Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro e da consciência a partir de uma abordagem da psicologia e das neurociências. Funcionamentos e particularidades do cérebro infantil.
Neurologista, diretor do Instituto do Cérebro e pesquisador do uso de células-tronco em doenças neurológicas
Professor PUCRS
Estudo, a partir da perspectiva da neurociência, sobre transtornos de conduta. Reflexão sobre os comportamentos agressivos, desafiadores e antissocial e seus impactos no desenvolvimento infantil.
Neurocientista do Desenvolvimento na University of California Riverside com formação em psicologia do desenvolvimento e psicopatologia pediátrica
Professor PUCRS
Estudo do desenvolvimento da linguagem na infância. Compreensão sobre o desenvolvimento da linguagem escrita e dislexias.
Doutora em Linguística, professora e Diretora Adjunta da Pós-graduação da Faculdade de Letras da UFRJ
Professora PUCRS
Estudo a partir da psicologia e neurociências sobre a temática do desenvolvimento da percepção na infância. Estudo sobre como a música, a leitura, as artes, impactam no desenvolvimento infantil.
Filósofo, cientista cognitivo e autor do livro “The Paradox of Self-Consciousness”
Professor PUCRS
Estudo sobre o desenvolvimento do cérebro a partir da abordagem das neurociências. Caracterização do funcionamento do cérebro da criança.
Cientista conhecida mundialmente por seus estudos sobre a evolução do cérebro humano
Professor PUCRS
Estudo a partir da psicologia e neurociências sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas durante a infância. Problematização sobre o impacto e importância do ambiente escolar, e da educação, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas durante a infância.
Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Professora PUCRS
+
-
Estudo sobre a importância da aprendizagem durante o desenvolvimento infantil. Problematização sobre a implementação de atividades relacionadas às competências socioemocionais no ambiente escolar.
Ex-Diretora da Fundação Fernando Henrique Cardoso e membro do Conselho do Instituto Desiderata e do Internetlab
Professora PUCRS
Estudo de diferentes perspectivas históricas e societárias e como essas impactaram em nosso entendimento da infância. Análise crítica da sociedade atual e de nosso entendimento de desenvolvimento infantil.
Educador italiano, defensor da participação social da infância na discussão pública sobre futuro das cidades
Professora PUCRS
As interfaces entre gênero e orientação sexual, e o contexto escolar. Discussão crítica de temáticas como equidade de gênero, liberdade sexual e construção de masculinidades no desenvolvimento infantil.
Psicóloga, Professora e Coordenadora do DEGENERA – Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros da UERJ.
Professor dos PPGs Psicologia, Medicina e Ciências Sociais da PUCRS.
Introdução à teoria do apego com ênfase na compreensão da importância das habilidades emocionais e competências sociais para o desenvolvimento infantil. Problematização sobre a importância do acolhimento no contexto escolar.
Atuação ampla na Educação com mais de 40 anos dedicados à área
Doutora em Psicologia, Professora do PPG em Psicologia PUCRS.
Estudo sobre a função do lúdico na Infância. Problematização sobre o prazer e o desenvolvimento infantil pelo lúdico.
Referência em Psicologia e Criatividade, com significativa contribuição e reconhecimento nacional e internacional na área.
Pedagoga, Doutora em Educação, especialista em Gestão da Educação.
Problematização dos fluxos migratórios do passado e atuais. Reflexão crítica sobre os impactos que as migrações e imigrações podem ter no desenvolvimento infantil.
Pós-doutora e pesquisadora nas áreas de infância, crianças, brincadeiras, linguagens expressivas e biografias
Pesquisadora sobre racismo e juventudes, formadora antirracistas.
+
-
Estudo sobre situações de violência no contexto escolar. Diagnóstico e intervenção. Estudo sobre a aplicação específica de diferentes métodos de resolução de conflitos nas escolas.
Professora e pesquisadora em Educação e Gestão e Política Educacional
Professora PUCRS
Estudo sobre a importância da criatividade e do imaginário para o desenvolvimento infantil. Reflexão crítica sobre o entendimento e implementação de atividades de apoio à criatividade e ao imaginário no contexto escolar.
Um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea
Professora PUCRS
Problematização dos modelos médicos e sociais de inclusão no contexto escolar. Reflexão crítica sobre entendimentos de inclusão, integração e exclusão. Implicação de processos inclusivos para a aprendizagem.
Coordenadora PUCRS Online da Pós-graduação em Psicologia Escolar e da Educação
Professora PUCRS
Reflexão crítica sobre as várias ameaças atualmente sendo enfrentadas por crianças ao redor do mundo, e o impacto que isso pode ter no desenvolvimento infantil. Problematização sobre como a educação pode ter um papel importante nesses enfrentamentos, visando um bem-estar social para as várias infâncias.
Professora titular dos PPG em Educação e Sociologia e de Ciências Políticas da PUCRS
Doutor em educação, professor e instrutor de mindfulness.
Estudo histórico sobre políticas educacionais de apoio à infância. Problematização sobre a implementação de políticas educacionais. Reflexão crítica sobre políticas educacionais de apoio às infâncias.
Diretor de Formação Docente do Ministério da Educação (2020-2023) e Pesquisador Associado-Cátedra Unesco Brasil.
Professora, Analista em Ciência e Tecnologia, Mestre em Educação.
Estudo histórico sobre o desenvolvimento da infância no contexto brasileiro. Reflexão crítica acerca de entendimentos e visões históricas sobre as infâncias no Brasil.
Professor da Universidade Federal do Acre com vasta produção científica em Educação e História Social
Professor, pesquisador e documentarista.
Problematização sobre o campo da educação. Reflexão crítica sobre a função da escola e do papel do professor, e os impactos que diferentes entendimentos podem ter no desenvolvimento da sociedade.
Coordenador Geral de Formação de Professores, Ministério da Educação.
Professora PUCRS
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?