Flexibilidade cognitiva: conhece essa habilidade?

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da universidade de Cambridge, a flexibilidade cognitiva pode ser um dos aspectos mais importantes para quem deseja empreender ou liderar uma equipe.

Além disso, com a pandemia, essa habilidade se tornou ainda mais importante, afinal, novos desafios foram criados, principalmente em relação ao trabalho.

Algumas pessoas tiveram mais facilidade em adequar sua rotina aos novos padrões de home office. Já outras tiveram mais dificuldade e acabaram se agarrando a antigas rotinas e métodos, evitando ao máximo a mudança de paradigmas.

Essa maleabilidade de lidar com situações adversas faz parte da flexibilidade cognitiva. Quer entender um pouco mais sobre esse conceito? Então, siga esta leitura.

O que é flexibilidade cognitiva?

A flexibilidade cognitiva é a capacidade de "pensar fora da caixa". Ou seja, a capacidade de buscar soluções menos obvias para a resolução de um problema. Ou melhor, pensar em diferentes estratégias para chegar a um mesmo objetivo.

Essa é uma habilidade bastante importante para o desenvolvimento humano, pois é usada em todos os momentos da vida, inclusive no cotidiano.

Desde pequenos aprendemos a estabelecer padrões de pensamentos para chegarmos a soluções imediatas perante as adversidades do dia a dia. A flexibilidade cognitiva é exatamente isso: a capacidade de produzir uma resposta automática ao nosso cérebro.

Entre as principais características de um indivíduo com flexibilidade cognitiva, estão:

• - rápida adaptação às adversidades e novas situações;
  • - maior tolerância para diferentes opiniões;
  • - facilidade para criar soluções alternativas para um problema ou tarefa a ser realizada;
  • - capacidade de encarar um problema ou situação a partir de diferentes perspectivas;
  • - facilidade para atuar em diferentes tipos de situações e migrar entre diferentes atividades;
  • - maior tolerância para erros e mudanças de percursos no meio de uma tarefa do dia a dia profissional ou pessoal.

Mas qual a importância dessa habilidade?

Ao desenvolver a flexibilidade cognitiva, se desenvolve também uma maior resiliência em relação a eventos negativos da vida. E isso gera mais qualidade de vida.

Afinal, você se torna um ser humano apto a lidar melhor com as mudanças e as adversidades. E torna-se mais flexível e tolerante aos erros ou mudanças.

Além disso, pessoas com essa habilidade estão mais propensas a aceitar novas ideias, valorizar outras opiniões e acolher diferentes pensamentos sobre um mesmo assunto.

Nesse sentido, desenvolver essa habilidade permite fazer novas conexões e sair da zona de conforto, o que é ótimo para a vida pessoal e profissional. As empresas buscam cada vez mais profissionais com perfil flexível e capazes de "pensar fora da caixa".

Ao mesmo tempo, essa é uma ótima habilidade para lidar melhor com os relacionamentos humanos.

É possível melhorar a sua flexibilidade cognitiva?

Uma das formas de melhorar a flexibilidade cognitiva é por meio da terapia comportamental cognitiva. Bastante comum nos consultórios de psicólogos, esse tipo de terapia ajuda a pessoa à identificar seus padrões de pensamentos e fazer ajustes onde for necessário.

E a flexibilidade cognitiva está ligada justamente à essa capacidade. Trata-se de uma soft skill relacionada ao autoconhecimento, bem como à capacidade de reaprender, reconhecer emoções, pensamentos e intenções dos outros.

Portanto, a flexibilidade cognitiva pode e deve ser desenvolvida para a vida pessoal e profissional. E você pode ser um dos agentes dessa transformação.

Conheça a pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental do PUCRS Online e esteja apto para auxiliar no desenvolvimento dessa habilidade no meio coorporativo.

Além disso, conheça também outras opções em pós-graduação na área da psicologia que podem ser valiosas para o seu desenvolvimento.

Escolha um caminho completo, original e de excelência. Seja PUCRS Online.