
MBA
MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data
- Certificado PUCRS
- Reconhecido pelo MEC
- 100% Online ou Presencial
- Aulas transformadoras
A tecnologia é a chave para o sucesso dos negócios de hoje e do futuro. Descubra como utilizar de forma prática as principais tendências em tecnologia para administrar, liderar equipes e construir negócios tecnologicamente competitivos.


Salim Ismail
Salim é o autor do best-seller Exponential Organizations, um estrategista de negócios procurado e empreendedor em série, tendo fundado empresas de tecnologia como Confabb, PubSub Concepts e Ångströ, que foi adquirida pelo Google em 2010. Ele liderou a Brickhouse, Yahoo! Incubadora interna, e foi recentemente nomeado membro do Conselho da Fundação XPRIZE. Salim é também diretor executivo fundador da Singularity University; Presidente da ExO Works; Fundador da Fundação ExO; Membro do conselho da Rokk3r Inc .; um membro do Conselho Consultivo do Aion; e Parceiro Geral do Rokk3r Fuel ExO Venture Fund.


Ricardo Cappra
Cientista de dados, e pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios. Lidera uma comunidade global de pesquisadores e cientistas especializados em dados, é chefe de pesquisa do Cappra.Institute, instituto internacional de pesquisa sobre cultura analítica, e cientista chefe da Cappra Data Science, laboratório de ciência de dados. Participou de projetos de desenvolvimento analítico de algumas das maiores organizações do mundo, e os métodos desenvolvidos em seus laboratórios são usados pelo Governo dos EUA, Coca-Cola, Banco Santander, Ambev, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Unilever, Ambev, entre outros.
.jpg)
.jpg)
Phil Simon
Autoridade reconhecida em tecnologia, é o autor premiado de sete livros de gestão, entre eles os mais recentes "Message Not Received" e "The Visual Organization". É professor na Arizona State University’s W. P. Carey School of Business (EUA) e consultor para organizações em assuntos relacionados a comunicações, estratégia, dados e tecnologia. Suas contribuições foram apresentadas no The Harvard Business Review (CNN), The New York Times, Fox News, entre outros.
.jpg)
.jpg)
Cláudio Azevedo
MBA, mestre e PHD, especialista em crescimento acelerado de negócios e métodos de gestão baseados em técnicas aplicadas por startups disruptivas como Cabify, Airbnb e Google. É conhecido como referência nacional no tema devido seu recente desempenho como Gerente Geral do Cabify, uma das startups mais disruptivas do setor, que cresceu mais de 500% em 2017. Atualmente é Head de Growth na Zx Ventures do grupo ABInbev, controlador de algumas das maiores empresas do mundo, como AMBEV, SABMiller e Budweiser.


Tiago Mattos
Futurista, empreendedor, educador e autor. Faz parte do corpo docente da Singularity University (sendo o único sul-americano entre 110 nomes com tal distinção). É, também, professor da disciplina de Futurismo no Trans-disciplinary Innovation Program (Universidade Hebraica de Jerusalém). Co-fundador de diversas iniciativas empreendedoras da nova economia. Hoje, lidera a Aerolito: um laboratório de futurismo e experimentos em tecnologias exponenciais.
.jpg)
.jpg)
Éber Gustavo
Formado em Designer de Interface pela PUC/SP e estudou Administração de Empresas na FGV. Trabalhou em site, provedor, agências digitais e consultorias. Na IBM é responsável pelo portfólio de soluções de Marketing chamado de Watson Marketing e evangelista do conceito Marketing Comportamental.


Rayssa Küllian
Cientista de Dados, pesquisadora e professora, Rayssa aplica Inteligência Artificial para resolver problemas reais de negócios há oito anos. Atualmente é Gerente de Analytics e Ciência de Dados em um time de pesquisa especializado em prevenção à fraudes na Amazon.com em Seattle/EUA, tendo atuado previamente como líder da prática de IA na Amazon Web Services para a América Latina, e outras passagens por BASF, Ericsson, boo-box, Genesys, IBM Watson, boolabs/B2W. Rayssa também possui consolidada experiência na estruturação de novos times, coordenação de projetos técnicos, direcionamento de estratégias de vendas e implementação de soluções, publicação de artigos, fomentação de metodologias ágeis para P&D, evangelização e mudança de cultura através de uma IA realista. Formada em Sistemas de Informação pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), mestre e doutoranda em IA pelo Laboratório de Lógica, Inteligência Artificial e Métodos Formais (LIAMF) do Instituto de Matemática e Estatísticas da USP, seu foco de pesquisa é em Aprendizado de Máquina, Processamento de Língua Natural, Sistemas Colaborativos, Ontologias e Big Data.
.jpg)
.jpg)
Israel Salmen
Fundador do Méliuz, startup que devolve em dinheiro parte do valor gasto em compras em diversas lojas, e que já devolveu mais de R$50 Milhões para seus clientes. Anualmente o Méliuz gera mais de R$1 bilhão em vendas para as suas lojas parceiras. Em 2016, foi eleita Startup do Ano. No mesmo ano, Israel foi selecionado em Dubai como Empreendedor Endeavor, organização global que contribui para o crescimento de negócios de alto impacto ao redor do mundo.


Alexandre Villela
Venture Capitalist, atualmente é Managing Director da Qualcomm Ventures, uma das firmas mais ativas em Corporate Venture Capital no mundo, sendo responsável pelas operações na América Latina, bem como por transações nas áreas de Networking e Connectivity nos Estados Unidos. Antes de trabalhar na Qualcomm, Alexandre foi Diretor de Investimentos na Intel Capital, sendo responsável global pelas áreas de Networking and Communications. Alexandre realizou dezenas de transações nos EUA, Israel e América Latina, tendo participado de mais de 30 conselhos de administração em diferentes locais do mundo. Formado em Engenharia Elétrica (Unicamp), com especialização em TI aplicada a Gestão de Negócios (FGV) e MBA pelo INSEAD.
.jpg)
.jpg)
Martin Spier
Durante os últimos 13 anos, sua carreira evoluiu ao redor de Tecnologia e Performance, liderando iniciativas de grande porte em empresas como Netflix e Expedia. Atualmente, como Performance Architect no Netflix, é responsável por garantir a performance do serviço para seus mais de 137 milhões de usuários globais, assistindo mais de 140 milhões de horas de conteúdo todo dia. Também é Venture Advisor da monashees+, uma das maiores empresas de venture capital do Brasil, e um ávido colaborador em projetos Open Source.


Lisiane Lemos
Especialista em soluções em empresa de tecnologia, tem expertise na área comercial B2B, englobando planejamento e prospecção de novos negócios, análises de mercado, desempenho de vendas, satisfação e retenção de clientes. Sólido conhecimento em diferentes indústrias, gerenciando mais de mil clientes distribuídos no segmento corporativo e governamental para oferta de soluções tecnológicas. Frequentes viagens de negócios nacionais e internacionais. Em 2017 foi reconhecida pela revista Forbes Brasil como uma das 91 jovens abaixo de 30 anos que fazem a diferença no Brasil.


Cezar Taurion
Partner e Head of Digital Transformation da Kick Corporate Ventures e presidente do i2a2 (Instituto de Inteligência Artificial Aplicada). Na sua carreira foi Diretor de Novas Tecnologias Aplicadas/Chief Evangelist da IBM Brasil, e sócio-diretor líder da prática de IT Strategy da PwC, onde desenvolveu diversos projetos de alta complexidade, que transformaram o papel da TI e seu posicionamento em grandes corporações. Também é mentor e investidor em startups e tecnologias. Exerceu cargos técnicos e executivos em empresas como Shell e Chase Manhatttan Bank. Com educação formal diversificada, em Economia e mestrado em Ciência da Computação, escreve constantemente sobre tecnologia da informação publicações especializadas, além de apresentar palestras em eventos e conferências de renome. É autor de nove livros que abordam assuntos como Transformação Digital, Inovação, Big Data e Tecnologias Emergentes. Professor convidado da Fundação Dom Cabral. Antes, foi professor do MBA em Gestão Estratégica da TI pela FGV-RJ e da cadeira de Empreendedorismo na Internet pelo MBI da NCE/UFRJ.
.jpg)
.jpg)
Deli Matsuo
Graduado em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, com o MBA em Administração de Empresas pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Tem mais de 20 anos de experiência, com passagens por empresas de grande porte atuando em consultoria estratégica e executive search. Foi vice-presidente de Pessoas e Tecnologia do Grupo RBS e atuou no Google, onde foi diretor de Recursos Humanos para a América Latina. Foi expatriado pelo Google para Tokyo em 2010 e Vale do Silício, na Califórnia em 2011. É Chief of Staff para o CEO da Celtra, uma empresa de tecnologia para publicidade, e fundador e Chairman da Appus, empresa de big data para Recursos Humanos, baseada em São Paulo, além de conselheiro independente da CVC Corp.


Bruno Machado
Bruno Machado é um empreendedor, apaixonado por tecnologia de negócios, inovação e criação de valor por meio de soluções digitais para maximizar a eficiência e aprimorar a experiência do cliente. Atuou nos últimos 14 anos no setor de ensino superior, em posições de liderança em Projetos, Inovação, Integração, Tecnologia e Transformação Digital. Mestre em Administração de Empresas - IBMEC-MG, Administração e Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Lavras, e Bacharel em Tecnologia da Informação pela PUC / MG, Brasil. Programa de Negociação na Harvard Law School. Bruno ingressou na equipe de Operações da UHG Brasil em maio de 2019 e é responsável pela Diretoria de Transformação Digital.


Rodrigo Azevedo
Pioneiro em Direito Digital e Proteção de Dados, Rodrigo Azevedo é sócio de Silveiro Advogados e vem auxiliando empresas brasileiras a estarem complaint com novas legislações e desafios tecnológicos há mais de duas décadas. Reiteradamente reconhecido como referência no Brasil e na América Latina por publicações internacionais como Chambers & Partners, Legal 500 e Leaders League, possui formação profissional e acadêmica internacional, incluindo EUA (Gestão de Crises no Massachussets Institute of technology - MIT; Propriedade Intelectual na Franklin Pierce Law Centre) , Itália (LL.M. na Universidade de Turim), Suíça (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), Holanda (European Institute of Public Administration - EIPA) e Argentina (Universidade de Buenos Aires). Foi o primeiro advogado no Brasil a ostentar certificação em proteção de dados - com distinção - no EIPA, entidade que forma lideranças para a União Europeia. Azevedo lidera o projeto de adequação à lei Geral de Proteção de Dados em algumas das maiores empresas do Brasil e tem atuado como palestrante nos principais eventos internacionais que abordam a matéria, inclusive em iniciativas em conjunto com entidades como ABPI, ASIPI, ASPI, IBM, Software AG, Reclame Aqui, etc. Foi um dos fundadores do Observatório de Gestão de Crises - OGC.
.jpg)
.jpg)
Ricardo Ruiz Rodrigues
Formado em Engenharia Mecatrônica pela USP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Finanças na UFRJ e UFU, com MBA internacional pela Universidade de Pittsburgh (EUA). Executivo de Gestão de Operações e Supply Chain, com 25 anos de atuação no Brasil e no exterior em empresas de destaque em seus segmentos, como Souza Cruz, Alpargatas, Gradiente, BASF e Magazine Luiza. Tem ampla experiência na definição de estratégias e implementação de projetos nas áreas de suprimentos, planejamento, manufatura, logística, pós-venda e suporte ao cliente. Forte orientação a resultados com destaque para redução de custos, redução de prazos de atendimento e melhoria da experiência do cliente. Também tem experiência em otimização de processos de intra-logística e distribuição, definição e implementação de estratégias de sourcing e outsourcing, e automação, digitalização e expansão de operações. Sólida vivência internacional adquirida pela coordenação de projetos em unidades no exterior, negociação com fornecedores, prospecção de novos parceiros e participação em cursos, eventos e congressos. É palestrante e painelista em diversos eventos ligados a logística e supply chain no Brasil. Atua no Magazine Luiza desde Janeiro de 2012, onde foi diretor responsável pelas operações logísticas da empresa em território nacional, conduzindo um processo de transformação digital e omni-canalidade. Desde 2018 passou a atuar focado nos projetos avançados de transformação digital e automação destas operações.


Fabiano Castello
Mais de 25 anos de experiência corporativa nas áreas de auditoria, novas tecnologias, inteligência artificial (desde 2014) e blockchain (desde 2017). Palestrante de diversos temas relacionados à tecnologia e auditoria, tanto no Brasil como no exterior. Consultor da cDataLab, empresa com foco em projetos de inteligência artificial. Iniciou sua carreira corporativa em 1994 na Arthur Andersen e atuou como executivo na Deloitte, Electrolux, Ambev, Oi e Grant Thornton, com forte atuação tanto no Brasil como no exterior. Possui formação em computação pelo Mackenzie, administração pela EAESP-FGV, ciência de dados pela Johns Hopkins University. É aluno de mestrado do programa de pós-graduação stricto-sensu na Faculdade de Economia e Administração da USP, no departamento de métodos quantitativos, e participa do Núcleo de Estudos em Tecnologias, Modelagem e Sistemas desta universidade. Obteve as principais certificações internacionais de auditoria – CISA, CISM, CIA, CCSA e CRMA, além de ser conselheiro certificado pelo IBGC no Brasil. É associado à Inova Consulting e pesquisador na BBChain, start-up focada em projetos ligados à blockchain e incubada na POLI/USP. É professor da Inova Business School e do programa de MBA da ESALQ/USP.


Guilherme Kolberg
Guilherme Kolberg é sócio do Grupo XP, Head da área de Customer Experience e Marketing Research, onde implementou toda a governança de qualidade do Grupo, levando a XP a ser reconhecida como a empresa com um dos maiores NPS (Net Promoter Score) do segmento financeiro no mundo segundo o portal NPS Benchmarks. É bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS, mestre em Finanças pela UPMF de Grenoble/França e possui as certificações CFA e CFP®. Guilherme liderou também outros projetos importantes na empresa, como a criação da área de Treinamento e Performance do Grupo e também a Expert XP, maior evento de investimentos do mundo. Também atuou no Banco BNP Paribas em Paris e atualmente é diretor da Planejar.


Dora Kaufman
Foi pesquisadora no Computer Science Department, Courant Institute of Mathematical Sciences, New York University, USA (2009, 2010), e pesquisadora visitante no Alexander Von Humboldt Institute for Internet and Society, Berlim/Alemanha (2015). Por 35 anos, foi executiva sênior em áreas de banco de investimentos e sócia-gestora de agências de marketing e comunicação. Em 2013, publicou o livro “Empresas e Consumidores em Rede: um Estudo das Práticas Colaborativas no Brasil” e em 2017, publicou um segundo livro “O Despertar de Gulliver: os desafios das empresas nas redes digitais”. Atualmente, é pesquisadora do IEA - Instituto de Estudos Avançados da USP, pós-doutoranda no TIDD/PUC-SP e pesquisadora do centro de pesquisa em rede digitais Atopos ECA/USP. Colabora com o Jornal Valor Econômico com temas ligados às tecnologias digitais e, desde 2017, com foco nas tecnologias de Inteligência Artificial.
Confira as Disciplinas
As disciplinas desse curso são distribuídas em 3 grandes áreas. Conheça as disciplinas clicando nas áreas abaixo.
Data Science e Big Data
-
As soluções estão nos dados: como usar Modelagem Preditiva
Com Guilherme Kolberg e Filipe Jaeger Zabala
-
Segurança de dados: como usar antes que seja tarde
Com Rodrigo Azevedo e Alessandro Nunes de Souza
-
Visualização de dados para a tomada de decisão
Com Phil Simon e Isabel Harb Manssour
-
Business Intelligence e Business Analytics com Data Science
Com Ricardo Cappra e Alessandro Nunes de Souza
-
A revolução do Big Data: cases de sucesso e como usar
Com Lisiane Lemos e Eduardo Henrique Pereira Arruda
-
DS: como transformar Data Science em uma ferramenta ou produto de negócios
Com Cláudio Azevedo e Ionara Rech
-
Data mining (mineração de dados)
Com Fabiano Castello e Duncan Dubugras Alcoba Ruiz
-
Infraestrutura para Big Data e Cloud computing (computação na nuvem)
Com Bruno Machado e Tiago Coelho Ferreto


.jpg)


.jpg)


Artificial Intelligence, Machine Learning e Deep Learning
-
Deep Learning: cases de sucesso e aplicações
Com Dora Kaufman e Rodrigo Coelho Barros
-
Inteligência Artificial: cases de negócios que já utilizam e como usar
Com Tiago Mattos e Luis Antonio Janssen
-
Como usar Machine Learning para superar o mercado
Com Cezar Taurion e Sílvia Maria Wanderley Moraes
-
Como transformar AI em uma ferramenta ou produto de negócios
Com Rayssa Küllian e Felipe Rech Meneguzzi




Gestão e Planejamento de Negócios com Tecnologia
-
Gestão de times na área de tecnologia: atração e retenção de talentos
Com Israel Salmen e André Duhá
-
Como usar DS e AI para potencializar o Marketing e aumentar vendas
Com Éber Gustavo e Rafael Bittencourt
-
Como usar DS e AI para gerar diferenciais de qualidade e preço
Com Alexandre Villela e Lélis Balestrin Espartel
-
Como usar DS e AI para causar disrupção e dominar o mercado
Com Martin Spier e Luis Antonio Janssen
-
Como usar DS e AI para otimizar a Logística e as Operações
Com Ricardo Ruiz Rodrigues e Augusto Aiquel Vaz Costa
-
Como usar DS e AI para gerir pessoas e processos
Com Deli Matsuo e André Duhá
-
Oficina de DS e AI para negócios
Com Salim Ismail e Ionara Rech
.jpg)
.jpg)

.jpg)
.jpg)
.jpg)

Guia do Curso
Acesse informações completas e detalhadas sobre a pós-graduação. Faça o download do Guia.
Baixar Guia do Curso 〉Metodologia
Entenda o funcionamento das aulas nas modalidades presencial e online. Acesse o infográfico.
Baixar PDF 〉Cronograma de Aulas
Confira o calendário das aulas presenciais e online. As datas podem sofrer ajustes.
Ver detalhes 〉Matrículas
- Presencial
- Online
PRESENCIAL
No boleto em até 1+18x de
R$1260,00
Local
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Parcele no Boleto
Essa modalidade não aceita cartão de crédito.
Canal de Atendimento
(51) 3320-3727
As aulas presenciais ocorrem em Porto Alegre, no Campus da PUCRS. Cada turma possui 35 vagas e tem, em média, 6 encontros por mês.
ONLINE
No boleto ou cartão em até 24x de
R$479,00
A solução para quem deseja ter os mesmos benefícios da turma presencial, com mais conforto e acessibilidade. As aulas online têm o mesmo conteúdo das aulas presenciais, imagens com qualidade de cinema e otimização do material.
