Data Driven: o que é e como aplicá-lo aos negócios
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:
Data Driven diz respeito a ter uma base sólida para tomar decisões, deixando de lado suposições. Ou seja, significa o futuro dos negócios orientado a dados.
Tomar decisões eficientes é essencial para alcançar bons resultados nos negócios. Por isso, é imprescindível ter uma base sólida na hora de fazer algumas escolhas. A cultura Data Driven surge para auxiliar nesse processo.
Essa metodologia inovadora visa a utilização de dados e inteligência de negócios para tomar decisões estratégicas nas empresas. Tudo isso com base em inteligência de mercado e processos otimizados de coleta e análise de dados.
Assim, produzir conteúdos embasados nesse conhecimento e tomar decisões orientadas por esses dados, é o que conceitua o termo Data Driven.
Quer saber como aplicar essa nova cultura em seus negócios? Então siga esta leitura e descubra como transformar dados em conhecimento, gerando uma base sólida para tomar decisões na sua empresa.
O que é cultura Data Driven?
Como já falamos anteriormente, usar dados como o centro das decisões corporativas é o que define a cultura Data Driven. Empresas que planejam, executam e gerenciam com base em dados reais, são consideradas organizações que adotam essa cultura.
Algumas empresas já estão apostando nessa inovação, realizando pesquisas de mercado e adequando estruturas, com o objetivo de fundamentar ações com base em informações e conhecimentos coletados.
A ideia é utilizar uma análise computacional que levante um grande volume de dados, o Big Data, e utilizar estas informações na solução de problemas e na obtenção de novas soluções para o seu negócio.
É preciso conseguir extrair, analisar e transformar estes dados coletados em informações, conhecimento e riqueza, caso você queira adotar este modelo na sua empresa e fazer parte dessa transformação digital.
Assim, para que a cultura Data Driven seja possível na gestão empresarial, é preciso estabelecer métodos de coleta e análise de dados eficientes, como: Business Intelligence, Business Analytics e Big Data, consideradas tecnologias de ponta nesse ramo.
Com esse modelo de gestão, sua empresa será capaz de organizar informações reais e fazer planejamentos, otimizando o atendimento aos clientes e visando alcançar maior satisfação e fidelização.
Além disso, ao converter dados em sucesso para empresa, as organizações também crescem mais rápido, saindo à frente da concorrência.
Como aplicar aos negócios
Existem diversas maneiras de fazer parte dessa cultura transformadora. Apostar em tecnologias de ponta, como as que citamos anteriormente, é o primeiro passo para alcançar o caminho do sucesso no seu negócio.
Mas, além dessas, existem também outros elementos que podem contribuir na aplicação da cultura Data Driven na sua empresa. Confira mais algumas dicas:
Tenha boas práticas de coleta e análise de dados. Investir em tecnologia é essencial para uma boa aplicação. Aposte em um sistema tecnológico que seja capaz de captar informações de modo sistemático, organizado, automatizado e rotineiro.
Defina o público alvo que a sua empresa quer atingir. Análises qualificadas e efetivas necessitam de público-alvo bem definido. Essa delimitação é muito importante para o processo de pesquisa e planejamento.
Tenha uma equipe de colaboradores engajada na cultura Data Driven. Certifique-se que o seu time esteja preparado para fazer a estratégia dar certo e alcançar o sucesso do negócio.
Planeje suas ações. Definir objetivos, estabelecer prazos e especificar os tipos de dados que serão coletados e de que forma serão armazenados, é indispensável.
Por fim, não deixe de transformar sua coleta em ideias e decisões criativas. Essas soluções podem ser o que faltava para o seu negócio alcançar um diferencial no mercado.
Afinal, o objetivo da cultura Data Driven é justamente ser esse subsídio para uma tomada de decisões mais segura e precisa.
Gostou das nossas dicas? Saiba mais em PUCRS Online.
Conheça o MBA em BI, Marketing Digital e Estratégia Data Driven e se torne um especialista em business intelligence, marketing digital e uso de dados para a tomada de decisões. Seja o profissional que todo o mercado busca.
Comentários