PÓS-GRADUAÇÃO
ESG e Reputação: da estratégia à implantação
Confira os benefícios e disciplinas do curso PUCRS Online
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
Confira as disciplinas
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Negociações multilaterais e acordos ambientais no contexto de mudanças climáticas; políticas socioambientais nacionais: desenvolvimento sustentável gradualmente passando de voluntário a obrigatório; os conceitos de mudança climática sobre diferentes óticas: adaptação, resiliência, perdas e danos; riscos associados às mudanças climáticas; os quatros pilares da justiça climática: distributiva, processual, de reconhecimento e intergeracional.
Andréia Coutinho Louback
Uma das principais vozes nos debates de gênero, justiça climática e desigualdades raciais no Brasil.
Augusto Mussi Alvim
Doutor em Economia, com experiência em agronegócios e meio ambiente.
Conceito do desenvolvimento sustentável; histórico e evolução; Relatório Nosso Futuro Comum; Metas do milênio; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Responsabilidade social corporativa; Fundamentos de Sustentabilidade Corporativa; Tipologia de organizações sustentáveis.
Maira de Cassia Petrini
Doutora em Administração, pesquisadora e atua em projetos para o fortalecimento da agenda de sustentabilidade e negócios de impacto.
Maurício Schaidhauer
Professor PUCRS
Introdução e conceitos de governança coorporativa; Princípios básicos de governança coorporativa; Agentes de governança coorporativa; Estruturas de Governança Corporativa; Código de ética e/ou conduta; Melhores práticas e futuros cenários da governança coorporativa; Definição e conceito de compliance; Elaboração e Implementação do Programa de Compliance.
Christian K de Lamboy
Executivo, professor e especialista em Auditoria Contábil, Compliance e Gestão de Riscos
Mariana Ferreira dos Santos
Advogada, conselheira empresarial e auditora. Diretora de ESG do IIAC.
Contextualização das pautas relacionadas à cidadania na cultura e gestão das empresas, com ênfase para a promoção da reflexão sobre valores e práticas voltadas para à diversidade e inclusão. Direitos sociais, diversidade cultural, igualdade de gênero, diversidade sexual e inclusão social, na perspectiva de organizações inclusivas e sustentáveis.
Roberta Faria
CEO da MOL Impacto, vencedora do Prêmio Empreendedora Social da Folha de S.Paulo
Inês Amaro da Silva
Professora, doutora em Educação, consultora em desenvolvimento humano.
A evolução do conceito de sustentabilidade e a Economia Ecológica. A importância do conceito de sustentabilidade no contexto corporativo e o Triple Botton Line. O movimento ESG no contexto da sustentabilidade socioambiental. A ideia de capitalismo consciente. A consolidação da proposta de capitalismo regenerativo.
Thomas Eckschmidt
Empreendedor multipremiado e responsável por trazer o Movimento Capitalismo Consciente para a América Latina
Ely Jose de Mattos
Doutor em Economia Aplicada, professor e pesquisador.
Princípios e práticas de investimento em ESG. Instrumentos financeiros emitidos por empresas e entidades governamentais que incorporam critérios ambientais, sociais e de governança em suas operações. Avaliação, seleção e gerenciamento de títulos ESG. Estratégias de investimento em títulos ESG e sua relação com as tendências globais de finanças sustentáveis.
Marcel Fukayama
Empreendedor Social responsável por trazer o Sistema B para o Brasil
Rafael Disconzi Rodrigues
Professor de Finanças e especialista em estratégias de investimento.
+
-
Processos relacionados ao gerenciamento de riscos (operacionais, estratégicos e financeiros) em ESG. Efeitos da transparência nas práticas ESG. Ética no contexto empresarial. Tolerância a práticas negligentes de gestão. Importância de uma boa estrutura de gestão de riscos e reputação em ESG.
Grace Garbaccio
Professora da École de Management – Université Paris 1 – Pantheon Sorbonne com Pós-doutorado pela Instituição.
Fernanda Golbspan Lutz
Doutora em Estratégia e Mestre em Inovação e Sustentabilidade.
As pessoas e o verdadeiro diferencial competitivo das organizações. Visão compartilhada e senso de propósito. Inovação e segurança psicológica. Liderança, influência e relações de poder. As novas relações de trabalho e a crise das motivações. Políticas de gestão de pessoas e alinhamento estratégico. Mudança e transformação cultural.
Marc Tawil
Estrategista de Comunicação, palestrante, educador e LinkedIn Top Voice
André Hartmann Duhá
Professor, Consultor, Mestre em Administração, Doutor em Psicologia.
Discussão sobre o papel da liderança no desenvolvimento e na manutenção negócios alinhados ao desenvolvimento sustentável. Exploração e compreensão a respeito de liderança sustentável. Apresentação de modelos de liderança descentralizadas e movidos por valores. Reflexão sobre casos, práticas e impactos de uma liderança sustentável. Desafios e oportunidades de modelos de negócios em tempos incertos.
Anna Luísa Beserra
Empreendedora de Impacto e Fundadora da SDW
Judith Elba Merlo Ferrán
Professora PUCRS e Consultora em desenvolvimento de lideranças.
Aproximações entre as práticas e os discursos relacionados aos pilares reputacionais. O papel da comunicação como colaboradora na formação de vínculos sensíveis com os públicos de interesse. Estratégias reputacionais autênticas que promovem confiança, credibilidade e valor de marca. Indicadores e técnicas de mensuração de reputação organizacional. Pratica, mediante estudos de casos, como ocorre a gestão reputacional na contemporaneidade.
Michel Blanco
Head Global de Relações Públicas da Natura com mais de 20 anos de experiência em comunicação e jornalismo
Denise Pagnussatt
Professora de graduação e pós-graduação, doutora em Comunicação.
Reflexão sobre os desafios para a construção de marcas e gestão de um portfólio de produtos e serviços adequados às práticas de sustentabilidade e impacto social. Relações destas práticas com a proposta de valor e com a reputação da marca.
Marcel Vieira
Coordenador de Marketing, Especialista em Gestão de Marcas e Diretor de Criação.
Lara Corrêa Ely
Jornalista, especialista em ESG e empreendedora na @ecohistorias.
Finanças sustentáveis: rentabilidade, geração de caixa e sustentabilidade. Geração de valor sustentável. Gestão de riscos relacionados à sustentabilidade e ESG. Regulamentação e compliance em sustentabilidade. Mensuração e monitoramento de indicadores ESG e reflexos na contabilidade e relatórios corporativos.
Samir Hamra
Diretor da Consultoria Latimpacto e Especialista em Negócios de Impacto e Organizações Filantrópicas
Sandra Belloli de Vargas
Professora PUCRS
+
-
Ecossistemas: conceito e objetivos. Os elementos constitutivos e a organização dos ecossistemas de inovação. Dinâmica e tipologia dos ecossistemas de inovação: parques científicos, incubadoras, aceleradoras e hubs de inovação. O impacto como propósito e seu papel na estratégia dos ecossistemas de inovação. A agenda 2030 e os ecossistemas de impacto.
Jorge Luis Nicolas Audy
Especialista em Agile Coach e Scrum Master
Gabriela Cardozo Ferreira
Doutora em Administração, professora e consultora em inovação e ESG.
Economia circular e os desafios das mudanças no padrão de produção e de consumo linear da sociedade. Criação de valor através de modelos de negócios circulares, do design regenerativo de materiais, produtos e sistemas compartilhados. Geração de impacto positivo nos ecossistemas industriais e a promoção de inovações sustentáveis na transição para um modelo circular para a sociedade.
Beatriz Luz
Especialista em economia circular e ex-diretora de Relações Institucionais no Comitê de Cleantech da Abstartups
Kellen Fraga da Silva
Professora PUCRS
Organizações Hibridas e Empresas sociais e suas delimitações. Negócios de impacto socioambiental: um novo modelo de negócio, um novo mercado, novas possibilidades. Logica social e lógica de mercado: Tensões do hibridismo
Rachel Añón
Sócia-fundadora da ponteAponte, consultoria que promove a facilitação de diálogos que potencializam ações emergentes socioambientais
Maira Petrini
Professora, Palestrante e Mentora Sustainability| ESG | Impact Business.
Comunicação estratégica como dimensão central para gestão da reputação e alcance dos objetivos e resultados organizacionais/empresariais. Perspectivas e práticas de comunicação contemporâneas com foco em ESG das/nas organizações. Desafios e responsabilidades da comunicação no contexto ESG e de gestão da reputação. Estratégias de comunicação para potencializar as dimensões de ESG, da implantação à visibilidade. Riscos e oportunidades das
Rodolfo Guttilla
Expert com influência internacional nos campos de ética empresarial, comunicação organizacional e sustentabilidade
Lidiane Ramirez de Amorim
Professora PUCRS
Conhecimento sobre a dinâmica de riscos, eventos críticos e crises e seus impactos reputacionais. Mapeamento de riscos e vulnerabilidades. Eventos críticos e planos de contingências. Gestão de crises de reputação. Monitoramento e diálogo como práticas de comunicação no contexto de crises reputacionais. Potencialização das crises nas ambiências digitais. Aprendizados pós-crises
Ana Flávia Bello
Professora da área da Comunicação, Consultora e Palestrante em gerenciamento de crises referente a reputação das marcas.
Julia Machado Biasibetti
Especialista em Comunicação e Gestão de Crises de Imagem e Reputação.
Estratégias de relacionamento e legitimação da reputação organizacional. O lugar do diálogo no estabelecimento de vínculos com stakeholders. Desafios e oportunidades de comunicação na interface com os conceitos e as práticas de ESG.
Fernanda Bornhausen
Inovadora Serial, líder estratégica, empresária e palestrante e fundadora da Social Good Brasil
Francielle Benett Falavigna
Professora e doutora em comunicação social.
Compreensão dos aspectos teóricos da economia criativa e da cultura no contexto atual. Conceituações com práticas da produção e distribuição de produtos relacionados com a Indústria Criativa, que visam abordar e disseminar a cultura. Apresentação de exemplos que utilizam a cultura e a criatividade para a criação de valor e inovação para o desenvolvimento de bens materiais e imateriais.
Jane Blandina
Experiência de mais de 14 anos na área de inovação, tecnologia, gestão de projetos e programas voltados para pequenos negócios.
Paula Regina Puhl
Doutora em Comunicação e pesquisa Indústria Criativa e Moda.
Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
CRONOGRAMAComo funciona?
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?
ENTENDA AQUI