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Espiritualidade e Estudos da Consciência
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As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
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Estrutura e função do sistema nervoso central. Aspectos celulares e moleculares fundamentais. Bases neurofisiológicas do comportamento instintivo e emocional. Propriedades do cérebro humano: maleabilidade para adaptação e aprendizado; habilidade de sincronização mental coletiva em torno de tarefas, objetivos ou crenças; capacidade de abstração. Singularidade da mente humana como microcosmo e sua relevância na criação de uma concepção de universo. Organograma neurocelular, circuitos funcionais e comportamento humano. Neurogênese, neurotransmissão e plasticidade sináptica. Conexões sinápticas e experiências existenciais. Evolução adaptativa do ser humano, processos neurobiológicos e experiência religiosa na atividade cerebral. Desenvolvimento humano e religiosidade.
Jeferson Machado Batista Sohn
Bacharel em Biomedicina pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil e mestre em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná.
Carla Adriane Royer
Professora PUCRS
Neurociência e mindfulness. Mindfulness e psicoterapia. Mindfulness como capacitação para concentração, foco e equilíbrio emocional em um mundo acelerado e caótico. Integração corpo e mente, sentimentos e pensamentos. Atenção plena no presente e potencialização cognitiva sem exacerbação mental e afetiva. Mindfulness, meditação e redução do estresse. Qualidade profissional e qualidade de vida.
Camila Vorkapic
Neurocientista, bióloga e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia/UFRJ
Wagner de Lara Machado
Professor PUCRS
Estudo sobre as questões transcendentais da realidade humana. Contraponto entre os métodos tradicionais do filosofar e os dados emergentes das neurociências. Problematização entre as diferentes formas de compreensão da consciência humana e da transcendência. Relação entre neurofilosofia, metafísica e transcendência. Abordagem de questões existenciais a partir da subjetividade.
Nythamar de Oliveira
PhD em Filosofia, Pesquisador do CNPq e coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia no Instituto do Cérebro (InsCer)
Elisangela Pereira Machado
Professora PUCRS
Princípios da neurolinguística. Ouvintes e proclamadores: espiritualidade e oração como processo dinâmico entre silêncio e palavra. Linguagem da oração: estudo neurolinguístico a partir da espiritualidade. Espiritualidade e qualidade de vida: balanço entre razão, emoção e fé. Neurociência e meditação: benefícios da espiritualidade. Programação neurolinguística, espiritualidade e transcendência: busca consciente por aprimoramento.
Daniela Martí Barros
Neurocientista e autora de mais de uma centena de artigos e capítulos de livros publicados em renomadas revistas científicas.
Aline Amaro da Silva
Professora PUCRS
Fundamentos teóricos e práticos da neuropsicologia. Critérios para o diálogo entre diferentes paradigmas científicos. Ciências naturais e teologia: neurociências, psicologia e fé. Fé no contexto das neurociências. Instinto e funções neocorticais na teoria do apego. Segurança psíquica no desenvolvimento humano e na constituição do ser: estresse, trauma, luto e fé no resgate do psiquismo. Plasticidade neuronal e enfrentamento de adversidades ao longo da vida. Função psíquica da meditação, da ascese e da prática religiosa: de Freud e Pfister até hoje. Sabedoria como critério de relação entre religião, psicopatologia e saúde mental. Saúde mental como equilíbrio e sentido da vida. Psicologia clínica, autoconhecimento e autonomia nas relações entre ser, crer, sentir, pensar e agir para o cuidado integral.
Leandro Lopez da Silva
Psicólogo formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialista em Terapia Sistêmica, individual, casal e família pelo Centro de Estudos da Família e do indivíduo RS (CEFI).
Ana Paula Reis da Costa
Professora PUCRS
Processos neurobiológicos e experiências subjetivas. Neurociências, crenças e experiências religiosas ou espirituais. Bases neurológicas das experiências espirituais ou místicas. Teologia e neurociências. Tecnociência, pós-humanismo e transcendência. Neuroteologia e natureza da experiência religiosa.
Érico João Hammes
Teólogo com doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, com licenciatura em Filosofia.
Daniel D'Agnoluzzo Zatti
Professor PUCRS
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Educação, autoconhecimento e espiritualidade. Educação da interioridade no atual contexto histórico. Espiritualidade, aprendizado e educabilidade. Pedagogia da admiração e do encontro como formas de desenvolvimento espiritual. Espiritualidade como caminho de equilíbrio de pensamentos, impulsos, afetos e emoções. Espiritualidade e valores: o ser humano como ser axiotrópico. Espiritualidade e sentido da vida.
Rogério Alencar Ferraz de Andrade
Doutor em letras pela UNIRITTER/UCS, MBA em Recursos Humanos pela UNINTER e mestre em Educação pela UFSM.
José Gabriel Perissé Madureira
Professor PUCRS
Espiritualidade como dimensão constitutiva da pessoa humana. Espiritualidade como elemento estruturante na integração pessoal e nas relações humanas em sociedade. Espiritualidade como projeto de vida: coerência entre crenças e ações, busca de autenticidade. Especificidade da espiritualidade cristã e sua incidência na esfera pública. Relevância pública da fé cristã. Espiritualidade cristã, profundidade e profetismo: conversão pessoal e socioestrutural.
Bernhard Grümme
Renomado teólogo católico romano-alemão e professor de educação religiosa na Universidade do Ruhr.
Érico João Hammes
Professor PUCRS
Espiritualidade como projeto e estilo de vida. Experiência e leitura plural da Revelação de Deus: proceder por aproximações interpretativas. O encontro entre as religiões como sinal dos tempos. Economia da Revelação divina e diálogo entre as religiões. O significado soteriológico e o valor mediador das religiões. Religiões do mundo e manifestação do Reinado de Deus. O paradoxo do exclusivismo religioso. A alteridade irredutível das religiões. Emergência de uma espiritualidade ecumênica planetária. O diálogo entre as religiões em prol de uma cultura e de uma espiritualidade de paz e não violência. Intolerância e violência religiosa como demonização do diferente. O outro visto como ameaça. Caminho para a paz e não violência à luz da cristologia. Resolução criativa e não violenta de conflitos. Ethos planetário de paz e não violência.
Rudolf Eduard von Sinner
Doutor em Teologia e Ministro ordenado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Tiago de Fraga Gomes
Professor PUCRS
Mudanças antropológicas na era da conectividade: comunicação, linguagem, relação, cultura e sociedade. A questão de Deus na ambiência digital. Fundamentos teológicos para a vivência interpessoal da fé mediada pelas TICs. Cybergrace: as espiritualidades que emergem da rede. Detox, ascese e etiqueta digital: construindo um equilíbrio dinâmico para o ser humano. A redescoberta do discernimento: passos para a conexão e o compartilhamento consciente da vida. Ação contemplativa e contemplação ativa: bases da espiritualidade inaciana para a era digital.
Moisés Sbardelotto
Doutor em Comunicação, atua na pesquisa, ensino e consultoria na área e em Comunicação Religiosa há quase duas décadas.
Aline Amaro da Silva
Professora PUCRS
Conceitos e definições sobre saúde e espiritualidade. O cuidado do corpo, mente, emoções, espírito e relacionamentos. Atenção integral ao paciente no contexto dos seus valores, crenças, cultura e comunidade. Terapias complementares com base em evidências de segurança e eficácia. Promoção da saúde e bem-estar.
Harold Koenig
Premiado psiquiatra, ex-editor-chefe do International Journal of Psychiatry in Medicine e é o atual Editor Associado do Journal of Religion and Health.
André Luis Fernandes Palmini
Professor PUCRS
Fundamentação teológica da espiritualidade. Especificidade e fontes da espiritualidade cristã. Estudo da espiritualidade no Antigo Testamento, no Novo Testamento e na História da Igreja tendo como referencial Jesus Cristo, a cruz e a ressurreição. Fundamentos pneumatológicos da espiritualidade. A dinamicidade da espiritualidade no tempo e no espaço: paradigmas e modelos de espiritualidade. Espiritualidade, oração e celebração da fé. Características da espiritualidade no contexto latino-americano.
Rafael Martins Fernandes
Doutor em Teologia Sistemática, pesquisador e presbítero da Arquidiocese de Porto Alegre.
Ludinei Marcos Vian
Professor PUCRS
Filosofia e autoconhecimento. Complexidade da condição humana: da filosofia clássica ao pensamento contemporâneo. Inquietude existencial e desorientação do ser. Aprimoramento do potencial humano transformador. Conhecimento transformador, ascendência do ser e consistência existencial. Filosofia como teoria e prática existencial. Filosofia, espiritualidade e propósito de uma vida autêntica. Filosofia e espiritualidade como busca da sabedoria.
Sérgio Augusto Sardi
Coordenador do Projeto de Pesquisa Mantanologia do Filosofar e Idealizador e fundador das Olimpíadas de Filosofia com Crianças.
Elisangela Pereira Machado
Professora PUCRS
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Meditação na Bíblia: estudo semântico e teológico. Hermenêutica bíblica e meditação cristã. Espiritualidade bíblica e meditação. Sagrado, oração e transcendência no judaísmo e no cristianismo. O shalom judaico como princípio de espiritualidade e conexão. Centralidade da Palavra de Deus na meditação israelita. A natureza como caminho de conexão interior: estudo de textos do Pentateuco. Espiritualidade profética e leitura da vida: contemplação, imaginação, memória, emoções. Lugares vivenciais da vida oracional de Israel. Salmos como caminho de espiritualidade e meditação da vida e da Palavra de Deus. Sabedoria de Israel: meditação sobre a vida à luz da espiritualidade. Meditação sobre o Antigo Testamento feita pelo Novo Testamento. Métodos e técnicas de meditação bíblica. Leitura Orante da Bíblia: estudo histórico e técnicas aplicadas.
Fabrizio Zandonadi Catenassi
Graduado em Teologia com mestrado e doutorado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Ludinei Marcos Vian
Professor PUCRS
Espiritualidade monástica nos séculos V e VI (Antiguidade Tardia e Alta Idade Média). Vida monástica: clausura, ascetismo, austeridade, ascese e disciplina. Arquétipo monástico e meditativo: Santo Antão do Egito (séculos III e IV). Primeiros monges cristãos: eremitas ou anacoretas. Movimento cenobítico (século VI) e a formação de comunidades monásticas e mosteiros orientais e ocidentais. Figura emblemática do monaquismo oriental (São Basílio) e ocidental (São Bento de Núrsia). Espiritualidade monástica atual como alternativa para um aprofundamento espiritual: encontro pessoal e com Deus. Silêncio e prática ascética. Espiritualidade monástica e amadurecimento da personalidade pelo caminho da fé.
Ronel Alberti da Rosa
Professor, acadêmico e doutor em Filosofia.
Filipe Mirapalheta Oliveira
Professor PUCRS
Abordagem da questão da antropologia filosófica na contemporaneidade, a partir de interfaces com outros saberes e tradições. Os desafios socioantropológicos da compreensão de ser humano na contemporaneidade. Construções culturais sobre corpo e sexualidade. Humanismo, pós-humanismo e transumanismo. A questão contemporânea da dignidade humana.
Draiton Gonzaga de Souza
PhD em Filosofia, premiado pela maior organização alemã de intercâmbio acadêmico
Pedro Savi Neto
Pesquisador e professor na área da Ética e Direitos Humanos.
Impactos da meditação no cérebro, na mente e no corpo. Meditação como arte de serenar. Prática da meditação essencial: harmonia mental e paz interior. Oração contemplativa. Técnicas de meditação.
Monja Coen
Missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen-Budismo, Monja é autora de 20 livros e promove o princípio da não violência ativa e da cultura de paz.
Sérgio Augusto Sardi
Professor PUCRS
Filosofia como ócio criativo e contemplativo. Contemplação filosófica. Filosofia como arte do bem-viver. Filosofia, redescoberta existencial e busca da felicidade autêntica. Filosofia e meditação.
José Gabriel Perissé Madureira
Filósofo, pós-doutor e referência em Filosofia da Educação
Sérgio Augusto Sardi
Professor PUCRS
Diferença entre iconografia e arte decorativa. Ícone como unidade artística, espiritual e litúrgica que conecta à oração, à fé e à vida da Igreja. Tradição iconográfica canônica. Iconografia bizantina através dos tempos. Iconografia como janela ou meio de comunicação com Deus e com a transcendência. Ícone como revelação e proclamação da Palavra de Deus e da Verdade Divina. O testemunho iconográfico da Encarnação Divina. O anúncio iconográfico do Reinado de Deus.
Filipe Mirapalheta Oliveira
Mestre em Teologia Sistemática, Iconógrafo e Padre da Diocese de Novo Hamburgo.
Ronel Alberti da Rosa
Professor PUCRS
Liturgia cristã e contemplação como manifestação da interioridade do ser humano enquanto criatura capaz de Deus. Níveis da fé: antropológica, religiosa e teológica. Oração do coração: a mística como escuta do Inaudível e disposição à contemplação e abertura ao Mistério Absoluto. Contemplação como janela para o infinito. Desafio do caminho espiritual como possibilidade de escuta, acolhida e disponibilidade. Liturgia cristã como espaço de encontro e peregrinação compartilhada.
Luiz Carlos Susin
Foi membro do Comitê de Redação da Revista Internacional de Teologia Concilium por quinze anos (2000-2015) e atualmente atua em seu comitê científico. Foi presidente da Associação de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) no triênio 1998-201, da qual é cofundador.
Thiago De Moliner Eufrásio
Professor PUCRS
Ser humano biopsicossocial e espiritual. Crises existenciais, estresse, ansiedade. Pluralismo e desorientação axiológica. Valores criativos, vivenciais e atitudinais. Liberdade, vontade e motivação. Consciência e responsabilidade. Superação de conflitos que geram sofrimentos. Situações difíceis como oportunidades de crescimento e amadurecimento: capacidade de transcender. Logoterapia como psicoterapia centrada no sentido. Presença ignorada de Deus. Logoterapia e contemplação.
Gustavo Arns
Idealizador do Congresso Internacional de Felicidade e do Festival de Felicidade
Luciano Marques de Jesus
Professor PUCRS
Estudo dos métodos e instrumentos para elaboração de projetos e trabalhos científicos. Técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. Estruturas e esquemas de trabalhos de conclusão, de projetos de pesquisa e de artigos científicos. Técnicas de estudos.
Leonardo Agostini
Filósofo, professor e diretor da Escola de Humanidades da PUCRS
Tiago de Fraga Gomes
Professor PUCRS
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