PÓS-GRADUAÇÃO
Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica
Confira os benefícios e disciplinas do curso PUCRS Online
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
Confira as disciplinas
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
A anamnese farmacêutica. A interação com o paciente. O contexto social do paciente e suas repercussões. A coleta das informações, a elaboração e o registro da anamnese. A verificação de sinais e sintomas. A avaliação clínica por sistemas. As terminologias de anamnese e semiologia farmacêutica.
Alfredo Dias Oliveira Filho
Farmacêutico, professor e pesquisador da Universidade Federal de Sergipe.
Luciana Mello de Oliveira
Professora PUCRS
Os aspectos bioéticos e legais que sustentam a prática farmacêutica clínica nos âmbitos de atuação do Farmacêutico. As questões éticas que emergem do campo teórico e prático e que permeiam o cotidiano do farmacêutico integrado às equipes multiprofissionais de saúde.
Letícia Farias Gerlack
Membro do grupo de interesse em Assistência Farmacêutica da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia GIAF SBGG/RS.
José Roberto Goldim
Professor PUCRS
O processo adequado de comunicação com pacientes, cuidadores, família, equipe de saúde e sociedade, incluindo a utilização dos meios de comunicação de massa. A promoção de discussões de casos clínicos de forma integrada com os demais membros da equipe de saúde. O desenvolvimento e a participação em programas educativos para grupos de pacientes e para treinamento e educação continuada de recursos humanos na área da saúde.
Maria Julia Paes da Silva
Doutora, autora, pesquisadora e ex-professora da USP com livre docência na área de comunicação interpessoal.
Maria Cristina Lore Schilling
Professora PUCRS
Os princípios gerais da farmacologia clínica e terapêutica nas diversas patologias. A farmacocinética: dinâmica de absorção, distribuição, biotransformação e excreção dos fármacos e, consequentemente, no ajuste de doses e nos esquemas posológicos. A otimização terapêutica e a avaliação farmacoterapêutica. A utilização racional de medicamentos. A seleção de tratamentos de eleição e alternativos. A farmacoterapia baseada em evidências científicas. As doenças vivenciadas em ambiente hospitalar e ambulatorial. Os processos terapêuticos e fisiopatológicos.
Paulo Caleb Júnior de Lima Santos
Farmacêutico com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais.
Raquel Rhoden Sindermann
Professora PUCRS
Os aspectos gerais sobre o cuidado farmacêutico. A relação de cuidado centrada no paciente. A contextualização da assistência à saúde no Brasil e do processo saúde-doença. O papel do farmacêutico na promoção à saúde na perspectiva da interdisciplinaridade, do trabalho da equipe multiprofissional e da importância das relações interprofissionais. A introdução dos aspectos teóricos da prática farmacêutica clínica e conceitos envolvidos. O planejamento e a avaliação da farmacoterapia. A implantação de um sistema de farmácia clínica em todos os níveis de atenção, com base em uma visão gerencial e as implicações sociais do cuidado farmacêutico.
Fernanda Bueno Morrone
Graduada em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas com doutorado e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Luís César de Castro
Professor PUCRS
Análise dos princípios epidemiológicos para o uso crítico da literatura científica. Análise dos elementos de medicina baseada em evidências.
Taís Freire Galvão
Professora associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas.
Em breve
Professor PUCRS
+
-
A prescrição farmacêutica de medicamentos quanto aos aspectos legais e técnicos. A identificação das necessidades do paciente relacionadas à saúde. A definição do objetivo terapêutico. A seleção da terapia ou as intervenções relativas ao cuidado à saúde, com base em sua segurança, eficácia, custo e conveniência, dentro do plano de cuidado farmacêutico. A redação da prescrição. A orientação ao paciente. A avaliação dos resultados. A documentação do processo de prescrição.
Patrick Luis Cruz de Sousa
Doutorando, professor de pós-graduação e sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica.
Rodrigo Silveira Pinto
Professor PUCRS
A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: criança e adolescente. A promoção do cuidado integral à saúde da criança até a adolescência. A epidemiologia. Os aspectos clínicos, fisiológicos e fisiopatológicos. As principais doenças que acometem crianças e adolescentes. A abordagem por linhas de cuidado/sistema orgânico. A discussão das melhores intervenções terapêuticas disponíveis. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, orientação e auxílio na administração de medicamentos, bem como acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.
Sandra Cristina Brassica
Farmacêutica Bioquímica e preceptora do Programa de Residência em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica da USP.
Maitê Telles dos Santos
Professora PUCRS
A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: adulto. A promoção do cuidado integral à saúde da mulher e do homem, bem como as condições específicas de cada fase do desenvolvimento do adulto, e as doenças e as neoplasias mais prevalentes. A epidemiologia. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, voltadas para prevenção, orientação e auxílio na administração de medicamentos, bem como no acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.
Maria Cristina Werlang
Professora, farmacêutica e especialista em Farmácia Clínica.
Liliana Rockenbach
Professora PUCRS
A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: adulto. A promoção do cuidado integral do adulto, especificamente mente e cérebro. A epidemiologia. O impacto das doenças neurológicas e dos transtornos mentais que ocorrem na população adulta. O desenvolvimento normal ou alterado dos pacientes em avaliação, através da história e anamnese. Os instrumentos para avaliação de funcionamento mental e neurológico. A fisiopatologia, sinais, sintomas e psicodinâmica das doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos mais prevalentes no adulto. Os métodos diagnósticos clínicos, laboratoriais e por imagens das doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos. O tratamento das doenças neurológicas e transtornos psiquiátricos. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.
David M. Taylor K
Professor, autor e editor, foi escolhido em 2014 um dos principais líderes clínicos do NHS - Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.
Vanessa Sgnaolin
Professora PUCRS
A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: adulto. A promoção do cuidado integral à saúde do adulto, especificamente as doenças mais prevalentes. A epidemiologia. Os aspectos clínicos, fisiológicos e fisiopatológicos. As principais doenças que acometem o adulto. A abordagem por linhas de cuidado/sistema orgânico: cardiovascular, endócrino, renal, respiratório, digestório, musculoesquelético, oncológico e manejo da dor. A discussão das melhores intervenções terapêuticas disponíveis. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, orientação e auxílio de pacientes na administração de medicamentos, bem como acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.
Silvia Storpirtis
Professora de Farmácia na USP e coordenadora nacional do projeto de implantação da rede de apoio à assistência farmacêutica do SUS.
Bruno Simas da Rocha
Professor PUCRS
A abordagem do cuidado farmacêutico através do ciclo de vida: idoso. A promoção do cuidado integral à saúde do idoso. A epidemiologia. As alterações farmacocinéticas e farmacodinâmicas do envelhecimento. Os aspectos clínicos, fisiológicos e fisiopatológicos. As principais doenças que acometem o idoso. O tratamento farmacológico, a polifarmácia, os medicamentos potencialmente inapropriados, os efeitos adversos, as possíveis interações medicamentosas e a adesão ao tratamento farmacológico. A discussão das melhores intervenções terapêuticas disponíveis. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, orientação e auxílio de pacientes na administração de medicamentos, bem como acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.
Edgar Nunes de Moraes
Doutor em Infectologia e Medicina Tropical e Consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde na área de Saúde do Idoso.
Vanessa Sgnaolin
Professora PUCRS
O cuidado farmacêutico para o paciente crítico. A epidemiologia. Os aspectos clínicos, fisiológicos e fisiopatológicos. A discussão das melhores intervenções terapêuticas disponíveis. O desenvolvimento de ações de cuidado farmacêutico, orientação e acompanhamento da evolução clínica decorrente do tratamento farmacológico. As principais ferramentas empregadas na rotina do farmacêutico clínico.
Michelle Silva Nunes
Graduada em farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010). Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva do adulto pelo Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL/UFRN (2013).
Luciana Mello de Oliveira
Professora PUCRS
Os principais modelos de prática de intervenção farmacêutica. O acompanhamento da farmacoterapia e o rastreamento em saúde. O planejamento e a sistematização da prática de farmácia clínica. A organização e interpretação dos dados do paciente, a fim de proceder à avaliação farmacêutica. A emissão de parecer farmacêutico. A solicitação e a avaliação dos exames clínico-laboratoriais do paciente.
Maely Peçanha Fávero Retto
Farmacêutica, tecnologista em Farmácia Hospitalar do Instituto Nacional de Câncer e do Hospital Municipal Miguel Couto.
Bruno Simas da Rocha
Professor PUCRS
A Farmácia Digital. As definições sobre telessaúde, telefarmácia, telecuidado farmacêutico e as estratégia emergente. A prestação de serviços farmacêuticos clínicos de forma remota. A utilização de tecnologias de informação e as telecomunicações. O acesso ao serviço de acompanhamento farmacêutico. O alcance em localidades remotas e em condições de saúde que limitam a mobilidade. A implementação e a organização dos serviços farmacêuticos prestados.
Agnes Nogueira Gossenheimer
Chefe do Cuidado Farmacêutico na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul e responsável pelo Telecuidado Farmacêutico.
Em breve
Professor PUCRS
Os conceitos, a classificação, a identificação e o manejo dos problemas relacionados aos medicamentos. O uso de tecnologias aplicadas na busca pelo uso racional de medicamentos e prevenção de iatrogenias medicamentosas na prática da farmácia clínica. A Farmacovigilância, a segurança do paciente, os erros de medicação e as interações medicamentosas. A promoção da cultura da segurança. O reconhecimento da segurança do paciente como uma dimensão essencial da qualidade da gestão e do cuidado.
Salvador Gullo
Pós Doutor em Segurança do Paciente pela San Diego State University e especialista em cirurgia digestiva e transplante de órgãos abdominais.
Ana Lígia Bender
Professora PUCRS
Os conceitos, contextualização histórica e aspectos éticos e legais da Atenção Farmacêutica Domiciliar. Os objetivos e benefícios do Home Care. As perspectivas. O direito do paciente. O trabalho em equipe multidisciplinar. O farmacêutico no Home Care. As rotinas. O plano de saúde. O esclarecimento aos pacientes e familiares. A visita domiciliar. O plano de cuidados farmacêuticos. A promoção e a prevenção da saúde. A atenção domiciliar e as políticas públicas.
Alexandre Ferraz Fonseca
Especialista em atendimento ao público e conhecido como o Farmacêutico da Vizinhança.
Cristiani Silveira Netto Trentin
Professora PUCRS
+
-
Modelos de avaliação e certificação de qualidade de serviços de saúde. Acreditação como ferramenta de gestão da qualidade. Princípios da acreditação em saúde. Processo de acreditação. Métodos e técnicas que podem promover melhoria contínua dos processos. Metas de qualidade e segurança. Programas de gestão de risco assistencial.
Helena Barreto dos Santos
Médica doutora em Epidemiologia e pesquisadora na área de Infecção Hospitalar
Márcio Neres dos Santos
Professor PUCRS
Os conceitos, os modelos, as melhores práticas, o networking e as ferramentas de gestão de pessoas nos cenários em saúde. A coordenação, a supervisão, a auditoria, a acreditação e a certificação de ações e serviços no âmbito das atividades clínicas do farmacêutico.
Sidnei Oliveira
Especialista em desenvolvimento pessoal e profissional de diferentes gerações
Renata de Rezende Lovera Tomasi
Psicóloga, especialista em Dinâmica dos Grupos, docente da PUCRS.
A consulta farmacêutica em consultório farmacêutico ou em outro ambiente adequado. A privacidade do atendimento. O consultório farmacêutico com plano de negócios, portfólio de serviços, programas de saúde entre outros.
Roberto Canquerini da Silva
Farmacêutico, Gerente de Serviços de Saúde na Rede São João e ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia do RS.
Liamara Andrade
Professor PUCRS
Liderança, motivação e engajamento. Gestão estratégica de pessoas. Cultura e mudança organizacional. Formação e desenvolvimento de equipes de alta performance. Atração e retenção de talentos na área da saúde. Desenvolvimento de pessoas e avaliação do desempenho. Remuneração, reconhecimento e recompensas.
Leandro Firme
CEO da Unimed Porto Alegre, Indicado pela revista HCM (HealthCare Management) como uma das 100 pessoas mais influentes na saúde
Crismeri Delfino Corrêa
Professora PUCRS
Desenvolvimento de um trabalho escrito, em uma das áreas da Farmacêutica Clínica e Atenção Farmacêutica, no formato de artigo de revisão ou original, ou ainda como projeto de pesquisa.
Inajara Rotta
Farmacêutica, graduada pela Universidade Federal do Paraná (UFP) com mestrado e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela mesma instituição.
Em breve
Professor PUCRS
Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
CRONOGRAMAComo funciona?
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?
ENTENDA AQUI