Diversidade Empresarial: Entenda a importância

Vivemos em uma sociedade com uma vasta multiplicidade cultural. Diante desse cenário, é importante desenvolver uma postura que dialogue com respeito a essas diferenças. No ambiente organizacional, não é diferente: a diversidade é um tema que merece relevância, e ainda pode gerar uma série de benefícios quando desenvolvida de forma efetiva.

Conforme um estudo publicado pela McKinsey & Company sobre a diversidade corporativa, colaboradores se sentem mais à vontade para ser quem são em empresas que valorizam esse tema, e consequentemente tornam-se mais realizados, criativos e estimulados a propor inovações.

Os dados também demonstram que 152% desses colaboradores se sentem à vontade para sugerir novas ideias e tentar mudar a forma como as coisas são feitas, 72% consideram que empresas que apostam nesse tema estão em constante aprimoramento de seus processos, e 64% se sentem confortáveis de colaborar com ideias e melhorias.

Ainda, o estudo também demonstrou como a diversidade pode favorecer as lideranças, que em relação a harmonia entre líderes e liderados, com um aumento de 80% nessas organizações. Sem falar que o trabalho dos líderes é mais facilmente percebido como voltado para a equipe e inovações, nesses ambientes diversos.

Em relação à motivação, o estudo observou também que 63% dos funcionários estão mais felizes no trabalho em empresas comprometidas com a diversidade, o que diminui para 31% nas que ainda não se dedicam a promovê-la.

Contudo, empresas mais diversas têm 93% mais chances de uma performance financeira superior às concorrentes mais homogêneas. Veja resumidamente os benefícios da diversidade:

• aumenta a criatividade;
  • proporciona inovação;
  • diminui conflitos entre colaboradores;
  • atrai e retém talentos;
  • diminui a rotatividade;
  • melhora na imagem da organização perante a colaboradores, fornecedores e clientes;
  • alcança melhores resultados.

Formas de promover a diversidade nas empresas

Agora que você já entendeu a importância de discutir esse tema no ambiente organizacional, veja também de que formas você pode promover a diversidade nas empresas. Lembrando, que esse é um processo construído gradativamente. E como todo o projeto, necessita de um bom planejamento antes de ser colocado em prática.

Confira algumas sugestões para que isso seja feito da melhor forma:

Crie uma política de diversidade nas organizações

Ou seja, crie um ambiente livre de preconceitos. É requisito básico que a empresa incorpore os princípios fundamentais de inclusão, por meio da revisão de linguagem e ações de integração. Além de trabalhar a conscientização e promover eventos em que os aspectos multiculturais sejam amplamente discutidos pelos colaboradores.

Ouça todas as reclamações sobre discriminação

Como o seu colaborador está se sentindo? Será que eles já se sentiram discriminados no meio corporativo ou dentro da sua empresa? Colegas de trabalho fazem piadas vexatórias e ofensivas, mesmo sem intenção, nas áreas de convivência? É necessário conhecer todas as dores. Escute com atenção e, logo após, crie políticas ativas de prevenção, como treinamentos, dinâmicas de grupo, campanhas e outros eventos de conscientização.

Defina metas de diversidade

As metas de diversidade devem envolver a estruturação de um plano de carreira adequado. Nesse sentido, a estrutura de cargos e salários deve obedecer aos padrões de diversidade previamente estabelecidos pela organização. Por exemplo, surgiu uma vaga em sua empresa: que tal se só as mulheres, incluindo transexuais, poderem participar do processo? Ou melhor, destine 3% de vagas para imigrantes, e outros 3% para indígenas.

Crie políticas de contratação

Agora que você já criou políticas de diversidade, estabeleceu metas e ouviu seus colaboradores, chegou a hora de criar as políticas de contratação. Atualmente, há diversas técnicas e metodologias para criar um processo seletivo mais justo, como recrutamento digital e processo de seleção às cegas, por exemplo.

Avance nessa área com o PUCRS Online

Desenvolva-se com as mais modernas práticas e teorias em direitos humanos e responsabilidade social, e esteja de acordo com as demandas organizacionais necessárias exigidas pelo mercado.

Conheça a pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global do PUCRS Online e desenvolva-se com foco na atuação em organizações, consultoria, sustentabilidade e cidadania.

Matricule-se ainda em junho, garanta até 20% de desconto e ainda escolha a opção de pagamento: realize em até 36 meses ou à vista com 22% de desconto.