E-grocery: a nova tendência de varejo online
O supermercado online, ou e-grocery, como também é conhecido, está entre os nichos que mais cresceram durante a pandemia. Isso devido a mudança de comportamento dos consumidores.
Conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, cerca de 107 mil lojas virtuais registraram aberturas, entre março e maio de 2020.
E sabe quais foram os itens que mais impulsionaram esse crescimento? Produtos de limpeza, alimentos, bebidas, roupas e calçados.
Além disso, a procura por bens não duráveis na internet, o que antes não fazia parte da cultura brasileira, aumentou. Um deles foi o álcool gel, por exemplo.
Nesse sentido, o varejo nacional viu no mercado uma oportunidade de fomentar este nicho. Assim, surgiram os supermercados por delivery, ou como também são conhecidos, os e-grocerys.
Mas, afinal, do que se trata o termo e-grocery?
Para quem não sabe, o termo e-grocery é a união da palavra mercearia com o prefixo “e-” de eletrônico, ambos originais do idioma inglês. Em outras palavras, é o termo utilizado para quem compra itens de supermercado, sem sair de casa.
Com o avanço da pandemia, parte da população passou a ver o e-grocery como uma opção mais segura de obter mantimentos. Além da proteção, a comodidade e facilidade para repor os produtos na despensa, também atraiu o interesse do público.
Assim, o potencial apresentado por essa nova tendência fez com que os varejistas repensassem sua forma de oferecer produtos. Afinal, quem contasse com a alternativa do delivery, se destacaria da concorrência.
Entretanto, a entrada do supermercado online no mercado vai além de apenas entregar produtos. O e-grocery foi pensado para proporcionar uma experiência totalmente digital.
Ou seja, ele é bem mais amplo. O e-grocery compreende desde a navegação pelos itens no site, a escolha do método de pagamento, a separação dos produtos no estoque até a entrega no endereço informado.
E quais são as dificuldade dessa nova tendência?
Uma das principais barreiras do e-grocery é a qualidade dos produtos perecíveis, por exemplo. Principalmente, porque esses alimentos possuem um período curto de frescor e os clientes esperam uma entrega pontual, com produtos bons e de qualidade.
Além disso, um outro grande desafio é a logística. Afinal, antes o consumidor realizava a compra no mercado, mas, agora, a parte de separar produto, fazer checkout, embalagem e transporte, fica por conta do mercado.
Sem falar que o lucro e o sucesso do e-grocery dependem da excelência do transporte, do gerenciamento e da distribuição do estoque. Ou seja, é um desafio que precisa estar bem estruturado.
E para que o cliente tenha uma experiência satisfatória, é preciso levar em consideração as principais etapas do e-grocery. Confira:
- Ordem de armazenamento
- Entrada e processamento de pedidos
- Encomenda de estoque
- Coleta dos itens solicitados
- Entrega dos pedidos
E ainda, fique atento a disponibilidade dos produtos em estoque. Afinal, as compras online são imprevisíveis, então os pedidos podem exceder os níveis regulares de estoque, gerando uma frustração no cliente.
Contudo, aposte no treinamento de colaboradores também. Os funcionários que atuam nesse ramo precisam estar qualificados e ter a experiência necessária. Principalmente os que estão a frente dos cargos de gerente, compradores pessoais e motoristas.
Por fim, quem pretende empreender nesse ramo precisa saber que, a satisfação do cliente é a principal preocupação.
Agora, descubra também a importância do pós-venda para o sucesso do seu negócio.
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