Nada melhor que aproveitar o clima de Dia das Mães, comemorado neste domingo, 10 de maio, para destacar alguns dos muitos ensinamentos que podemos ter da relação entre mães e filhos.
Aliás, de uma forma geral, maternidade é marcada por características comuns, como força e resiliência.
Então, quais outras características do comportamento materno pode nos ensinar sobre carreira?
Muitos especialistas falam que, para que os filhos sintam gosto pelas verduras e legumes, é fundamental ver que os adultos também comem. Essa lógica também deve funcionar nas organizações.
Por exemplo, se os profissionais de Recursos Humanos e Gestão exigem determinadas posturas de seus colaboradores, esses devem ser os primeiros a tê-las.
Como muitas mães falam: “educa-se não pela fala, mas pelo exemplo”.
“Como você consegue dar conta de tudo?”, as mães que trabalham ouvem com frequência. Ao contrário do que algumas pessoas podem achar, não precisa ser equilibrista.
Como o tempo é escasso, o segredo delas é a organização.
Se você está com dificuldade no trabalho, lembre-se daquelas que dividem seu tempo entre maternidade e carreira: tenha um planejamento e defina suas prioridades.
Certamente, dessa forma, sua saúde mental, seu bem-estar e a qualidade de vida pessoal e profissional irão melhorar.
Pode-se afirmar que a maioria das mães já dirigiu esse questionamento aos filhos, sem que esses tivesse expressado algum descontentamento.
Elas não têm o dom da adivinhação, pasme. As mães, na verdade, conseguem ler seus filhos porque estão atentas a eles.
Tenha olhos para ler seus colegas, identificando não somente as dificuldades que pode estar enfrentando no trabalho como em casa.
Além disso, entenda que ser empático resolve, e de certa forma também evita, muitos problemas e gera engajamento.
Comer doce antes do almoço ou comprar um brinquedo caro. Esses são parte dos questionamentos diários que elas precisam responder, buscando sempre o que acreditam ser melhor para os filhos.
O que exige, muitas vezes, persuasão.
Seja para dar um aumento salarial quanto para aceitar a proposta de um novo trabalho ou cargo, aprenda a dizer não e também sim.
Pode ser que a resposta que você der lhe cause algum desconforto, mas pense que a longo prazo pode ter sido a melhor escolha.
Afinal, não é uma tarefa fácil tomar decisões – e as mães precisam tomá-las o tempo todo.
A maternidade não se ensina em sala de aula. Mas as capacidades que a maioria das mães têm, sim.
Desenvolva agora habilidades e técnicas para seu aperfeiçoamento profissional com grandes referências nacionais e internacionais.
E algumas delas também são mães. Entre para o PUCRS Online e tenha novos ensinamentos importantes para sua carreira.