Guia do Curso
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Abordagem dos fundamentos da avaliação psicológica no contexto da Psicologia Clínica. Discussão sobre procedimentos éticos e técnicos na condução de avaliação psicológica. Orientação sobre a produção de documentos resultantes da avaliação psicológica. Reflexão sobre a avaliação psicológica para planejamento de intervenções.
Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica.
Professor PUCRS
Modelos de colaboração entre universidades, governo, hospitais e a indústria. Incentivo à pesquisa na área da saúde. Processos de disseminação e transferência do conhecimento. Adoção, adaptação e aplicação do conhecimento. Uso da informação científica na tomada de decisões em saúde. Ética em pesquisa na área da saúde e o uso da ciência de dados.
Neurologista, diretor do Instituto do Cérebro e pesquisador do uso de células-tronco em doenças neurológicas
Professora PUCRS
Abordagem de práticas em psicologia clínica baseada em evidências científicas. Compreensão de níveis de evidência de efetividade, eficácia, eficiência de intervenções psicológicas com base em metodologia científica. Análise de intervenções indicadas para diferentes demandas em psicologia clínica.
Possui Ph.D. em Psicologia pelo Institute of Psychiatry King's College, em Londres, com estágio de pós-doutorado em Farmacologia Comportamental pelo Institute of Psychiatry da mesma instituição e Professora Visitante CAPES-PRINT na McGill University, no Canadá.
Professor PUCRS
Atualização sobre critérios diagnósticos das principais psicopatologias com base no DSM V e CID-11. Discussão sobre relações entre diagnóstico e plano de intervenção. Descrição de estudos epidemiológicos sobre principais psicopatologias e fatores associados.
Psicólogo, especialista em Terapia Comportamental Dialética
Professor PUCRS
Conceituação de relação terapêutica e fatores inespecíficos para adesão e sucesso no tratamento psicoterapêutico. Análise de pesquisas que apresentam fatores do terapeuta, do cliente e da dupla terapêutica para bons resultados no tratamento de diferentes transtornos psicológicos. Discussão de desafios clínicos para constituição de boa aliança terapêutica.
Doutora em Ciências Médicas, psicóloga e fundadora da Rede Latino-americana de Pesquisa em psicoterapia.
Professora PUCRS
Atualização sobre princípios e diretrizes éticas para atuação em psicologia clínica. Reflexão sobre gestão da carreira como psicólogo(a) clínico(a). Discussão sobre planejamento de carreira, divulgação do trabalho clínico e estratégias para desenvolvimento de competências profissionais. Reflexão sobre autocuidado na atuação em saúde.
Especialista em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute.
Professor PUCRS
Compreensão do campo da Psicologia Clínica para além da prática em psicoterapia. Reflexão sobre possibilidades de atuação e utilização de conhecimentos da Psicologia Clínica em diferentes contextos. Discussão sobre inovação e empreendedorismo no campo da Psicologia Clínica.
Terapeuta Cognitivo-Comportamental e diretor de Ensino e Inovação na Projecto Soluções em Psicologia.
Professor PUCRS
+
-
Discussão do conceito de Clínica Ampliada e sua prática. Foco na construção da prática interdisciplinar e intersetorial, centrada no usuário e suas condições psicossociais. Reflexão sobre as subjetividades e construção dos serviços de saúde.
Psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP com estágio pós-doutoral pela UFRN/Alma Mater Studiorum – Universidade de Bologna.
Professora PUCRS
Caracterização de intervenção breve. Análise de evidências de eficácia e efetividade de intervenções breves para diferentes demandas em Psicologia Clínica. Apresentação de protocolos de intervenções breves. Discussão sobre habilidades necessárias para condução efetiva de intervenções breves.
Professora, autora e vice-presidente de Educação no Departamento de Psiquiatria da Drexel University
Professor PUCRS
Compreensão sobre princípios de intervenções em grupo. Análise de benefícios e evidências de efetividade de intervenções grupais para diferentes demandas em Psicologia Clínica. Reflexão sobre habilidades e competências necessárias para coordenação de grupos. Orientações sobre organização de grupos. Discussão sobre desafios em intervenções grupais.
Psiquiatra, professor e escritor.
Professora PUCRS
Introdução sobre questões históricas relacionadas às Intervenções On-line no Brasil e no mundo. Aplicação de intervenções on-line baseadas em evidências científicas. Reflexão sobre potencialidades e desafios da aplicação da prática clínica na modalidade on-line.
Psicóloga com doutorado e coordenadora do Centro de Referência em Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Álcool e outras Drogas.
Professora PUCRS
Compreensão conceitual de prevenção e promoção de saúde. Análise das potencialidades e contribuições da Psicologia Clínica para prevenção e promoção da saúde. Apresentação de intervenções com evidências de efetividade para prevenção e promoção de saúde.
Psicóloga e doutora em Psicologia, atua como bolsista de Produtividade II do CNPq e professora na graduação e na pós-graduação em Psicologia. Membro do GT da ANPEPP - Psicologia da saúde em instituições e na comunidade.
Professora PUCRS
Definição de situação de crise. Apresentação de protocolos e procedimentos baseados em evidências para manejo de situações envolvendo ideação e comportamentos suicidas. Orientações sobre manejo de situações envolvendo violência interpessoal.
Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psicologia e Coordenador do Laboratório de Processos Cognitivos (UFMG)
Professora PUCRS
+
-
Apresentação de características da escrita científica. Discussão sobre tipos de artigos. Apresentação do método de revisões de literatura. Discussão sobre relatos de casos clínicos
Um dos maiores pesquisadores em Psicologia do Brasil
Professora PUCRS
Apresentação de fundamentos sobre a temática étnico-racial e sua relação com a psicologia clínica. Reflexão sobre diversidade e exclusão, relações étnico-raciais e Psicologia Clínica.
Psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da USP e doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da instituição.
Professor PUCRS
Revisão sobre a fase do desenvolvimento na adolescência. Avaliação de processos de desenvolvimento relacionados às questões físicas, emocionais, cognitivas e sociais. Discussão sobre prática clínica e questões contemporâneas associadas à família, educação e interação social. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para demandas clínicas na adolescência.
Doutora em Psicologia Clínica e Cultura, coordenadora do Laboratório de Família, Grupos e Comunidade (LABFAM)
Professora PUCRS
Análise dos fundamentos sobre as fases do desenvolvimento da infância. Investigação da influência de fatores biológicos e ambientais sobre o crescimento físico, desenvolvimento cognitivo e emocional. Reflexão e atualização sobre questões teóricas e da prática clínica com crianças. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para as principais demandas clínicas na infância. Reflexão sobre a importância da orientação aos pais.
Professor do Departamento de Psicologia na Palo Alto University e Diretor do Mestrado em Psicologia.
Doutora em Psicologia, Professora do PPG em Psicologia PUCRS.
Apresentação de características desenvolvimentais da adultez e demandas clínicas atuais. Discussão dos conceitos de prevenção e tratamento para adultos. Apresentação de protocolos com evidências de efetividade para principais demandas clínicas na adultez.
Doutor em Psicologia Clínica e foi vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).
Revisão sobre envelhecimento e questões relacionadas à dinâmica familiar, saúde, e qualidade de vida. Prevalência de problemas neurocognitivos e psicopatologias na terceira idade. Atualização sobre promoção de saúde e tratamento para terceira idade. Intervenção do psicólogo junto à pessoa idosa, sua família e comunidade.
Psicóloga, Doutora em Saúde Pública e Autora do Jogo da Resiliência (Vetor) e de baralhos e cards clínicos (pela editora Sinopsys e Nila Press).
Professor PUCRS
Discussão sobre a clínica psicológica com a população LGBTQIA+. Revisão de questões sócio-histórico-culturais sobre homossexualidade e heterossexualidade. Reflexão sobre ações terapêuticas na clínica direcionada ao público não-heterossexual, fomentando novas discussões e práticas sobre diversidade sexual e de gênero na atuação em Psicologia Clínica.
Doutor em Psicologia e diretor do ProyectoT, programa de atenção psicológica para pessoas trans.
Professor PUCRS
Definições e estudos sobre qualidade de vida. Qualidade de vida como valor. Interface entre qualidade de vida, saúde e bem-estar. Qualidade de vida na contemporaneidade e para o futuro. Qualidade de vida e protagonismo pessoal. Medicina do estilo de vida e qualidade de vida.
Idealizadora e coordenadora da rede Felicidade Agora é Ciência
Professor PUCRS
Apresentação de intervenções terapêuticas direcionadas para casais e famílias. Revisão dos conceitos básicos e da evolução da teoria e das abordagens da Terapia para casais e Familiar. Discussão sobre a Terapia Conjugal e Familiar em contextos de prevenção e tratamento.
Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Autónoma de Madrid, é terapeuta de família e casal, professora e pesquisadora.
Professor PUCRS
Saiba como funciona toda a dinâmica do curso escolhido através do nosso guia completo em PDF.
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?