Diversidade é a aposta de muitas empresas para a retomada competitiva pós-pandemia.
Isso porque ter um time de colaboradores plural e diverso, em um ambiente participativo e inclusivo, será um diferencial competitivo para superar a crise da Covid-19, segundo estudos.
Além disso, companhias que se comprometem com práticas inclusivas, tanto internamente, como em campanhas publicitárias, são consideradas também potencialmente mais produtivas e lucrativas.
Um dos mais conhecidos e recentes estudos, da consultoria americana Mckinsey, apontou que a chance de empresas serem mais lucrativas é 33% maior para as que têm um time executivo diverso em termos de gênero.
Nesse sentido, o que falta para a sua empresa fazer parte desse movimento?
Quer entender mais sobre diversidade e qual a importância dela nas empresas? Então, este artigo é para você.
A diversidade pode ser entendida como um conjunto de características que diferenciam as pessoas. Ou seja, o que torna cada indivíduo um ser único e singular.
De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”. Nesse sentido, é possível definir como tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.
Sendo assim, na sociedade, a diversidade é representada por diferenças em relação à etnia, orientação sexual, cultura, gênero, crenças, entre outras.
E nas empresas, quando há diversidade é porque está conta com uma força de trabalho multicultural. Ou seja, há a convivência desses diferentes indivíduos em um mesmo espaço.
Mas promover diversidade em empresas, vai além do simples fato de ter pessoas com essas caraterísticas incorporando o quadro de colaboradores.
Políticas favoráveis à diversidade prevêem uma quantidade de vagas destinada às contratações PCD, a comemoração de datas importantes para a comunidade LGBTQIA+ ou para os negros. Além de processos que levem a uma contratação sem a influência da imagem como, por exemplo, o recrutamento às cegas.
Apostar em diversidade nas empresas ajuda a promover um ambiente de trabalho mais saudável. Um grupo multicultural incentiva a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais.
Além disso, garante a motivação e o aumento da produtividade dos colaboradores. Sendo assim, esses fatores podem impactar diretamente no aumento da competitividade da empresa no mercado em que atua.
Nesse sentido, uma empresa diversificada dá um novo significado à sociedade em que está inserida. E isso gera mais valor para os seus produtos e serviços.
Além disso, em relação as equipes, quando existe diversidade, isso garante maior criatividade e poder de inovação. Isso porque diferentes visões cobrem muito mais ângulos e geram mais oportunidades.
É claro que essa transformação não acontece de uma hora para outra.
A diversidade nas empresas é construída gradativamente. Assim, como todo projeto em implementação dentro de um negócio, a promoção da diversidade nas empresas necessita um bom planejamento antes de ser colocado em prática.
Por isso, separamos algumas sugestões para que isso seja feito da melhor forma. Acompanhe:
Ou seja, crie um ambiente livre de preconceitos. É requisito básico que a empresa incorpore os princípios fundamentais de inclusão, por meio da revisão de linguagem e ações de integração. Além de trabalhar a conscientização e promover eventos em que os aspectos multriculturais sejam amplamente discutidos pelos colaboradores.
Como o seu colaborador está se sentindo? Será que eles já se sentiram discriminados no meio corporativo ou dentro da sua empresa? Colegas de trabalham fazem piadas vexatórias e ofensivas, mesmo sem intenção, nas áreas de convivência? É necessário conhecer todas as dores. Escute com atenção e, logo após, crie políticas ativas de prevenção, como treinamentos, dinâmicas de grupo, campanhas e outros eventos de conscientização.
As metas de diversidade devem envolver a estruturação de um plano de carreira adequado. Nesse sentido, a estrutura de cargos e salários deve obedecer aos padrões de diversidade previamente estabelecidos pela organização. Por exemplo, surgiu uma vaga em sua empresa: que tal se só as mulheres, incluindo transexuais, puderem participar do processo? Ou melhor, destine 3% de vagas para imigrantes, e outros 3% para indígenas.
Agora que você já criou políticas de diversidade, estabeleceu metas e ouviu seus colaboradores chegou a hora de criar as políticas de contratação. Atualmente, há diversas técnicas e metodologias para criar um processo seletivo mais justo, como recrutamento digital e processo de seleção à cegas, por exemplo.
Conheça também as melhores opções de curso na área de Humanidades.
Gostou? Então, vá além. Conheça a pós-graduação em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global do PUCRS Online e desenvolva-se com as mais modernas práticas e teorias em direitos humanos e responsabilidade social.
Até 31/07 você se matricula com valores de 2020 e ainda ganha uma Certificação Adicional de R$ 3.000.
Abraçe o futuro. Seja PUCRS Online.