Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Service Learning. Problemas Reais. Empreendedorismo Social. Abordagens práticas da relação entre conhecimento e projetos sociais. Ação e transformação social através dos processos educativos. Intervenções nos problemas sociais e consequente construção de novas realidades.
Especialista em Empreendedorismo Social, Marketing e Comunicação
Professora PUCRS
Compreensão dos espaços multidimensionais. Reconhecimento de redes inteligentes ubíquas, no desenvolvimento de habilidades cognitivas. As redes sem fio e a comunicação ubíqua atualmente.
Doutora em Educação, professora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Educação da USP.
Doutor em comunicação, professor da PUCRS.
A disrupção e os modelos Educacionais. A inovação disruptiva e as novas formas de aprender. Inovação disruptiva e novos paradigmas.
Pós-doutora em Educação - Ecossistemas de Inovação na Educação e na Cultura Híbrida e Multimodal pela Universidade Aberta de Portugal.
Professora PUCRS
A educação online como proposta metodológica de ensino centrada no aluno. A educação online como possibilidade de construção de redes. Reconhecimento de diferentes plataformas para o desenvolvimento do ensino online.
Uma das maiores especialistas do mundo em Ensino Híbrido e CEO da Ready to Blend, auxiliando educadores e famílias no processo do aprendizado combinado.
Professor PUCRS
Caracterização da Educação híbrida. Compreensão do modelo híbrido como modelo pedagógico inovador. O ensino híbrido no Projeto Pedagógico Institucional.
Mestre em Educação e co-fundadora da Téssera Educação. Possui mais de 20 anos de experiência na educação básica e superior.
Professora PUCRS
Compreensão de metodologias ativas na educação digital. Caracterização da sala de aula digital. Análise de diferentes estratégias para a sala de aula digital.
Expert em metodologias de ensino e tecnologia, professora e pesquisadora da Universidade de Barcelona, na Espanha
Professora PUCRS
Compreensão do conceito de interdisciplinaridade. Reconhecimento da inovação como proposta interdisciplinar. Caracterização da cocriação enquanto proposta de inovação.
Pós-doutora em Competências Digitais e professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal.
Professora PUCRS
+
-
Compreensão do conceito de aprendizagem. Aprendizagem significativa como forma de adquirir novos conhecimentos. As novas tecnologias e o conceito de aprendizagem.
Cientista conhecida mundialmente por seus estudos sobre a evolução do cérebro humano
Repensando a educação na era digital. A escola do futuro e as relações com o trabalho. Análise da quarta revolução industrial na educação do futuro.
Educador e mentor de projetos de transformação na educação.
Professora PUCRS
Caracterização das mudanças científicas, tecnológicas e culturais desde a sociedade da caça à sociedade hiperconectada. Estudo entre as convergências entre as tecnologias digitais e a educação. Análise da Declaração de Incheon e Marco de Ação 2030 a partir dos princípios e dos objetivos da agenda global para uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
Professor, pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.
Professor PUCRS
Compreensão do ensino a partir das potencialidades em detrimento às fragilidades educativas. Estudo das implicações das tecnologias digitais aos novos paradigmas de ensino e aprendizagem. Análise de políticas de inclusão e a inserção de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva no espaço educativo. Estabelecimento de relações entre as tecnologias assistivas e as estratégias didático-pedagógicas inclusivas.
Doutor em Educação e psicólogo na Secretaria Municipal de Educação e coordenador do polo UAB Esteio (CAPES/MEC).
Professora PUCRS
Reflexão sobre a arqueologia dos jogos e das brincadeiras como expedientes essenciais à criação e recriação humana. Estudo do jogo como transposição simbólica implicadas às aprendizagens significativas. Reconhecimento das experiências híbridas como elementos de uma cultura lúdica contemporânea e os impactos ao letramento digital.
Doutora em Educação pela UERJ, atua na coordenação do projeto de pesquisa Redes Educativas e Juventudes no contexto da Cibercultura.
Professora PUCRS
Análise das relações entre professores e alunos na educação do futuro. O papel do professor e do aluno no futuro. A constituição de redes no futuro da educação.
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com doutorado-sanduíche na Harvard Graduate School of Education.
Professor PUCRS
Ética e moral: definições, teorias e sentidos e sua relação com a educação. O ser humano: que(m) é ele? Reflexão sobre os conceitos de ser humano, pós humano e não-humano e suas implicações para a educação. Reflexão acerca dos desafios e perspectivas éticos relacionados à educação e às tecnologias.
Premiada autora, Doutora em Teoria Literária e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP
Professor PUCRS
+
-
Investigação sobre temática e abordagem metodológica e teórico-conceitual que fundamentem um projeto de educação. Uso de linguagem científica e de redação adequada a um projeto de pesquisa. Organização e elaboração de projeto de pesquisa em conformidade aos estudos desenvolvidos na educação online e tecnológica de aprendizagem.
Professor de Visualidades Contemporâneas e Investigação baseada nas Artes, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.
Professora PUCRS
Estudo do conceito, história e aplicabilidade da robótica no contexto educacional. Estabelecimento de relações entre os princípios da robótica, a pesquisa como princípio educativo e conhecimento interdisciplinar.
Possui mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia Educacional, coordenando diversos projetos com empresas de renome no mercado.
Professora PUCRS
Estudo da educação midiática como direito ao exercício de cidadania. Reflexão sobre os aspectos de uso seguro, responsável e crítico de plataformas e recursos tecnológicos. Análise do contexto social, político, econômico e cultural à chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os impactos ao exercício da cidadania.
Advogado, especialista em Direito Digital, Contratos e Responsabilidade Civil e sócio do Cabanellos Advocacia.
Professor PUCRS
Impactos da revolução digital na gestão do trabalho. Estabelecimento de relações entre planejamento e tecnologias digitais e as potencialidades ao mundo trabalho. Busca de compreensão sobre a importância de ferramentas de marketing digital, CRM e Analitycs para a gestão educacional com vistas ao ingresso, acompanhamento e personalização pedagógica que impacte os indicadores de permanência, fracasso e desistência e qualidade educacional.
Publicitária pela (PUCRS), pós-graduada em Docência do Ensino Superior (SenacSP) e Marketing (ESPM) e mestre em Comunicação pela Unisinos.
Professora, publicitária e doutora em Comunicação Social.
Estudo de conceitos e da aplicabilidade educativa de jogos digitais, games e gamificação. Busca de compreensão dos princípios basilares e das etapas da gamificação. Análise de estratégias de gamificação em contextos educativos.
CLO e Cofundadora da SG Aprendizagem Corporativa com mais de 25 anos de experiência em liderança, aprendizagem corporativa e empreendedorismo.
Professor PUCRS
Discussão do papel da gestão em plataformas e ambientes educacionais. Reflexão sobre abordagens e trilhas curriculares, objetos de conhecimento, recursos e comunicação de experiências educativas personalizadas. Investigação sobre a gestão de práticas pedagógicas baseadas projetos inter/transdisciplinares que têm como princípios a educação pela pesquisa, os desafios sociais, a colaboração, a criticidade e a criatividade produzidas em redes de interação tecnológicas digitais. Discussão sobre as competências profissionais e a gestão da formação docente para/em contextos tecnológicos digitais.
Jornalista especializada em Ciência e Tecnologia (UFMT), mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA).
Professor PUCRS
Estabelecimento de relações entre o advento da cibercultura e as tecnologias digitais. Busca de compreensão das definições e dos princípios de Inteligência Artificial, Internet das coisas, Realidade Virtual e Aumentada. Investigação sobre a aplicabilidade da Inteligência Artificial, Internet das coisas e Realidade Virtual e Aumentada no contexto educativo.
Pós-doutor pela Universidade de Stanford; Doutor e Mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, cientista da computação pela Unicentro.
Professor PUCRS
Reflexões sobre as juventudes contemporâneas. Análise da influência dos fatores socioculturais sobre a construção da identidade e na qualidade das interações na escola.
Licenciado em Pedagogia e Filosofia, possui pós-doutorado no Institute of Education da Universidade de Londres e no Michel Foucault Centre da Sorbonne em Paris.
Professora PUCRS
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?