da Ludilens, autor, especialista em gamificação e criador do Life Game Design. Já atuou em mais de 75 projetos de games.
Professor PUCRS
Estudo da teoria das inteligências múltiplas, proposta por Howard Gardner. Novas formas de conexões neuronais em resposta a novas experiências e aprendizagens, a partir da neuroplasticidade. Diferentes ferramentas tecnológicas que podem e devem ser utilizadas para favorecer e, potencializar o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligência
Professor Catedrático e doutor em Educação e Sociologia. Pesquisador em inclusão digital, literacia crítica e inovação educativa.
Professora PUCRS
Definição de conceitos fundamentais a uma educação que ao engajar, transforma vidas: service learning e protagonismo social. Estudo dos princípios, fundamentos e bases teóricas que consolidam uma educação comprometida com a cidadania ativa e uma sociedade mais justa. Compreensão sobre a importância dos marcos regulatórios que apoiam e incentivam práticas de service learning e protagonismo social. Caracterização de metodologias de práticas progressistas que atentem às necessidades da sociedade. Investigação sobre exemplares de práticas que integram a resolução de problemas reais e de aprendizado acadêmico, promovendo diálogo entre a prática e a teoria.
Professora PUCRS
Reflexão sobre a evolução da cibercultura e tecnologias digitais e os impactos na sociedade contemporânea. Definições sobre os fundamentos da Inteligência Artificial e Internet das Coisas, principais aplicações na criação de sistemas mais inteligentes e automatizados. Discussão sobre as potencialidades e cuidados na aplicação dessas tecnologias no ensino e na aprendizagem. Investigação sobre a produção de relações éticas, responsáveis e repercussões socioeconômicas da IOT e AI.
Empreendedor, especialista em Marketing Digital, Diretor Acadêmico na Digital House Brasil e Diretor da ABP (Associação Brasileira de Propaganda)
Professor PUCRS
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?