Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
ESCOLHA QUANDO COMEÇAR
DURAÇÃO DE 12 meses
ESTUDOS 100% DIGITAL
CONTEÚDO MULTIPLATAFORMA
As disciplinas desse curso sāo dristibuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo
+
-
Avaliação das interfaces entre a psicologia positiva e as terapias cognitivo-comportamentais. Estudo dos princípios teóricos da psicologia positiva, bem como algumas de suas principais ferramentas e como elas podem ser integradas em modelos de terapias cognitivo-comportamentais.
Psicóloga holandesa, autora de mais de 50 livros na área
Considerado o pai da Psicologia Positiva.
Professor de Psicologia da PUCRS, com especialização e mestrado.
Introdução às teorias da emoção com ênfase na compreensão da história evolutiva das emoções, na teoria sobre expressões faciais emocionais, e nas relações entre emoção, cognição e comportamento.
PhD em Psicobiologia, avaliador do Banco Nacional do Sinaes (BASis) do INEP/MEC
Doutora em Psicologia, Professora do PPG em Psicologia PUCRS.
Estudo dos precursores cognitivos, neurobiológicos e sociais da empatia. Compreensão da trajetória desenvolvimental da empatia. Entendimento do papel do ambiente social na potencialização das relações empáticas.
Professor e um dos maiores estudiosos sobre Empatia
Professor PUCRS
Estudo do modelo cognitivo para casais e famílias. Elaboração de conceitualização cognitiva para casais e famílias. Utilização de técnicas cognitivas e comportamentais no tratamento de casais e famílias.
Uma das maiores referências do Brasil em Terapia do Esquema
Professor PUCRS
Estudo da Terapia Cognitiva Processual. Caracterização dos princípios teóricos, conceitualização de caso e principais intervenções e indicações.
Uma das maiores referências em Psiquiatria Clínica e Psicoterapia Cognitiva
Professor PUCRS
Estudo do modelo da Terapia Comportamental Dialética. Principais conceitos do modelo, conceitualização de caso, plano de tratamento e intervenções utilizadas.
Vencedora do prêmio R.O. Jones por sua pesquisa sobre o uso de DBT com transtorno bipolar.
Professor PUCRS
Estudo da Terapia de Aceitação e Compromisso. Caracterização dos princípios teóricos, conceitualização de caso e principais intervenções e indicações.
Professor PUCRS
Estudo da prática clínica das terapias cognitivo-comportamentais na infância. Serão abordadas questões como a estrutura de um consultório para o atendimento de crianças, a condução de avaliação na infância, adaptação de técnicas e estratégias de tratamento e os principais protocolos de tratamento.
Médica Psiquiatra da Infância e Adolescência do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Professor PUCRS
Estudo de modelos cognitivo-comportamentais para o entendimento e tratamento dos transtornos da personalidade, com ênfase no modelo da Terapia do Esquema. Caracterização da avaliação, elaboração de plano de tratamento e principais intervenções usadas com esta população.
Especialista em Transtorno de Personalidade Narcisista e fundadora do Centro de Terapia Cognitiva de Nova Jersey, nos Estados Unidos
Pós-doutorado, doutorado e mestrado em Psicologia.
Discussão crítica dois fenômenos recentes conectados à internet: o cyberbullying e a adição. Formas de diagnósticos e intervenções nesses contextos.
Psicólogo e PhD em Psicologia Clínica de Dependências Tecnológicas
Professora PUCRS
+
-
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental do Transtorno de Ansiedade Social e do Transtorno de Ansiedade Generalizada. Caracterização do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento do Transtorno de Ansiedade Social e do Transtorno de Ansiedade Generalizada.
PhD em Terapia Cognitivo-Comportamental e uma das maiores autoridades mundiais na área
Doutor em Psicologia e Mestre em Cognição Humana. Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.
Estudo do comportamento suicida, com ênfase em sua avaliação e manejo clínico psicoterápico e medicamentoso. Entendimento cognitivo-comportamental do comportamento suicida.
Uma das maiores referências brasileiras nos estudos de Prevenção do Suicídio
Psicólogo, Mestre. Especialista em TCC e Treinamento intensivo em TCD.
O uso de técnicas comportamentais no contexto das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Aproximações e afastamento dos modelos comportamentais e cognitivos. As diferentes fases de desenvolvimento das Terapias Cognitivo-Comportamentais.
Psicólogo, especialista em Terapia Comportamental Dialética
Professor de Psicologia da PUCRS, com especialização e mestrado.
Estudo dos princípios norteados da relação terapêutica nas TCCs. Definição dos limites da relação terapêutica. Uso da relação terapêutica como mecanismo de mudança.
Especialista em Relação Terapêutica e criadora do canal @relacaoterapeuticabrasil
Professora PUCRS
Avaliação e tratamento cognitivo-comportamental dos principais transtornos do humor, tais como transtorno depressivo maior e transtorno bipolar.
PhD em Terapia Cognitiva da Depressão e uma das maiores referências mundiais na área
Mestre em Psicologia e Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental.
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental das Fobias Específicas, do Transtorno de Pânico e da Agorafobia. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento das Fobias Específicas, do Transtorno de Pânico e da Agorafobia.
Um dos maiores pesquisadores sobre TOC no mundo
Professor PUCRS
O estudo da história das Terapias Cognitivo-Comportamentais. A caracterização dos modelos comportamentais e cognitivos. Introdução aos princípios norteadores das Terapias Cognitivo-Comportamentais e a organização das sessões e do tratamento.
Psicólogo e PhD em Psicologia Clínica de Dependências Tecnológicas
Professor de Psicologia da PUCRS, com especialização e mestrado.
+
-
Compreensão do modelo cognitivo-comportamental dos transtornos sexuais. Aprofundamento no plano de tratamento e nas técnicas cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento das disfunções sexuais. Conceitos básicos e dados de pesquisa a respeito da diversidade sexual e de gênero. Ferramentas de avaliação e manejo de casos que tenham atravessamentos de diversidade sexual e de gênero, propiciando uma prática clínica ética, eficaz, embasada e respeitosa nesses casos.
Psicóloga e autora, especialista em Terapia Cognitiva Sexual
Psicólogo e supervisor clínico, doutor em Psicologia, empresário.
Estudo do modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos relacionados ao uso de substâncias. Caracterização do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no processo de mudança de estágios motivacionais, no enfrentamento da abstinência e da prevenção à recaída nos transtornos relacionados ao uso de substâncias.
Doutora em Psicologia com ênfase em Terapias Cognitivas e Comportamentos Dependentes
Doutora em Psicologia e Mestre em Piscologia Clínica. Docente, Pesquisadora e Supervisora Clínica.
Metodologia Científica no contexto das Terapias Cognitivo-Comportamentais. Desenvolvimento de pesquisas em Terapias Cognitivo-Comportamentais. Apresentação e elaboração de documentos de pesquisa, tais como artigos e monografias.
Psicólogo, coordenador do InTCC Porto Alegre e Rio de Janeiro e criador do protocolo "TRI clínico e preventivo".
Professor de Psicologia da PUCRS, com especialização e mestrado.
Estudo do modelo cognitivo-Comportamental do Transtorno Obsessivo Compulsivo e dos transtornos relacionados. Caracterização do plano de tratamento e técnicas mais utilizadas no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo e dos transtornos relacionados.
Doutora e Mestre em Ciências Médicas, Psicóloga com ampla experiência em Psicologia Clínica e sócia fundadora do aplicativo Thrive.
Professora PUCRS
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos alimentares e do emagrecimento. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas para atingir o emagrecimento e tratar transtornos alimentares como a Bulimia Nervosa e a Anorexia Nervosa.
Doutora em Psicologia, Psicoterapeuta e Responsável técnica da Psicomnutri: Mentoria e Supervisão em Psicologia e Nutrição
Psicóloga Clínica com especialização em Comportamento Alimentar.
Estudo do Modelo Cognitivo-Comportamental dos transtornos relacionados a traumas, tais como o Transtorno de Estresse Agudo, Transtorno de Estresse Pós-Traumático e Transtorno de Estresse Pós-Traumático Complexo. Caracterização da avaliação, do plano de tratamento e das intervenções cognitivo-comportamentais mais utilizadas no tratamento dos transtornos relacionados a traumas.
Um dos maiores pesquisadores em Psicologia do Brasil
Professora PUCRS
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Quer entender como funcionam as aulas e ter mais informaçōes sobre os modelos de pós e MBA?