INSCREVA-SE

Break Even Point: já ouviu falar nesse indicador?

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Essencial para manter um bom equilíbrio financeiro, o break even point é o indicador responsável por ajudar uma empresa a prosperar.

A métrica é bastante importante para adquirir um posicionamento sólido no mercado. Afinal, é ela que ajuda a entender o ponto de equilíbrio em que o lucro e o prejuízo estão divididos.

Através do indicador, é possível saber também o momento em que a empresa para de dar prejuízo e começa a render lucros. Isso porque, ao atingi-lo, significa que o negócio atingiu um valor igualitário entre suas receitas e despesas.

Assim, a métrica é bastante utilizada para ter um bom controle das finanças, além de ajudar a manter o negócio saudável financeiramente. Mas, ela pode também representar um sinal de alerta.

Quando uma empresa apresentar queda de faturamento, por exemplo, atingir esse indicador pode representar que seu neg´ócio está em crise.

Nesse sentido, a análise do cenário vai depender do ponto de partida de cada empresa. Se o indicador é positivo ou negativo, só o responsável pela empresa poderá dizer.

Contudo, a métrica é a responsável também por apontar a viabilidade do negócio. Isto é, se ele é um bom investimento ou não. Além de apontar quais fatores impactam nas despesas e receitas.

Dessa forma, é possível tomar decisões mais assertivas, evitando danos para a empresa e colaboradores.

Como calcular o break even point?

Apesar do cálculo do break even point gerar bastante dúvidas, ele não é complexo de ser realizado. Para calculá-lo é bem é simples. Tenha em mente essas informações sobre a sua empresa:

  • Os custos fixos;
  • Os custos variáveis;
  • Vendas;
  • Margem de contribuição.

Tendo em mãos estas informações, logo após é só aplicar a fórmula do Break Even Point:

Break Even Point (faturamento) = Custos fixos ÷ Índice da Margem de contribuição

Margem de Contribuição = Receita total – Custos Variáveis

Gostou? Então comece agora mesmo o planejamento financeiro e o equilíbrio das contas do seu negócio.

Conheça os melhores cursos na área de finanças.

Você pode se aprofundar em qualquer área do conhecimento no PUCRS Online, ao lado das principais referências do mercado e da academia.

Descubra o MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor e aprenda habilidades de gestão, marketing, vendas, geração de valor, orçamento, receita e finanças, com profissionais que são grandes nomes em suas áreas.

Escolha o caminho mais completo para o seu desenvolvimento profissional. Matricule-se agora.

Comentários