Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Service Learning. Problemas Reais. Empreendedorismo Social. Abordagens práticas da relação entre conhecimento e projetos sociais. Ação e transformação social através dos processos educativos. Intervenções nos problemas sociais e consequente construção de novas realidades.
Especialista em Empreendedorismo Social, Marketing e Comunicação
Professora PUCRS
Compreensão dos espaços multidimensionais. Reconhecimento de redes inteligentes ubíquas, no desenvolvimento de habilidades cognitivas. As redes sem fio e a comunicação ubíqua atualmente.
Doutora em Educação, professora e orientadora no Programa de Pós-graduação em Educação da USP.
Doutor em comunicação, professor da PUCRS.
A disrupção e os modelos Educacionais. A inovação disruptiva e as novas formas de aprender. Inovação disruptiva e novos paradigmas.
Pós-doutora em Educação - Ecossistemas de Inovação na Educação e na Cultura Híbrida e Multimodal pela Universidade Aberta de Portugal.
Professora PUCRS
A educação online como proposta metodológica de ensino centrada no aluno. A educação online como possibilidade de construção de redes. Reconhecimento de diferentes plataformas para o desenvolvimento do ensino online.
Uma das maiores especialistas do mundo em Ensino Híbrido e CEO da Ready to Blend, auxiliando educadores e famílias no processo do aprendizado combinado.
Professor PUCRS
Caracterização da Educação híbrida. Compreensão do modelo híbrido como modelo pedagógico inovador. O ensino híbrido no Projeto Pedagógico Institucional.
Mestre em Educação e co-fundadora da Téssera Educação. Possui mais de 20 anos de experiência na educação básica e superior.
Professora PUCRS
Compreensão de metodologias ativas na educação digital. Caracterização da sala de aula digital. Análise de diferentes estratégias para a sala de aula digital.
Expert em metodologias de ensino e tecnologia, professora e pesquisadora da Universidade de Barcelona, na Espanha
Professora PUCRS
Compreensão do conceito de interdisciplinaridade. Reconhecimento da inovação como proposta interdisciplinar. Caracterização da cocriação enquanto proposta de inovação.
Pós-doutora em Competências Digitais e professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança em Portugal.
Professora PUCRS
+
-
Compreensão do conceito de aprendizagem. Aprendizagem significativa como forma de adquirir novos conhecimentos. As novas tecnologias e o conceito de aprendizagem.
Cientista conhecida mundialmente por seus estudos sobre a evolução do cérebro humano
Repensando a educação na era digital. A escola do futuro e as relações com o trabalho. Análise da quarta revolução industrial na educação do futuro.
Educador e mentor de projetos de transformação na educação.
Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada. Professora Permanente do Pós-Graduação em Educação na PUCRS.
Caracterização das mudanças científicas, tecnológicas e culturais desde a sociedade da caça à sociedade hiperconectada. Estudo entre as convergências entre as tecnologias digitais e a educação. Análise da Declaração de Incheon e Marco de Ação 2030 a partir dos princípios e dos objetivos da agenda global para uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.
Professor, pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais.
Professor PUCRS
Compreensão do ensino a partir das potencialidades em detrimento às fragilidades educativas. Estudo das implicações das tecnologias digitais aos novos paradigmas de ensino e aprendizagem. Análise de políticas de inclusão e a inserção de recursos e serviços de Tecnologia Assistiva no espaço educativo. Estabelecimento de relações entre as tecnologias assistivas e as estratégias didático-pedagógicas inclusivas.
Doutor em Educação e psicólogo na Secretaria Municipal de Educação e coordenador do polo UAB Esteio (CAPES/MEC).
Professora PUCRS
Reflexão sobre a arqueologia dos jogos e das brincadeiras como expedientes essenciais à criação e recriação humana. Estudo do jogo como transposição simbólica implicadas às aprendizagens significativas. Reconhecimento das experiências híbridas como elementos de uma cultura lúdica contemporânea e os impactos ao letramento digital.
Doutora em Educação pela UERJ, atua na coordenação do projeto de pesquisa Redes Educativas e Juventudes no contexto da Cibercultura.
Professora PUCRS
Análise das relações entre professores e alunos na educação do futuro. O papel do professor e do aluno no futuro. A constituição de redes no futuro da educação.
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com doutorado-sanduíche na Harvard Graduate School of Education.
Professor PUCRS
Ética e moral: definições, teorias e sentidos e sua relação com a educação. O ser humano: que(m) é ele? Reflexão sobre os conceitos de ser humano, pós humano e não-humano e suas implicações para a educação. Reflexão acerca dos desafios e perspectivas éticos relacionados à educação e às tecnologias.
Premiada autora, Doutora em Teoria Literária e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP
Professor PUCRS
+
-
Investigação sobre temática e abordagem metodológica e teórico-conceitual que fundamentem um projeto de educação. Uso de linguagem científica e de redação adequada a um projeto de pesquisa. Organização e elaboração de projeto de pesquisa em conformidade aos estudos desenvolvidos na educação online e tecnológica de aprendizagem.
Professor de Visualidades Contemporâneas e Investigação baseada nas Artes, na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.
Professora PUCRS
Estudo do conceito, história e aplicabilidade da robótica no contexto educacional. Estabelecimento de relações entre os princípios da robótica, a pesquisa como princípio educativo e conhecimento interdisciplinar.
Possui mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia Educacional, coordenando diversos projetos com empresas de renome no mercado.
Licenciada em Matemática,Mestra em Educação em Ciências e Matemática.
Estudo da educação midiática como direito ao exercício de cidadania. Reflexão sobre os aspectos de uso seguro, responsável e crítico de plataformas e recursos tecnológicos. Análise do contexto social, político, econômico e cultural à chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os impactos ao exercício da cidadania.
Advogado, especialista em Direito Digital, Contratos e Responsabilidade Civil e sócio do Cabanellos Advocacia.
Professor PUCRS
Impactos da revolução digital na gestão do trabalho. Estabelecimento de relações entre planejamento e tecnologias digitais e as potencialidades ao mundo trabalho. Busca de compreensão sobre a importância de ferramentas de marketing digital, CRM e Analitycs para a gestão educacional com vistas ao ingresso, acompanhamento e personalização pedagógica que impacte os indicadores de permanência, fracasso e desistência e qualidade educacional.
Publicitária pela (PUCRS), pós-graduada em Docência do Ensino Superior (SenacSP) e Marketing (ESPM) e mestre em Comunicação pela Unisinos.
Professora, publicitária e doutora em Comunicação Social.
Estudo de conceitos e da aplicabilidade educativa de jogos digitais, games e gamificação. Busca de compreensão dos princípios basilares e das etapas da gamificação. Análise de estratégias de gamificação em contextos educativos.
CLO e Cofundadora da SG Aprendizagem Corporativa com mais de 25 anos de experiência em liderança, aprendizagem corporativa e empreendedorismo.
Professor PUCRS
Discussão do papel da gestão em plataformas e ambientes educacionais. Reflexão sobre abordagens e trilhas curriculares, objetos de conhecimento, recursos e comunicação de experiências educativas personalizadas. Investigação sobre a gestão de práticas pedagógicas baseadas projetos inter/transdisciplinares que têm como princípios a educação pela pesquisa, os desafios sociais, a colaboração, a criticidade e a criatividade produzidas em redes de interação tecnológicas digitais. Discussão sobre as competências profissionais e a gestão da formação docente para/em contextos tecnológicos digitais.
Jornalista especializada em Ciência e Tecnologia (UFMT), mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA).
Professor PUCRS
Estabelecimento de relações entre o advento da cibercultura e as tecnologias digitais. Busca de compreensão das definições e dos princípios de Inteligência Artificial, Internet das coisas, Realidade Virtual e Aumentada. Investigação sobre a aplicabilidade da Inteligência Artificial, Internet das coisas e Realidade Virtual e Aumentada no contexto educativo.
Pós-doutor pela Universidade de Stanford; Doutor e Mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, cientista da computação pela Unicentro.
Professor PUCRS
Reflexões sobre as juventudes contemporâneas. Análise da influência dos fatores socioculturais sobre a construção da identidade e na qualidade das interações na escola.
Licenciado em Pedagogia e Filosofia, possui pós-doutorado no Institute of Education da Universidade de Londres e no Michel Foucault Centre da Sorbonne em Paris.
Professora PUCRS
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?