INSCREVA-SE

Frameworks: descubra o que são

content

Na área de Tecnologia, os frameworks são parte do dia a dia de muitos profissionais que trabalham com desenvolvimento. De maneira geral, utilizar essa ferramenta é uma das formas escolhidas para otimizar etapas da criação de um projeto.

Assim, profissionais que têm mais experiência com desenvolvimento de sites, por exemplo, não costumam abrir mão desse recurso. Afinal, sabem o quanto ele pode oferecer em termos de ferramentas.

Quer entender um pouco mais que vantagens os frameworks pode oferecer? Então, acompanhe a leitura.

O que são frameworks?

Frameworks são um conjunto de códigos genéricos e básicos usados como um pacote pelos desenvolvedores. Esses códigos, também conhecidos como templates, geralmente são usados para criar e gerenciar projetos de maneira mais ágil e prática.

Assim, eles contam com diversas funcionalidades como ferramentas, sistemas, componentes e guias que agilizam o processo de criação de soluções.

Além disso, podem ser baixados em comunidades de desenvolvedores, sempre gratuitamente, já que eles são criados por esses profissionais.

O pacote de códigos é criado por meio de uma coletânea, a partir de várias aplicações diferentes. Entretanto, sua proposta é criar algo uniforme e padronizado, que possa ser utilizado em qualquer ocasião.

E reutilizado para otimizar o processo, já que as ferramentas são feitas de forma aberta e podem se adaptar a diversas situações com facilidade.

É importante destacar que os Frameworks não são bancos de dados. Uma das grandes confusões que profissionais iniciantes costumam fazer é achar que eles são.

O seu uso é apenas pontual e voltado para o processo de criação de algum projeto. Ele até vai armazenar dados, mas todas essas informações serão aplicadas na estruturação da uma aplicação específica.

Quais as principais vantagens de usar essas aplicações?

Os frameworks apresentam diversas vantagens ao serem utilizados no seu projeto. Mas o fato de otimizar o tempo de desenvolvimento pode ser considerado o principal benefício.

E, é claro, como falamos anteriormente, a tecnologia permite otimizar a criação, então, quando é utiliza-da o profissional não perde tempo desenvolvendo tudo do zero.

Além disso, os frameworks contam com uma curva simplificada de aprendizagem. Afinal, possuem uma grande quantidade de documentação, o que é sempre muito importante para a obtenção de conhecimento.

Contudo, essas aplicações são mais seguras. As mais utilizadas geralmente possuem uma comunidade de desenvolvedores que está sempre empenhada em mantê-las em segurança. E, sobretudo, corrigir rapidamente os problemas encontrados.

Aliás, entenda como a Inteligência Artificial está cada vez mais presente.

Gostou? Então, vá além. Apronfunde-se no tema. Esteja preparado para dominar todo o potencial que essa tecnologia pode proporcionar para otimizar e gerenciar os seus projetos pessoais e profissionais.

Conheça o MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data do PUCRS Online e atualize seus conhecimentos. Acompanhe a evolução dos mercados de hoje e do futuro.

Matricule-se agora e torne-se um especialista em uma das melhores universidades da América Latina, a PUCRS. Abrace o futuro.

Comentários