INSCREVA-SE

Intraempreendedorismo: entenda o conceito

content

Você sabe o que o botão de curtir do Facebook, o Gmail e os post-its da 3M têm em comum? Todos são exemplos de intraempreendedorismo.

O intraempreendedorismo consiste em encontrar oportunidades de empreender e inovar dentro da própria empresa. Ou seja, sugere aproveitar talentos da própria organização para encontrar oportunidades de inovação.

Com o apoio do negócio, os colaboradores podem desenvolver novos produtos, serviços ou processos, além de terem a liberdade para inovar e experimentar novas ideias, de maneira proativa, criativa e inovadora.

Este conceito surgiu da busca incessante por fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. Este é um desafio para todos os setores, já que o mercado vem sofrendo mudanças bruscas a todo instante e a competitividade entre as empresas é cada vez maior.

Assim, o intraempreendedorismo ganha espaço dentro das empresas, que percebem nele uma oportunidade de se manterem relevantes e competitivas no mercado.

Benefícios do intraempreendedorismo

O intraempreendedorismo é uma maneira de promover a inovação dentro de uma empresa. Além disso, traz uma série de benefícios, tanto para as empresas quanto para os intraempreendedores. Conheça os principais:

Retenção de talentos

Uma das maneiras de reter talentos é permitir que os colaboradores possam explorar sua criatividade dentro da organização. Afinal, se a empresa não valorizar a veia empreendedora de seu funcionário, é provável que ele vá em busca de outra organização que o faça.

Assim, com oportunidades de empreender dentro do próprio negócio em que estão inseridos, os funcionários com esse perfil se sentirão mais motivados e valorizados.

Impulsionar a inovação

Por meio do intraempreendedorismo, o negócio pode inovar sem que seja preciso contratar novos funcionários para isso. Além disso, os colaboradores podem ajudar a identificar novas oportunidades, produtos ou serviços, além de sugerir melhorarias para os processos internos já existentes.

O colaborador também auxilia que a empresa não perca seu valor no mercado. Assim, ele abraça uma postura mais ativa dentro da organização, auxiliando o alcance das metas desejadas.

Melhora a proatividade das equipes

O intraempreendedorismo fomenta a proatividade, beneficiando a produtividade do time. Ao criar um ambiente que acolhe as ideias dos colaboradores, as empresas deixam os funcionários mais valorizados e engajados. Essas práticas transformam a cultura empresarial, impulsionando resultados.

Como aplicar esse conceito no meu negócio?

A aplicação do intraempreendedorismo varia de acordo com cada empresa, mas existem algumas práticas que ajudam a construir este caminho, como:

  • Fazer pesquisas de clima organizacional;
  • Desenvolver de uma cultura de inovação;
  • Estar atento aos colaboradores e inovadores;
  • Realizar brainstorming com frequência;
  • Desenvolver lideranças;
  • Praticar a inovação aberta.

Leia também: “Comunicação assertiva: entenda a importância no ambiente profissional

Gostou deste conteúdo? Continue desenvolvendo todo o seu potencial com a PUCRS Online. Conheça o MBA em Gestão, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios e aprenda as melhores práticas em business com cases de sucesso.

Comentários