Como transformar mais um final de semana em casa, devido ao distanciamento social, em um momento de ócio criativo, como diria nosso professor Domenico De Masi?
Entenda mais sobre o conteico no artigo Ócio criativo: aliado ou inimigo?
Reunimos uma lista com oito filmes que falam sobre mentes brilhantes, que fizeram história em diferentes áreas:
A Teoria de Tudo, de James Marsh (2014)
O longa-metragem é baseado na vida do físico britânico Stephen Hawking, que se tornou uma referência no estudo da história do Universo.
Marie Curie: The Courage of Knowledge, de Marie-Noëlle Sehr (2016)
Já este filme, conta a história de Marie Curie, primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel e a única a conquistá-lo duas vezes em áreas diferentes.
Churchill: O Destino de Uma Nação, de Joe Wright (2017)
Aqui, o retrato de como uma oportunidade pode transformar você na pessoa mais importante de uma nação. Winston Churchill, como primeiro-ministro da Grã-Bretanha, articula um tratado de paz que pode significar o fim de anos de conflito.
A Dama de Ferro, de Phyllida Lloyd (2011)
Baseado na vida de Margaret Thatcher, a premiê do Reino Unido do século XX com mais tempo no cargo, o longa conta sua entrada na política e os desafios que enfrentou como mulher.
Steve Jobs, de Danny Boyle (2015)
Cofundador da Apple, Steve Jobs é um ícone em tecnologia e negócios. O filme retrata sua trajetória desde o lançamento do primeiro Macintosh, em 1984, até a chegada revolucionária do iMac.
O Jogo da Imitação, de Morten Tyldum (2014)
Um clássico que mostra a história de Alan Turing, matemático e cientista da computação que decodificou mensagens da inteligência britânica durante a Segunda Guerra Mundial. Ele decifrou ações alemãs, contribuindo para estratégias britânicas.
Estrelas além do Tempo, de Theodore Melfi (2016)
Baseado na história de três matemáticas negras da NASA, o longa deixa claro o racismo e o machismo que Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson enfrentaram durante a corrida espacial entre EUA e Rússia.
Selma: Uma Luta pela Igualdade, de Ava DuVernay (2014)
Aqui, o protagonismo é de Martin Luther King, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo movimento não-violento pela luta contra a discriminação racial nos EUA. O filme dá ênfase à marcha que resultou no direito de voto a negros.
Gostou das dicas? Inspire-se na história de personagens reais, que também enfrentaram dificuldades e conquistaram merecido reconhecimento em suas áreas de atuação.