INSCREVA-SE

E-commerce: o que é e quais vantagens desse modelo

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

E-commerce é uma abreviação do termo em inglês “electronic commerce”. Conhecido como comércio eletrônico, é um tipo de transação comercial realizada por meio de ferramentas online.

Portanto, um e-commerce é um modelo de negócio que viabiliza compra e venda pela Internet. Assim, é melhor de compreender que falar em comércio eletrônico vai além do desenvolvimento de um site.

Esse modelo de empreendimento se estrutura basicamente no ambiente digital, como dois processos importantes: vendas e atendimento ao cliente. Isso faz com que outras frentes dos negócios podem se organizar da mesma forma: marketing, controle de finanças e estoque.

Conheça os tipos de e-commerce:

  • B2B (Business to Business)
  • B2C (Business to Client)
  • Atacadista
  • Varejista
  • Produtos físicos
  • Produtos digitais

Mercado em expansão

O mercado de e-commerce brasileiro teve um salto em 2020, muito motivado pelos novos comportamentos ocasionados pela pandemia.

Se havia alguma incerteza do quanto o e-commerce pode ser uma aliada dos negócios, esse ano mostrou a efetividade dessa estratégia para expansão dos canais de comércio.

Vantagens de um e-commerce

Mas, se você ainda tem dúvidas, veja as vantagens de investir no comércio eletrônico:

  • Praticidade aos consumidores, que podem acessar sua vitrine de qualquer lugar. Inclusive, possibilitando a comparação de preços entre lojas;
  • Abrangência geográfica, a possibilidade que clientes de todo país consumam seus produtos e/ou serviços;
  • Funcionamento 24h, ou seja, na web seu negócio está sempre disponível para a hora que seus clientes precisarem;
  • Facilidade para acompanhar o perfil dos consumidores e, consequentemente, suas preferências de compra;
  • Portanto, a partir das informações coletadas, você consegue personalizar o atendimento ao cliente, aumentando as chances de fidelizá-lo;
  • Detalhamento de informações do produto, como marca, tamanho, peso, dimensões, fotos , vídeos, preço, fretes e tempo de entrega.

Cresça junto com este mercado

Vá além. Faça o MBA em E-commerce e Negócios Digitais e domine as ferramentas e técnicas para empreender com êxito em 2021.

Sendo assim, aprenda as melhores estratégias do mercado com os maiores nomes do setor, como Renato Mendes, que liderou a Netshoes na América Latina.

Comentários