INSCREVA-SE

3 livros sobre tecnologia e inovação para se inspirar

content

O PUCRS Online listou 3 livros sobre tecnologia e inovação para você que gosta de assuntos ligados ao tema se inspirar e crescer profissionalmente.

 

Afinal, em um mundo cada vez mais digital, estar de olho em diferentes visões sobre o setor e buscar inspiração em grandes gestores pode ser uma forma de estar à frente da concorrência.

 

Além disso, inovar, mais do que uma palavra, precisa se tornar uma prática no seu dia a dia.

Então, aproveite essas valiosas leituras para ampliar seus conhecimentos e desenvolver todo o seu potencial. Confira:

 

3 livros sobre tecnologia e inovação

 

 

Elon Musk: Como o CEO bilionário da Spacex e da Tesla está moldando nosso futuro, por Ashlee Vance

Quando se pensa em tecnologia e inovação, é impossível não recomendar a leitura dessa biografia. Afinal, nesse ensaio biográfico, o jornalista Ashlee Vance nos mostra em detalhes a vida de um dos empreendedores mais incríveis de nosso tempo: Elon Musk.

Comparado a grandes gênios, como Tesla e Ford, Elon Musk se destaca por não focar seus esforços apenas na busca por lucros, como a maioria dos CEOs. Assim, ele se arrisca constantemente em busca da inovação e na criação de novos modelos de negócio. Publicação que considera obrigatória para abrir novos horizontes.

Nesse sentido, ao longo de todo o livro, é possível conferir a trajetória do bilionário, muitas vezes instável e controversa. Além disso, você confere também a história por trás de algumas de suas empresas, consideradas altamente inovadoras.

 

 

Os inovadores, por Isaacson Walter

Essa obra nos leva em uma jornada para entender melhor o processo de inovação e como determinadas tecnologias não podem ser de autoria de uma só pessoa, mas, sim, de um grupo de pessoas inovadoras.

Assim, como exemplo da teoria, o autor apresenta o computador e a internet. As duas entidades só foram possíveis graças à colaboração de milhares de pessoas ao longo de um determinado tempo. E o resultado é o que vemos hoje.

Para isso, o autor volta no tempo e conta o desenvolvimento das primeiras tecnologias computacionais. Mostra também o surgimento da internet, introduzindo os primeiros inovadores, responsáveis pelo pontapé inicial da transformação digital.

Todos os grandes nomes da história, como Vannevar Bush, Alan Turing, Claude Shannon, John von Neumann, Grace Hopper e demais gênios aparecem no livro. E, ao final da obra, ele ainda debate a Inteligência Artificial com base no Watson, o supercomputador da IBM.

 

O Dilema da Inovação, por Clayton M. Christensen

Este livro levanta uma questão muito interessante: mesmo grandes e consolidadas empresas no mercado podem fracassar.

Dessa forma, o dilema da inovação, estuda a dificuldade que as grandes empresas têm de acompanhar a evolução do mercado. Além das novas tendências e o surgimento de concorrentes assíduos. E ainda, mostra como, algumas vezes, a arrogância de achar que nunca irá sucumbir é justamente o que leva à falência.

É uma excelente obra para entender quais são os principais riscos que as empresas em geral correm uma vez consolidadas no mercado. Além disso, ela traz um conjunto de princípios que ajudam os executivos a identificar o momento certo de ouvir os clientes, investir no desenvolvimento de produtos ou buscar mercados menores, por exemplo.

 

Aliás, confira também 5 filmes sobre tecnologia.

 

Gostou? Então, vá além. Se você está interessado em se aprofundar mais em temas relacionados à tecnologia e inovação, temos outras indicações ainda mais transformadoras.

Conheça nossos cursos, especialize-se e fique por dentro das melhores práticas da área:

Nossos cursos contribuem para sua evolução, possibilitando que você desenvolva os conhecimentos mais requisitados pelo mercado na atualidade.

 

Matricule-se agora. Assim você garante valores do primeiro semestre e ainda ganha uma Certificação Adicional no valor de R$ 3.000. Não desperdice essa oportunidade.

 

Seja especialista, seja PUCRS Online.

Comentários