INSCREVA-SE
Acesse a sala de aula

Consciência Negra: filmes e documentários sobre o tema

Em novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida em homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro que lutou contra a escravidão.

Dessa forma, um momento em que se debate questões raciais no Brasil e no mundo, como a importância da igualdade de direitos dos negros e o fim da discriminação.

Assim, para contribuir com esse debate, reunimos filmes e documentários sobre Consciência Negra e algumas das grandes vozes contra o racismo, como a filósofa de notoriedade mundial Angela Davis.

Veja nossa seleção.

Filmes e documentários que refletem sobre a Consciência Negra

A 13ª Emenda (2016). Dirigido por Ava DuVernay, esse documentário mostra as consequências da escravidão nos Estados Unidos.

What Happened, Miss Simone (2015). Esse documentário conta a história de Nina Simone, cantora, pianista e ativista pelos direitos civis dos negros norte-americanos. A diretora Liz Garbus reuniu gravações inéditas, imagens raras de arquivo, cartas e entrevistas de pessoas próximas a ela.

The Black Panthers: Vanguard of the Revolution (2015). Escrito e dirigido por Stanley Nelson, esse documentário trata da história do Partido dos Panteras Negras, no qual Angela Davis foi integrante. A narrativa é contada a partir de entrevistas com panteras e agentes do FBI sobreviventes.

Histórias Cruzadas (2011). Passado nos anos 1960, o filme registra a história de Skeeter, uma garota da alta sociedade que retorna a Mississippi para se tornar escritora. Sendo assim, entrevista mulheres negras que trabalham na criação dos filhos da elite da cidade.

12 Anos de Escravidão (2013). Esse longa retrata a história real de Solomon Northup, homem negro nascido livre no norte dos EUA, durante alguns anos antes da abolição oficial da escravatura no país.

Selma: Uma Luta pela Igualdade (2014). Aqui, a luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto aos negros. Aliás, mostra como ele convenceu o presidente a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965.

Green Book: O guia (2018). A partir da relação profissional entre um pianista afro-americano de renome mundial e um motorista ítalo-americano, o filme narra o enfrentamento ao racismo e a segregação racial em 1962.

A Vida e a História de Madam C. J. Walker (2020). Portanto, conheça a primeira mulher negra a ficar milionária e seus desafios para empreender.

Você tem interesse em temas sociais? Então, conheça os cursos de pós-graduação e MBA da PUCRS, nas modalidades online e presencial.

Comentários