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Uma tendência no mundo do varejo muito popular na China começou a fazer sucesso no Brasil: as lives commerce.
O método começou a ganhar força no país com a pandemia do coronavírus, ao mesmo tempo em que o comércio eletrônico ganhava destaque entre milhares de pessoas que não conseguiam mais comprar e vender seus produtos no mundo físico.
O varejo online foi uma saída para quem desejava se manter competitivo no mercado. Pesquisas apontam que no primeiro semestre de 2020, surgiram mais de 7 milhões de novos compradores e houve um crescimento de 47% no volume gerado em vendas online.
Um verdadeiro boom de lojas online e um avanço para o e-commerce brasileiro. Nesse contexto, as empresas também precisaram se reinventar.
As companhias perceberam então, que as redes sociais brasileiras estavam sendo tomadas pelas lives de artistas, atores, empresários e influenciadores. E que podiam usar toda esta audiência dos vídeos para vender mais pela internet.
Então surgiu o modelo de live shopping ou, como conhecemos, live commerce.
Mas você sabe exatamente do que se trata essa tendência? Se quiser entender um pouco mais sobre o assunto, esse artigo é para você.
As lives commerce são uma estratégia de venda, divulgação de produtos e serviços em um ambiente online.
Assim, o formato engloba as transmissões ao vivo e tem relação com os objetivos do e-commerce tradicional: esclarecer dúvidas, aumentar a credibilidade da marca e elevar as possibilidades de venda.
Embora a estratégia seja conhecida por alguns como “live commerce“ ou “live shopping“, e por outros como “shop streaming”, o conceito segue sendo um só: comercializar produtos através de transmissões ao vivo de artistas, influenciadores e formadores de opinião em geral.
Como sabemos, o formato de vídeo é o padrão que mais gera engajamento e alcance nas redes sociais. E as lives são as que mais possuem alcance orgânico entre todos os formatos de vídeos existentes.
Assim, apostar em lives commerce para alavancar as vendas da sua marca é realmente uma estratégia excelente.
Entretanto, na hora de realizar uma transmissão de sucesso, com qualidade e segurança é preciso estar atento a alguns processos. Confira:
Mesmo sendo uma tendência bastante promissora, as lives commerce apresentam alguns desafios para serem produzidas. Porém, eles podem ser facilmente superados.
Estar atento às dicas anteriormente apresentadas já é um grande passo para o sucesso.
Entretanto, ainda é possível que você enfrente alguns desafios técnicos. Afinal, a produção de lives commerce envolve diversas tecnologias.
O segredo principal é apostar em uma equipe preparada, com profissionais de marketing, T.I e streaming, para reduzir a margem de erros e prejuízos.
Mas, uma consequência disso, é que esse método pode se tornar um investimento alto. Ainda assim, é uma modalidade promissora para alavancar as vendas. E que traz lucro ao investimento inicial.
Os principais desafios impostos pela produção de uma live ao e-commerce é quando esse negócio não está preparado para receber o alto fluxo de clientes que a estratégia pode engajar.
Mas a boa notícia é que também é fácil administrar esses desafios. Uma dica importante é manter o produto sempre em estoque. Atualmente existem ferramentas inteligentes que auxiliam nesse processo e direcionam os consumidores automaticamente para centros de distribuição que possuam o produto escolhido em estoque.
Nas lives commerce isso pode acontecer por meio de um QR Code, por exemplo. A prática é comum também para apresentar descontos da marca ou direcionar o consumidor até o site de vendas.
Afinal, direcionar o consumidor para o varejo significa um tráfego muito qualificado e pode também significar parcerias ainda mais positivas, principalmente se bem executadas.
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