Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Avaliação das interfaces entre a psicologia positiva e as terapias cognitivo-comportamentais. Estudo dos princípios teóricos da psicologia positiva, bem como algumas de suas principais ferramentas e como elas podem ser integradas em modelos de terapias cognitivo-comportamentais.
Psicóloga holandesa, autora de mais de 50 livros na área
Considerado o pai da Psicologia Positiva.
Professor PUCRS
Introdução às teorias da emoção com ênfase na compreensão da história evolutiva das emoções, na teoria sobre expressões faciais emocionais, e nas relações entre emoção, cognição e comportamento.
PhD em Psicobiologia, avaliador do Banco Nacional do Sinaes (BASis) do INEP/MEC
Doutora em Psicologia, Professora do PPG em Psicologia PUCRS.
Estudo dos precursores cognitivos, neurobiológicos e sociais da empatia. Compreensão da trajetória desenvolvimental da empatia. Entendimento do papel do ambiente social na potencialização das relações empáticas.
Professor e um dos maiores estudiosos sobre Empatia
Professor PUCRS
Estudo do modelo cognitivo para casais e famílias. Elaboração de conceitualização cognitiva para casais e famílias. Utilização de técnicas cognitivas e comportamentais no tratamento de casais e famílias.
Uma das maiores referências do Brasil em Terapia do Esquema
Professor PUCRS
Estudo da Terapia Cognitiva Processual. Caracterização dos princípios teóricos, conceitualização de caso e principais intervenções e indicações.
Uma das maiores referências em Psiquiatria Clínica e Psicoterapia Cognitiva
Professor PUCRS
Estudo do modelo da Terapia Comportamental Dialética. Principais conceitos do modelo, conceitualização de caso, plano de tratamento e intervenções utilizadas.
Vencedora do prêmio R.O. Jones por sua pesquisa sobre o uso de DBT com transtorno bipolar.
Professor PUCRS
Estudo da Terapia de Aceitação e Compromisso. Caracterização dos princípios teóricos, conceitualização de caso e principais intervenções e indicações.
Professor PUCRS
Estudo da prática clínica das terapias cognitivo-comportamentais na infância. Serão abordadas questões como a estrutura de um consultório para o atendimento de crianças, a condução de avaliação na infância, adaptação de técnicas e estratégias de tratamento e os principais protocolos de tratamento.
Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Professor PUCRS
Estudo de modelos cognitivo-comportamentais para o entendimento e tratamento dos transtornos da personalidade, com ênfase no modelo da Terapia do Esquema. Caracterização da avaliação, elaboração de plano de tratamento e principais intervenções usadas com esta população.
Especialista em Transtorno de Personalidade Narcisista e fundadora do Centro de Terapia Cognitiva de Nova Jersey, nos Estados Unidos
Professora PUCRS
Discussão crítica dois fenômenos recentes conectados à internet: o cyberbullying e a adição. Formas de diagnósticos e intervenções nesses contextos.
Psicólogo e PhD em Psicologia Clínica de Dependências Tecnológicas
Professora PUCRS
+
-
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental do Transtorno de Ansiedade Social e do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Caracterização do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento do Transtorno de Ansiedade Social e do Transtorno de Ansiedade Generalizada.
PhD em Terapia Cognitivo-Comportamental e uma das maiores autoridades mundiais na área
Professor PUCRS
Estudo do comportamento suicida, com ênfase em sua avaliação e manejo clínico psicoterápico e medicamentoso. Entendimento cognitivo-comportamental do comportamento suicida.
Uma das maiores referências brasileiras nos estudos de Prevenção do Suicídio
Psicólogo, Mestre. Especialista em TCC e Treinamento intensivo em TCD.
O uso de técnicas comportamentais no contexto das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Aproximações e afastamento dos modelos comportamentais e cognitivos. As diferentes fases de desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Psicólogo, especialista em Terapia Comportamental Dialética
Professor PUCRS
Estudo dos princípios norteados da relação terapêutica nas TCCs. Definição dos limites da relação terapêutica. Uso da relação terapêutica como mecanismo de mudança.
Especialista em Relação Terapêutica e criadora do canal @relacaoterapeuticabrasil
Professora PUCRS
Avaliação e tratamento cognitivo-comportamental dos principais transtornos do humor, tais como transtorno depressivo maior e transtorno bipolar.
PhD em Terapia Cognitiva da Depressão e uma das maiores referências mundiais na área
Professor PUCRS
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental das Fobias Específicas, do Transtorno de Pânico e da Agorafobia. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento das Fobias Específicas, do Transtorno de Pânico e da Agorafobia.
Um dos maiores pesquisadores sobre TOC no mundo
Professor PUCRS
O estudo da história das Terapias Cognitivo-Comportamentais. A caracterização dos modelos comportamentais e cognitivos. Introdução aos princípios norteadores das Terapias Cognitivo-Comportamentais e a organização das sessões e do tratamento.
Psicólogo e PhD em Psicologia Clínica de Dependências Tecnológicas
Professor PUCRS
+
-
Compreensão do modelo cognitivo-comportamental dos transtornos sexuais. Aprofundamento no plano de tratamento e nas técnicas cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento das disfunções sexuais. Conceitos básicos e dados de pesquisa a respeito da diversidade sexual e de gênero. Ferramentas de avaliação e manejo de casos que tenham atravessamentos de diversidade sexual e de gênero, propiciando uma prática clínica ética, eficaz, embasada e respeitosa nesses casos.
Psicóloga e autora, especialista em Terapia Cognitiva Sexual
Psicólogo e supervisor clínico, doutor em Psicologia, empresário.
Estudo do modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos relacionados ao uso de substâncias. Caracterização do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no processo de mudança de estágios motivacionais, no enfrentamento da abstinência e da prevenção à recaída nos transtornos relacionados ao uso de substâncias.
Doutora em Psicologia com ênfase em Terapias Cognitivas e Comportamentos Dependentes
Professora PUCRS
Metodologia Científica no contexto das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Desenvolvimento de pesquisas em Terapias Cognitivo-Comportamentais. Apresentação e elaboração de documentos de pesquisa, tais como artigos e monografias.
Psicólogo, coordenador do InTCC Porto Alegre e Rio de Janeiro e criador do protocolo "TRI clínico e preventivo".
Professor PUCRS
Estudo do modelo cognitivo-Comportamental do Transtorno Obsessivo Compulsivo e dos transtornos relacionados. Caracterização do plano de tratamento e técnicas mais utilizadas no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo e dos transtornos relacionados.
Doutora e Mestre em Ciências Médicas, Psicóloga com ampla experiência em Psicologia Clínica e sócia fundadora do aplicativo Thrive.
Professora PUCRS
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos alimentares e do emagrecimento. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas para atingir o emagrecimento e tratar transtornos alimentares como a Bulimia Nervosa e a Anorexia Nervosa.
Doutora em Psicologia, Psicoterapeuta e Responsável técnica da Psicomnutri: Mentoria e Supervisão em Psicologia e Nutrição
Psicóloga Clínica com especialização em Comportamento Alimentar.
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos relacionados a traumas, tais como o Transtorno de Estresse Agudo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento dos transtornos relacionados a traumas.
Um dos maiores pesquisadores em Psicologia do Brasil
Professora PUCRS
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?