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Brand experience: estratégia para estar na cabeça do consumidor

Escrito por PUCRS Online | 20 de Maio de 2021

Antes de tudo, brand experience quer dizer, em português, experiência de marca. O termo diz respeito a todos os tipos de interação que as pessoas têm com produtos, serviços e empresas.

Dessa forma, podemos dizer que é uma estratégia de marketing cujo foco está em agregar valor à imagem da marca por meio de experiências integrativas e fatores sensoriais.

Assim, seu principal propósito é fazer com que os consumidores se encantem com a marca através de um forte relacionamento.

Ou seja, brand experience deve construir identidades, oxigenar culturas, conectar comunidades e criar um senso de pertencimento, de acordo com o relatório “O presente e o futuro da experiência”, da Hood.

Como aplicar brand experience

De fato, uma parte das empresas compreenderam que há necessidade se estar, cada vez mais, conectado com os consumidores. Sendo assim, passaram a desenvolver experiências inovadoras e, por vezes, únicas.

Para tanto, investem em interações que ativem o lado emocional dos clientes por meio do despertar dos sentidos: paladar, olfato, audição, tato e visão.

Mas não basta proporcionar uma excelente ação se a experiência com produto, serviço e empresa não está satisfatório. Afinal, é imprescindível encantar os clientes e manter o encantamento para fidelizá-los.

Dicas de como explorar as sensações do consumidor

  • Utilize o Brand sense, que defende a construção e gestão da marca baseado nos cinco sentidos para identificação do público com a marca.
  • Invista em um showroom virtual, proporcionando diferenciais de uma loja física no ambiente online.
  • Utilize chatbot a fim de otimizar atendimentos e resolver questões mais simples sem necessidade de um atendente humano.
  • Faça uso de atendimento humanizado para melhor aproximação entre marca e consumidores, bem como fidelizá-los.

É importante destacar que essas são algumas possibilidades. Dessa forma, faz-se necessária uma avaliação para ver qual estratégia faz sentido para cada marca.

Então, o que pode contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia de brand experience são as respostas a partir dos tópicos abaixo:

  • Objetivo e próposito da marca
  • Mensagem que a marca deseja transmitir ao público-alvo
  • Legado da marca, bem como as bandeiras que ela abraça

Vantagens do brand experience

São muitas as vantagens de aplicar o brand experience como parte da estratégia de marketing. Afinal, marcas líderes no mercado investem tempo e dinheiro nisso antes mesmo da pandemia.

Por exemplo, o RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina. Até o início do distanciamento social, era realizado anualmente de forma presencial.

Em 2020, a Resultados Digitais, empresa responsável pela realização do evento, optou por fazer o primeiro evento online da RD, o Hostel by RD Summit. Isso é um exemplo de que o brand experience deve seguir, adaptando-se ao contexto atual.

Então, veja algumas vantagens dessa estratégia às marcas:

  • traz estabilidade da marca no mercado;
  • a partir da visibilidade, as chances de novos produtos serem melhor aceitos pelos consumidores aumentam;
  • quanto mais lembrada, mais à frente da concorrência estará;
  • proporciona mais satisfação ao público-alvo por meio de produtos e serviços;
  • passa a ser visto com mais credibilidade no mercado, transmitindo confiança e solidez.

Ainda, é fundamental compreender que para aplicar brand experience não é necessário alto investimento. Portanto, a chave está em descobrir como surpreender seu público. Afinal, o mais importante é gerar emoções genuínas nas pessoas.

Que tal entender mais sobre as emoções? Assista com exclusividade ao trecho de aula de Daniel Goleman.

Construa agora o futuro esperado às marcas e aos negócios

Como vimos, o brand experience traz resultados importantes às marcas. Sendo assim, destacamos que é imprenscindível a mensuração do impacto pessoal e emocional em todos os canais de comunicação da marca. O objetivo é construir e consolidar relacionamentos, além de reforçar os valores e bandeiras da marca, gerando identificação com as pessoas.

Dessa forma, é relevante estar atento às tendências de mercado com quem entende e conduz essas transformações nos negócios. Chegou a hora de se aprofundar em conhecimentos e experiências de sucesso no PUCRS Online.

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Leia também as Tendências em Marketing para 2021.