INSCREVA-SE

Como se sair bem na redação do vestibular? Confira essas dicas

content

A prova de redação pode ser um verdadeiro pesadelo para muitos vestibulandos. Os erros gramaticais e o uso de gírias, palavras ou termos desconhecidos, figuram entre os principais equívocos cometidos durante as provas.

Manter uma rotina de estudos e estar por dentro de todas as particularidades do processo seletivo para o qual você está concorrendo, são alguns fatores que impulsionam resultados positivos.

Pensando nisso, selecionamos uma série de dicas que vão ajudar você ao longo da sua jornada de preparação para o vestibular. Continue a leitura do nosso artigo e anote esses insights:

Desenvolva o hábito da leitura

A leitura é um hábito indispensável na vida de qualquer estudante. Além de enriquecer o vocabulário, ela é um ótimo recurso para quem busca se aprofundar e conhecer diferentes áreas do conhecimento.

Outro fator relevante sobre esse hábito é a sua capacidade de estimular novos pontos de vista. A leitura é um excelente caminho para se conectar a novas realidades, ampliando assim a nossa compreensão e visão sobre o mundo.

Estude temas contemporâneos

E por falar em se conectar a novas realidades, estar atento ao que acontece no mundo é fundamental para quem está enfrentando a maratona de estudos que antecede o vestibular. 

Acompanhar noticiários e os principais fatos políticos, econômicos e culturais da atualidade é um fator indispensável ao longo da sua jornada de estudos. 

Treine bastante

Praticar a escrita é uma ótima forma de se preparar para uma prova de redação.

Por isso, realize treinos periódicos, sempre levando em conta temáticas contemporâneas e atuais. Dessa forma, será mais fácil visualizar potenciais erros e entender o que ainda precisa ser aprimorado na sua redação.

Uma boa dica é conhecer bem o processo seletivo ao qual você está inscrito e seguir as orientações fornecidas pela instituição.

Faça revisões e peça feedbacks externos

Realizar revisões entre os materiais de estudo e textos produzidos é uma etapa fundamental na jornada de preparação para o vestibular.

Para melhorar ainda mais esse processo, busque o suporte de professores e especialistas que poderão esclarecer suas dúvidas, além de apontar erros não percebidos ao longo da construção do seu texto.

E se você já finalizou a etapa de preparação, aqui vão algumas dicas de ouro para ajudá-lo a conquistar a tão sonhada aprovação. Confira esse passo a passo:

Leia atentamente as instruções da prova

Estar por dentro de todos os requisitos exigidos na prova é imprescindível para arrasar no vestibular. 

Na Graduação PUCRS Online, o ingresso é possível através de um processo seletivo que consiste em uma prova de redação de até 2.500 caracteres. Conheça as instruções do nosso vestibular:

  • A prova é individual e sem consulta.
  • O tempo de duração é de 1h, contado a partir do momento em que você acessou a página.
  • A redação deve ter de 1.600 e 2.500 caracteres (em torno de 250 a 350 palavras).
  • Caso você saia no meio da prova, o texto não será salvo e você terá que refazer a prova do início.
  • Caso você ultrapasse o tempo permitido, o sistema reiniciará e será necessário refazer a prova.

Impressione já na introdução do seu texto

Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois saiba que ele cai muito bem na hora de construir a sua redação.

Uma boa tática para iniciar o seu texto é apresentar alusões históricas ou abordar dados relevantes sobre o tema em questão.

Esse tipo de recurso é muito utilizado para atrair a atenção do leitor. Além disso, é uma excelente forma de enriquecer a sua redação.

Procure ser objetivo

Manter a clareza e a objetividade ao longo da construção do seu texto é uma boa estratégia para desenvolver as suas ideias. 

Nesse sentido, evite utilizar clichês e frases de efeito que não trarão qualquer tipo de valor ao conteúdo da sua redação.

Revise antes de finalizar

E por último, mas não menos importante: faça uma revisão completa antes de finalizar a sua prova.

Já reforçamos em tópicos anteriores o quanto a revisão é importante em um processo de construção textual. Por isso, monitorar o tempo da prova e deixar alguns minutos reservados para essa revisão é essencial.

Lembre-se, um erro mínimo pode custar a sua aprovação no vestibular.

Embarque nessa jornada de desenvolvimento

Prepare-se para criar soluções reais e inovadoras através de projetos e experiências conectados aos desafios da atualidade.

Explore novas formas de aprender com a Graduação PUCRS Online.

Comentários