Mentoring: o que é, para o que serve e principais benefícios

Mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional, que visa dar orientações para encarar os desafios  carreira. Também conhecida como mentoria, é uma forma de conquistar seus objetivos e crescer profissionalmente.

Para isso, quem procura por esse serviço necessita de um profissional experiente e com conhecimentos em uma área específica de atuação. Esta pessoa com experiência será chamada de mentora.

Conheça algumas razões que levam os profissionais a buscarem uma mentoria:

• Direcionamento e construção de carreira;
  • Orientação para se inserir no mercado de trabalho;
  • Apoio para execução de atividade profissional.

Aqueles que querem aprender com a experiência de outro profissional devem, em primeiro lugar, estar abertos às considerações e ter humildade para reconhecer os pontos de melhoria apontados pelo mentor.

Diferença entre coaching, mentoring e consultoria

É comum que algumas pessoas acreditem que coaching, mentoring e consultoria são o mesmo. Na verdade, elas possuem diferenças.

O coaching trata de pontos de desempenho e transformações específicas, enquanto a consultoria diz respeito aos assuntos e problemas das organizações. Já o mentoring aborda aspectos pertinentes à carreira, à empresa ou às transições profissionais.

Também é importante destacar que aconselhamento, terapia e treinamento não são sinônimos para essas abordagens.

O aconselhamento visa a ampliar as formar de lidar com questões pessoais, resultando em maior compreensão dos problemas.

Já a terapia trata de assuntos relacionadas à saúde emocional para maturação das emoções, sendo um método conduzido por psiquiatras, psicólogos os terapeutas.

Por outro lado, o treinamento foca na aprendizagem do profissional, a fim de fornecer novos conhecimentos para quem é treinado.