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Gestão de negócios: conceito e características de um gestor de excelência

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Falar em gestão de negócios está cada vez mais comum, tendo em vista que a administração é fundamental para o sucesso das empresas.

Essa discussão se acentua diante do contexto de dificuldades econômicas que o Brasil e outras potências têm vivido. Isso porque, perante a crise, os gestores e as empresas são colocados à prova. As lideranças são responsáveis por indicar os caminhos para os funcionários, a fim de garantir que os negócios acompanhem as transformações do mercado.

Nesse sentido, saber gerir o próprio negócio é fundamental. Para isso, é preciso aproveitar os recursos humanos, financeiros e materiais para atingir metas com mais eficiência, evitando desperdício.

A seguir, conheça a importância da gestão de negócios, seu significado e como os profissionais devem se posicionar hoje em dia.

Leia também: Tipos de liderança e principais características

O que é gestão?

A gestão é uma das áreas pertencentes às Ciências Humanas, que corresponde à administração de uma instituição, empresa ou projeto, a fim de assegurar o alcance de metas. Seja uma instituição pública, privada ou sem fins lucrativos, todas elas precisam de uma gestão para sobreviver.

A gestão de negócios é uma área responsável por executar o planejamento estratégico para que as empresas atinjam seus objetivos organizacionais. Por isso, as habilidades de planejamento, organização, liderança e controle são valorizadas na área.

Pensar em gestão de negócios envolve uma visão macro da organização, mas também abrange o conhecimento de outras áreas fundamentais para os negócios, como Marketing, Finanças e Logística. Essas áreas demandam ações da gestão de negócios, como organização, planejamento, controle e monitoramento.

Devido ao contato próximo com outros setores, a gestão de negócios possui a responsabilidade de identificar fraquezas e promover treinamentos. Além disso, deve sugerir a implantação de novas ferramentas para otimizar o trabalho.

Desempenhar a função de gestor de negócios requer capacidade de gerar soluções, com produtividade e lucratividade, sem esquecer dos aspectos humanos que envolvem a administração de uma empresa.

Formatos de gestão de negócios

Para Jurgen Appelo, especialista em agilidade organizacional e autor do livro “Management 3.0 – Agile Developers, Developing Agile Leaders”, as formas de gerenciar um negócio passaram por grandes mudanças com o passar dos anos, resultando em três formatos. Conheça cada um a seguir:

Gestão 1.0

A Gestão 1.0 é executada com base na hierarquização, na qual as ordens dos gestores são realizadas pelos colaboradores sem questionamento.

Nesse formato, os funcionários não participam das tomadas de decisões. Essa restrição ocorre ainda que eles estejam diretamente envolvidos com os processos de produção, podendo apontar possíveis melhorias.

Gestão 2.0

Já a Gestão 2.0 se refere ao período em que as indústrias implantaram ferramentas para otimizar o trabalho dos funcionários com foco na melhoria dos negócios. Neste modelo, os colaboradores ainda não possuíam participação nas decisões dos negócios.

Gestão 3.0

Por fim, a Gestão 3.0 chegou para romper com os modelos anteriores, priorizando o relacionamento entre as pessoas. Este formato dá ênfase às pessoas no processo de gerir os negócios. Para isso, Appelo considera seis aspectos fundamentais, como:

  1. Alinhar restrições: representa a definição de limites no processo, gerando maior engajamento e aderência às regras.
  2. Desenvolver competências: demonstra a preocupação dos gestores em capacitar os profissionais com os quais trabalha, buscando ter uma equipe multidisciplinar.
  3. Aumentar as estruturas: corresponde ao incentivo para crescimento do negócio e das carreiras dos profissionais, mantendo a qualidade e o ambiente colaborativo.
  4. Incentivar o aprimoramento: defende a aprendizagem contínua através dos erros e acertos ocorridos durante o processo.
  5. Energizar pessoas: consiste na observação dos profissionais para compreender suas motivações e limitações individuais.
  6. Empoderar times: se refere à promoção da tomada de decisões descentralizadas, permitindo que todos estejam no poder.

E a Gestão 4.0?

A Gestão 4.0 emergiu da Indústria 4.0, e tem como foco a tecnologia e inovação. Ela integra sistemas digitais, análise de dados e automação a fim de transformar os processos empresariais.

Adaptação e flexibilidade são vitais na era digital. A Gestão 4.0 exige líderes ágeis, resilientes, adaptáveis às mudanças e capazes de utilizar ferramentas tecnológicas com destreza.

Neste cenário, os líderes precisam de visão estratégica, além de habilidades em gestão de pessoas. A gestão ideal é aquela que promove a colaboração, incentiva o aprendizado contínuo e utiliza dados e tecnologias para melhorar a performance de equipes e negócios.

Como fazer uma gestão de negócios de excelência?

As experiências pessoais, profissionais e empresariais são imprescindíveis para quem quer se transformar em um gestor de negócios de excelência. Mas para se tornar um agente que promove as soluções e mudanças necessárias para que a organização se mantenha de pé, é preciso ir além.

As movimentações no mercado são constantes, e o gestor de negócios deve acompanhar o ritmo das mudanças. Estar à frente desta função exige aprendizagem contínua, o que significa sair da zona de conforto e atualizar seus conhecimentos com frequência.

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