INSCREVA-SE

Consciência Negra: filmes e documentários sobre o tema

content

Novembro é um mês marcado por uma reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira. A Consciência Negra, celebrada em 20 de novembro, remonta à luta de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, cujo legado é um símbolo de resistência contra a escravidão. A data ganhou visibilidade em 1971, quando o Grupo Palmares realizou um ato de resistência em prol da igualdade racial em Porto Alegre, valorizando a trajetória de Zumbi dos Palmares. Desde então, o dia 20 de novembro tem sido um momento para celebrar a contribuição afro-brasileira à sociedade e, ao mesmo tempo, refletir sobre as persistências das desigualdades raciais.

 

Nesta data, somos convidados a revisitar o passado, compreender o presente e construir um futuro mais inclusivo. Neste contexto, filmes e documentários sobre Consciência Negra desempenham um papel crucial, proporcionando uma janela para narrativas poderosas e muitas vezes negligenciadas.

 

Explorando Narrativas através do Cinema: 10 filmes e documentários que refletem sobre a Consciência Negra

"Quilombo" (1984)

 

Um épico dirigido por Cacá Diegues, que retrata a vida e a resistência no Quilombo dos Palmares, oferecendo uma visão única da história brasileira.

"Cidade de Deus" (2002)

 

Embora não centralize a narrativa na igualdade racial, este filme de Fernando Meirelles aborda a vida em favelas e, indiretamente, as disparidades sociais e raciais.

“A 13ª Emenda” (2016)

 

Dirigido por Ava DuVernay, esse documentário mostra as consequências da escravidão nos Estados Unidos, explorando o sistema prisional e seu impacto desproporcional nas comunidades negras.

“What Happened, Miss Simone” (2015)

 

Esse documentário conta a história de Nina Simone, cantora, pianista e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Com direção de Liz Garbus, o filme reúne gravações inéditas, imagens raras de arquivo, cartas e depoimentos de pessoas próximas a artista.

“The Black Panthers: Vanguard of the Revolution” (2015)

 

Escrito e dirigido por Stanley Nelson, esse documentário traz a história do Partido dos Panteras Negras, no qual Angela Davis foi integrante. A narrativa é contada a partir de entrevistas com panteras e agentes do FBI sobreviventes.

“Histórias Cruzadas” (2011)

 

Passado nos anos 1960, o filme mostra a história de Skeeter, uma garota da alta sociedade que retorna a Mississippi para se tornar escritora. Nesta jornada, a personagem entrevista mulheres negras que trabalham na criação dos filhos da elite da cidade.

“12 Anos de Escravidão” (2013)

 

Esse longa retrata a história real de Solomon Northup, homem negro nascido livre no norte dos EUA, que viu sua vida mudar ao sofrer um sequestro e ser comercializado para trabalho escravo. 

“Selma: Uma Luta pela Igualdade” (2014)

 

Nesta cinebiografia de Martin Luther King Jr., acompanhe sua luta em busca de direitos eleitorais para os afro-americanos. O filme mostra como o ativista social convenceu o presidente dos Estados Unidos a implementar a Lei dos Direitos de Voto, em 1965.

“Green Book: O guia” (2018)

 

A partir da relação profissional entre um pianista afro-americano de renome mundial e um motorista ítalo-americano, o filme narra o enfrentamento ao racismo e a segregação racial em 1962.

“A Vida e a História de Madam C. J. Walker” (2020)

 

Neste longa produzido pela Netflix, conheça a história da primeira mulher negra a ficar milionária e os desafios que enfrentou como empreendedora.

 

Consciência Negra e igualdade racial no ambiente profissional

A inclusão e diversidade de pessoas deve ir para além das telas de televisão. Profissionais de todas as áreas podem e devem desempenhar um papel vital na promoção da Consciência Negra. Empresas e colaboradores têm a responsabilidade de fomentar ambientes inclusivos, com ações de conscientização, programas de diversidade e inclusão, e a promoção de debates sobre respeito e igualdade racial. Este é um dos passos iniciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Aprofunde seus conhecimentos com a Pós-Graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global. Conheça também o portfólio de cursos de Graduação e Pós-Graduação da PUCRS Online e prepare-se para ampliar horizontes profissionais e pessoais.

Comentários