INSCREVA-SE
Acesse a sala de aula

Gamificação: o que é e quais os benefícios dessa estratégia na Educação

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Gamificação, também conhecida por gamification, consiste em utilizar de dinâmicas e mecanismos de jogos para engajar os alunos, promover reflexões e estimulá-los a solucionar problemas e desafios.

O perfil dos alunos vem se modificando ao longo dos últimos anos devido, principalmente, aos fatores tecnológicos. Como mantê-los engajados nos processos educacionais?

Uma das estratégias pedagógicas que estão conquistando educadores ao redor do mundo é a gamificação. Essa estratégia proporciona benefícios importantes para a formação integral dos alunos, como:

  • Melhora a memória, ou seja, a retenção do conhecimento aprendido;
  • Transforma a percepção sobre o processo de aprendizagem, associando-o a um momento prazeroso;
  • Estimula e desenvolve a autonomia, garantindo maior protagonismo durante a aprendizagem, no qual o professor é um mediador da busca pelos conhecimentos;
  • Aumenta a concentração e, consequentemente, melhor aproveitamento do tempo de estudo.

Aprenda mais sobre essa e outras técnicas e tendências na pós A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no Aluno. As maiores referências aguardam você.

Então, matricule-se e seja aluno especialistas nacionais e internacionais, como Leandro Karnal, Jonathan Bergmann, Antoni Zabala e Marc Prensky.

Comentários