INSCREVA-SE

6 filmes para refletir aspectos da Psicologia Positiva

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline.

A Psicologia Positiva aposta mais na busca pela felicidade humana do que no estudo das doenças mentais, potencializando o que há de melhor em cada pessoa.

Para dar início ao final de semana, que tal uma lista de filmes para você refletir sobre aspectos importantes da Psicologia Positiva como as virtudes e forças de caráter?

Lembrando que cada uma das 6 virtudes de caráter apresenta um conjunto de forças que as representam. Veja estes 6 filmes sobre o assunto:

Felicidade por um fio, de Haifaa al-Mansour

Protagonizado por Violet Jones (Sanaa Lathan), o filme conta a história de uma publicitária que não mede esforços para manter sua imagem impecável. Porém, após uma desilusão, ela embarca em uma jornada de autoconhecimento. Com isso, Violet se liberta da dependência da aprovação alheia que norteou sua vida desde a infância.

Nesta história vemos a virtude da transcendência, caráter base da apreciação da beleza e da excelência.

À Procura da Felicidade, de Gabriele Muccino

Baseado em uma história real, o filme relata o drama de Chris Gardner (Will Smith), um pai solteiro que, apesar de toda a sua dedicação, não encontra nenhuma oportunidade de emprego que ofereça remuneração suficiente para manter sua vida. Assim, pai e filho vão morar nas ruas e, embora tenham enfrentado muitos obstáculos, não perdem a esperança.

A trajetória de Chris nos apresenta a virtude da coragem que, por sua vez, está diretamente ligada com a força de caráter da perseverança. O protagonista consegue lutar com bravura para atingir seus objetivos mesmo exposto em situações de grandes desafios.

Um sonho possível, de John Lee Hancock

Assim como em À Procura da Felicidade, aqui a trama também é baseada em uma história real. A produção narra a vida de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem que vivia em um orfanato e fugiu de diversas casas, mas teve sua vida completamente transformada após dormir no sofá de um amigo milionário. Depois dessa data, Oher passa a fazer parte da família e começa a construir sua carreira como astro do futebol americano.

A análise deste filme traz reflexões sobre a construção de uma vida saudável em comunidade. Para que isso ocorra a virtude da justiça é fundamental, pois ressalta o caráter de equidade, em outras palavras, se destaca a habilidade de tratar todas as pessoas de maneira igual e o entendimento de que todos merecem oportunidades justas.

Extraordinário, de Stephen Chbosky

O roteiro sensível apresenta a história de Auggie Pullman (Jacob Tremblay), um menino que veio ao mundo com uma deformação facial e aos 10 anos havia realizado mais de 20 cirurgias plásticas. Porém, seu maior desafio foi iniciar seus estudos em uma escola, tendo que lidar com olhares curiosos e o preconceito.

A partir da vivência de Auggie é possível pensar na virtude da humanidade, que consiste em desenvolver qualidades interpessoais e se permitir fazer amizades. O filme deixa explícito o caráter da bondade, já que a amizade é uma troca onde as boas ações voluntárias são valiosas para fortalecer laços.

Divertidamente, de Pete Docter

A primeira vista, esta animação infantil pode não aparentar ser um filme tão profundo. A personagem principal, Riley, se muda para outro país com seus pais, processo de adaptação que mexe com suas emoções. Para enfrentar as mudanças emocionais, a Alegria de Riley precisa dominar seus sentimentos.

Você já deve imaginar que a virtude que se propõe neste exemplo é a da temperança, conhecida como a qualidade que evita excessos. A força de caráter que predomina neste trecho é o autocontrole.

Birdman – A Inesperada Virtude da Ignorância, de Alejandro González Iñárritu

Um famoso ator, Riggan Thomson (Michael Keaton), conhecido por seu papel como Birdman (super-herói) vê sua carreira de sucesso afundar depois de recusar fazer a continuação dos filmes de seu principal personagem. Buscando voltar a atuar, ele se propõe a novos trabalhos, mas precisa encarar seu agente e uma voz presente em sua mente.

Nota-se nesta obra a virtude da sabedoria e do conhecimento, dessa forma, quanto mais curioso um indivíduo se apresenta na busca por conhecimento, mais fácil se identifica o caráter da criatividade que impulsiona seu ganho de sabedoria.

Descubra como a Psicologia Positiva pode contribuir na sua vida pessoal e profissional

Se você se inspirou com esta seleção, aproveite o mês de agosto para aumentar seu conhecimento que pode transformar sua vida pessoal e profissional.

Conheça a pós-graduação Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização do PUCRS Online.

Matricule-se agora e tenha aulas com pesquisadores e estudiosos de renome, como Martin Seligman, Mihaly Csikszentmihalyi, Robert Kegan e Paul Zak.

Comentários