PÓS-GRADUAÇÃO
Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil | Edição 2024
Confira os benefícios e disciplinas do curso PUCRS Online
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
Confira as disciplinas
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro e da consciência a partir de uma abordagem da psicologia e das neurociências. Funcionamentos e particularidades do cérebro infantil.
Jaderson Costa da Costa
Neurologista, diretor do Instituto do Cérebro e pesquisador do uso de células-tronco em doenças neurológicas
Saulo Tractenberg
Professor PUCRS
Estudo, a partir da perspectiva da neurociência, sobre transtornos de conduta. Reflexão sobre os comportamentos agressivos, desafiadores e antissocial e seus impactos no desenvolvimento infantil.
Kalina Michalska
Neurocientista do Desenvolvimento na University of California Riverside com formação em psicologia do desenvolvimento e psicopatologia pediátrica
Tiago Viola
Professor PUCRS
Estudo do desenvolvimento da linguagem na infância. Compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem escrita e dislexias.
Aniela Improta França
Doutora em Linguística, professora e Diretora Adjunta da Pós-graduação da Faculdade de Letras da UFRJ
Lilian Cristine Hubner
Professora, Dra. em Letras - Linguística, Pesquisadora do CNPq.
Estudo a partir da psicologia e neurociências sobre a temática do desenvolvimento da percepção na infância. Estudo sobre como a música, a leitura, as artes, impactam no desenvolvimento infantil.
José Luis Bermúdez
Filósofo, cientista cognitivo e autor do livro “The Paradox of Self-Consciousness”
Tiago Viola
Professor PUCRS
Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro a partir da abordagem das neurociências. Caracterização do funcionamento do cérebro da criança.
Suzana Herculano-Houzel
Cientista conhecida mundialmente por seus estudos sobre a evolução do cérebro humano
Luiz Renato Carreiro
Professor PUCRS
Estudo a partir da psicologia e neurociências sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas durante a infância. Problematização sobre o impacto e importância do ambiente escolar, e da educação, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas durante a infância.
Luiz Renato Carreiro
Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Andréia Mendes dos Santos
Professora PUCRS
+
-
Estudo sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento infantil. Problematização sobre a implementação de atividades relacionadas às competências socioemocionais no ambiente escolar.
Beatriz Cardoso
Ex-Diretora da Fundação Fernando Henrique Cardoso e membro do Conselho do Instituto Desiderata e do Internetlab
Andreia Mendes dos Santos
Professora PUCRS
Estudo de diferentes perspectivas históricas e societárias e como essas impactaram em nosso entendimento da infância. Análise crítica da sociedade atual e de nosso entendimento de desenvolvimento infantil.
Francesco Tonucci
Educador italiano, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre futuro das cidades
Andréia Mendes dos Santos
Professora PUCRS
As interfaces entre gênero e orientação sexual, e o contexto escolar. Discussão crítica de temáticas como equidade de gênero, liberdade sexual e construção de masculinidades no desenvolvimento infantil.
Amana Mattos
Psicóloga, Professora e Coordenadora do DEGENERA – Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros da UERJ.
Angelo Brandelli da Costa
Professor dos PPGs Psicologia, Medicina e Ciências Sociais da PUCRS.
Introdução à teoria do apego com ênfase na compreensão da importância das habilidades emocionais e competências sociais para o desenvolvimento infantil. Problematização sobre a importância do acolhimento no contexto escolar.
Bete P. Rodrigues
Atuação ampla na Educação com mais de 40 anos dedicados à área
Adriane Xavier Arteche
Doutora em Psicologia, Professora do PPG em Psicologia PUCRS.
Estudo sobre a função do lúdico na Infância. Problematização sobre o prazer e o desenvolvimento infantil pelo lúdico.
Solange Muglia Wechsler
Referência em Psicologia e Criatividade, com significativa contribuição e reconhecimento nacional e internacional na área.
Ana Carolina Brandão Verissimo
Pedagoga, Doutora em Educação, especialista em Gestão da Educação.
Problematização dos fluxos migratórios do passado e atuais. Reflexão crítica sobre os impactos que as migrações e imigrações podem ter no desenvolvimento infantil.
Adriana Friedmann
Pós-doutora e pesquisadora nas áreas de infância, crianças, brincadeiras, linguagens expressivas e biografias
Cristiane Silveira dos Santos
Pesquisadora sobre racismo e juventudes, formadora antirracistas.
+
-
Estudo sobre situações de violência no contexto escolar. Diagnóstico e intervenção. Estudo sobre a aplicação específica de diferentes métodos de resolução de conflitos nas escolas.
Joyce Adam
Professora e pesquisadora em Educação e Gestão e Política Educacional
Andréia Mendes dos Santos
Professora PUCRS
Estudo sobre a importância da criatividade e do imaginário para o desenvolvimento infantil. Reflexão crítica sobre o entendimento e implementação de atividades de apoio à criatividade e ao imaginário no contexto escolar.
Ilan Brenman
Um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea
Janaina de Azevedo Baladão
Professora PUCRS
Problematização dos modelos médicos e sociais de inclusão no contexto escolar. Reflexão crítica sobre entendimentos de inclusão, integração e exclusão. Implicação de processos inclusivos para a aprendizagem.
Renata Placido Dipp
Coordenadora PUCRS Online da Pós-graduação em Psicologia Escolar e da Educação
Caroline Becker
Professora PUCRS
Reflexão crítica sobre as várias ameaças atualmente sendo enfrentadas por crianças ao redor do mundo, e o impacto que isso pode ter no desenvolvimento infantil. Problematização sobre como a educação pode ter um papel importante nesses enfrentamentos, visando um bem-estar social para as várias infâncias.
Andreia Mendes dos Santos
Professora titular dos PPG em Educação e Sociologia e de Ciências Políticas da PUCRS
Diogo Silveira Heredia y Antunes
Doutor em educação, professor e instrutor de mindfulness.
Estudo histórico sobre políticas educacionais de apoio à infância. Problematização sobre a implementação de políticas educacionais. Reflexão crítica sobre políticas educacionais de apoio às infâncias.
Renato Brito
Diretor de Formação Docente do Ministério da Educação (MEC) e Embaixador de Inovação de Educação Básica no Mercosul.
Maria Cristina Mesquita da Silva
Professora, Analista em Ciência e Tecnologia, Mestre em Educação.
Estudo histórico sobre o desenvolvimento da infância no contexto brasileiro. Reflexão crítica acerca de entendimentos e visões históricas sobre as infâncias no Brasil.
Eduardo Silveira Netto Nunes
Professor da Universidade Federal do Acre com vasta produção científica em Educação e História Social
Hermilio Pereira dos Santos Filho
Professor, pesquisador e documentarista.
Problematização sobre o campo da educação. Reflexão crítica sobre a função da escola e do papel do professor, e os impactos que diferentes entendimentos podem ter no desenvolvimento da sociedade.
Alexandre Anselmo Guilherme
Coordenador Geral de Formação de Professores, Ministério da Educação.
Andreia Mendes dos Santos
Professora PUCRS
Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
CRONOGRAMAComo funciona?
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?
ENTENDA AQUI