Antes de tudo, brand experience quer dizer, em português, experiência de marca. O termo diz respeito a todos os tipos de interação que as pessoas têm com produtos, serviços e empresas.
Dessa forma, podemos dizer que é uma estratégia de marketing cujo foco está em agregar valor à imagem da marca por meio de experiências integrativas e fatores sensoriais.
Assim, seu principal propósito é fazer com que os consumidores se encantem com a marca através de um forte relacionamento.
Ou seja, brand experience deve construir identidades, oxigenar culturas, conectar comunidades e criar um senso de pertencimento, de acordo com o relatório “O presente e o futuro da experiência”, da Hood.
De fato, uma parte das empresas compreenderam que há necessidade se estar, cada vez mais, conectado com os consumidores. Sendo assim, passaram a desenvolver experiências inovadoras e, por vezes, únicas.
Para tanto, investem em interações que ativem o lado emocional dos clientes por meio do despertar dos sentidos: paladar, olfato, audição, tato e visão.
Mas não basta proporcionar uma excelente ação se a experiência com produto, serviço e empresa não está satisfatório. Afinal, é imprescindível encantar os clientes e manter o encantamento para fidelizá-los.
É importante destacar que essas são algumas possibilidades. Dessa forma, faz-se necessária uma avaliação para ver qual estratégia faz sentido para cada marca.
Então, o que pode contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia de brand experience são as respostas a partir dos tópicos abaixo:
São muitas as vantagens de aplicar o brand experience como parte da estratégia de marketing. Afinal, marcas líderes no mercado investem tempo e dinheiro nisso antes mesmo da pandemia.
Por exemplo, o RD Summit, o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina. Até o início do distanciamento social, era realizado anualmente de forma presencial.
Em 2020, a Resultados Digitais, empresa responsável pela realização do evento, optou por fazer o primeiro evento online da RD, o Hostel by RD Summit. Isso é um exemplo de que o brand experience deve seguir, adaptando-se ao contexto atual.
Então, veja algumas vantagens dessa estratégia às marcas:
Ainda, é fundamental compreender que para aplicar brand experience não é necessário alto investimento. Portanto, a chave está em descobrir como surpreender seu público. Afinal, o mais importante é gerar emoções genuínas nas pessoas.
Como vimos, o brand experience traz resultados importantes às marcas. Sendo assim, destacamos que é imprenscindível a mensuração do impacto pessoal e emocional em todos os canais de comunicação da marca. O objetivo é construir e consolidar relacionamentos, além de reforçar os valores e bandeiras da marca, gerando identificação com as pessoas.
Dessa forma, é relevante estar atento às tendências de mercado com quem entende e conduz essas transformações nos negócios. Chegou a hora de se aprofundar em conhecimentos e experiências de sucesso no PUCRS Online.
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