Produtividade: Conheça o método que vai impulsionar o seu desempenho
Você sente que o tempo disponível na rotina é insuficiente para desempenhar as tarefas? Pois saiba que fatores como desorganização e falta de planejamento podem estar aniquilando seus índices de produtividade.
Aprender a gerenciar o próprio tempo de forma saudável e inteligente é um passo fundamental na vida de quem deseja conquistar uma rotina mais produtiva e de qualidade. A procrastinação, por exemplo, está entre os principais fatores que prejudicam o desempenho profissional.De acordo com uma pesquisa realizada pela MindMiners, protelar tarefas (52%) e realizar várias demandas simultaneamente (25%) são as principais causas que levam uma pessoa à improdutividade.
Mas os obstáculos não param por aí: os celulares e as redes sociais são verdadeiros vilões para o foco e concentração. Segundo dados divulgados pela Apple, os usuários costumam desbloquear a tela de 80 a 110 vezes por dia. O grande problema disso? O cérebro humano pode levar entre 40 minutos e uma hora para retomar às atividades com a mesma performance e desempenho.
Muitas vezes, a produtividade é confundida pela quantidade de demandas executadas ao longo do dia. No entanto, o volume excessivo de tarefas não significa, necessariamente, que o tempo disponível está sendo usado com qualidade.
Em sua aula para o PUCRS Online, Christian Barbosa, uma das principais referências em produtividade pessoal e empresarial do país, compartilha insights poderosos e dicas de leitura para quem deseja se manter produtivo de forma saudável. Acompanhe tudo em nosso artigo.
"Produtividade é você fazer mais, com menos”
Ao longo da aula “O relógio como aliado: como administrar e gerenciar o tempo”, da pós-graduação em Gestão de Pessoas: Carreiras, Liderança e Coaching, Christian compartilha sua visão sobre o que, de fato, é a produtividade.
Para ele, esse conceito vai muito além de qualquer padrão. Ser produtivo significa trabalhar de forma inteligente e intuitiva, utilizando a tecnologia a seu favor e encontrando espaço na rotina para as coisas que são realmente importantes na vida.
Elaborada após uma série de pesquisas e projetos, a metodologia Tríade, desenvolvida por Christian, consiste em dividir o tempo em três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais.
Nessa lógica, a divisão ideal ocorre da seguinte forma:
- 70% de tempo para as tarefas mais importantes.
- 20% de tempo para urgências.
- 10% de tempo para demandas circunstanciais.
Durante a aula, o especialista explica o conceito, abordando cada etapa.
Entendendo o Método Tríade
De acordo com a obra A Tríade do Tempo, esse método é definido por 5 etapas essenciais, que juntas, formam o modelo ideal para tornar pessoas cada vez mais produtivas e impulsionar o desempenho profissional. Conheça elas:
Identidade
Para começar, é preciso compreender o que realmente é importante e quais são as suas prioridades. Descobrir aquilo que faz sentido na sua vida e ter clareza sobre os papéis que você desempenha é fundamental para construir uma rotina produtiva.
Metas
Na metodologia tríade, as metas não existem apenas para você saber o que deseja alcançar, mas sim para dar sentido ao seu tempo. É preciso visualizar as demandas além da execução, enxergando também aquilo que elas podem proporcionar.
Planejamento
Quando você tem clareza sobre o que é essencial e deseja conquistar, o seu planejamento flui de forma organizada e com propósito. Nessa etapa, é fundamental avaliar diferentes métodos e entender qual faz mais sentido com os seus objetivos. Só assim será possível obter bons resultados.
Organização
É preciso olhar para a organização como um todo, considerando aspectos físicos, como o ambiente onde você vive e trabalha, lógicos e mentais. No entanto, não basta apenas estar organizado, é preciso aprender a automatizar processos da sua rotina.
Atualmente, a tecnologia é uma aliada da produtividade, proporcionando aplicações e dispositivos específicos para gerenciar melhor o seu dia a dia.
Execução
A última fase é a convergência de todas as etapas anteriores.
Executar significa fazer as coisas funcionarem de uma forma otimizada, sabendo priorizar o que é importante, aprendendo a dizer não quando necessário e a delegar de maneira correta, evitando ruídos que podem atrapalhar o seu desempenho.
Mas, como ser produtivo em um mundo que corre?
“Pare de correr. Comece a andar”. Essa dica quem dá é Christian Barbosa. Conheça alguns livros sugeridos pelo especialista e comece a desenvolver hábitos eficazes para a sua evolução.
Mais tempo, mais dinheiro - Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi
Tempo é dinheiro? Para Gustavo Cerbasi e Christian Barbosa – considerados pela revista Você S/A dois dos maiores especialistas do Brasil em finanças pessoais e gestão de tempo – a resposta é não.
Nesta obra, os especialistas compartilham relatos pessoais e de sucesso, sobre como alcançaram a independência financeira e uma rotina muito menos urgente.
Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer? - Christian Barbosa
Um dos assuntos mais debatidos dos últimos tempos diz respeito à qualidade de vida. Mas o que exatamente isso significa? Andamos tão estressados com o trabalho e outras pressões do dia a dia que muitas vezes deixamos de lado o nosso bem-estar. E isso traz consequências para a nossa saúde e nossos relacionamentos.
Nesse livro, o autor explica que, para viver bem, precisamos administrar nosso tempo de forma a alcançar níveis iguais – e elevados – de equilíbrio e resultado.
O poder do hábito - Charles Duhigg
“O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios” é um livro escrito por Charles Duhigg, ex-repórter do New York Times e publicado em fevereiro de 2012 pela Random House.
Nele, o autor explora a ciência por trás da criação e reforma dos nossos hábitos.
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