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Entenda como funciona o sistema Franchising

Escrito por PUCRS Online | 23 de Fevereiro de 2021

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Você provavelmente já deve ter esbarrado em exemplos de Franchising sem saber que estava frente a frente com esse sistema.

Em suma, Franchising é uma estratégia na qual se comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura ou direito de distribuição. Ou seja, é um modelo de negócio no qual a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio.

Sendo assim, essa parcela é considerada uma franquia, modelo muito interessante para empreendedores. Isso porque ela permite o uso de uma marca consolidada, testada e padronizada. Assim, diminui riscos e problemas de administração em uma empresa.

Porém, seu principal objetivo é fornecer oportunidades para obtenção do sucesso de forma rápida e segura. Já ao proprietário da marca, o sistema possibilita expansão ao permitir a entrega do mesmo serviço em novas localidades.

Neste artigo, conheça as vantagens e desvantagens do sistema Franchising, como funciona e se o formato é viável ou não para seu perfil de empreendedor.

Entendendo como funciona o sistema Franchising

Antes de tudo, o franqueador fornece o direito de comercialização dos produtos e concede o uso sobre a marca. Além disso, compartilha o know-how de como o negócio funciona, cedendo o direito de uso da tecnologia e sistemas.

O franqueado assume todos os custos de montagem e operação da nova unidade. Ainda, é deve remunerar a franqueadora pelo uso de sua marca, treinamentos e assistência.

É importante destacar que, apesar das condições estabelecidas por lei, as empresas são independentes, com autonomia empresarial, jurídica e financeira.

Assim, o franqueado não tem nenhuma participação monetária na empresa franqueadora, mas também não tem nenhuma subordinação trabalhista ou empregatícia. Na comercialização, ambos contam com regras e obrigações claras e exclusivas que cada um deve seguir.

Contudo, é obrigatório a apresentação de uma circular de franquia por parte do franqueador, indicando com clareza as condições do negócio.

Quais os tipos de franchising existentes

Franchising de distribuição: o franqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador, usufruindo da marca, assistência técnica e comercial.

Franchising de serviços: o franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas em contrato.

Franchising de indústria: o franqueado fabrica um produto para ser comercializado em uma marca ou nome comercial já existente, conforme as indicações do franqueador.

Quais as vantagens do Franchising

O franchising é um dos mais promissores sistemas de negócios do mundo. Afinal, tem muitas vantagens tanto para franqueador quanto para franqueados. Sendo assim, é um sistema em plena evolução e desenvolvimento.

Conheça os principais benefícios de adotar o sistema.

Vantagens para o franqueado:

  • Credibilidade de uma marca já conhecida no mercado;
  • Apoio do franqueador: rede própria de distribuição, o sucesso de uma marca já testada no mercado, orientação e treinamentos;
  • Existência de um plano de negócio já estruturado e consistente;
  • Maior garantia de mercado;
  • Melhor planejamento dos custos de instalação, tomando por base os custos de sua unidade-padrão;
  • Economia com propaganda: custos são rateados entre os franqueados da rede reduzindo significativamente os investimentos;
  • Independência jurídica e financeira: sua própria razão social onde as operações financeiras são de responsabilidade individual da sua empresa.
  • Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento, já que o custo é inteiramente do franqueador, que testa os produtos em suas unidades antes de lançá-los na rede.

Vantagens para o franqueador:

  • O franqueado financia grande parte da expansão;
  • Concentra-se apenas na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • Se beneficia dos resultados das franquias, sendo os franqueados parceiros altamente moralizados e motivados;
  • Criação de um canal de distribuição fluido, eficiente e diferenciado;
  • Imagem da marca cada vez mais forte, afinal é associada ao know-how, à força do trabalho e aos relacionamentos locais do franqueado;
  • Existe uma descentralização da estrutura, gerando benefícios em termos de custos fixos menores do que com unidades próprias;
  • Possibilita expansão de mercado de forma rápida;
  • Viabiliza ações de promoção e de marketing de forma conjunta e coordenada.

Quais as desvantagens desse sistema

Porém, como todo negócio, o sistema de franchising apresenta alguns pontos negativos, como:

  • Controle das operações: a gestão e as decisões do franqueado podem ser constantemente monitoradas com o objetivo de detectar falhas no cumprimento das obrigações;
  • Risco de falhas no sistema: atraso na entrega de produtos e equipamentos, pouca variedade de produtos, diminuição de rentabilidade, perda de qualidade ou pouca inovação nas mercadorias comercializadas por parte do franqueador.
  • Localização pré-determinada: o franqueado até sugerir locais de sua preferência, mas é o franqueador que irá determinar onde será a instalação do ponto de venda.

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Atualmente, é presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), instituição com propósito de fomentar esse sistema para que se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético.

Leia também o artigo Finanças corporativas: o que são e qual aplicação aos negócios.

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