INSCREVA-SE

Logoterapia: história por trás do conceito de Viktor Emil Frankl

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

“Para a Logoterapia, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano. […] Vê o homem como um ser orientado para o sentido”.

Esse conceito foi desenvolvido por Viktor Emil Frankl, psiquiatra vienense conhecido mundialmente em razão de seu livro “Em Busca de Sentido”, no qual lança as bases de sua teoria a partir da exposição de suas experiências nas prisões nazistas.

Sendo uma abordagem psicológica que busca ajudar no encontro do sentido da vida, que é individual para cada pessoa, você deve observar o que faz sentido para você.

Não existe uma fórmula padrão que sirva para todos, mas existem três caminhos para se aprofundar no próprio sentido:

  • Valor de criação, que diz respeito a tudo o que fazemos ao mundo com o nosso trabalho. Ou seja, é quando entendemos que ele é importante.
  • Valor de vivência, que diz respeito ao que recebemos do mundo, como as práticas diárias de ir ao cinema, estar entre amigos, conviver em família, amar e ser amado.
  • Valor de atitude, que diz respeito à reação quanto ao sofrimento, culpa e morte. Aqui, é o entendimento de que existem situações que independem da nossa vontade.

História da Logoterapia

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1938, as tropas alemães de Adolf Hitler invadiram a Áustria, país de nascimento de Viktor Emil Frankl. Uma chegada que mudaria a vida do psiquiatra vienense para sempre.

Poucos anos mais tarde, Frankl foi enviado para Auschwitz, na Polônia, onde recebeu uma tatuagem de prisioneiro nº 119.104. Posteriormente, acabou passando por outros campos de concentração, sendo libertado apenas no fim da guerra.

A Logoterapia, também conhecida como Terceira Escola de Psicoterapia, nasceu justamente dessa experiência de Frankl, que sobreviveu a quatro campos de concentração.

Assim, a Terceira Escola de Psicoterapia completou a tríade de pensamento ao lado da Psicanálise de Sigmund Freud e a Psicologia Individual de Alfred Adler.

O pensamento de Frankl está registrado no livro “A Busca do Homem por Sentido”, obra com a qual ganhou reconhimento mundial de pesquisadores e admiradores.

Mas, além de fundador da Logoterapia, Frankl também deve ser conhecido pelo trabalho como filósofo e pensador das atitudes dos indivíduos e dos comportamentos e tendências da sociedade.

Ao longo de sua trajetória, assinou a autoria de mais de 30 livros sobre análise existencial e logoterapia, sendo traduzidos em mais de 30 idiomas.

Antes de falecer em 1997, Frankl recebeu o título de doutor honoris causa em diversas instituições de ensino ao redor do mundo.

Descubra como dar sentido à vida

É importante destacar que, para a logoterapia, sempre há sentido na vida. Seja nos momentos de conquista ou mesmo de sofrimento e adversidades, como o contexto causado pela pandemia.

A partir disso, é encarar os desafios impostos pela vida como uma oportunidade para voltar o olhar para si e buscar as transformações necessárias.

Se você deseja aprender sobre o assunto, a pós-graduação em Filosofia e Autoconhecimento: Uso Pessoal e Profissional é para você. Aqui, um dos maiores especialistas do Brasil em Viktor Frankl e Logoterapia, Luciano Marques de Jesus, apresenta a temática de forma dinâmica e aprofundada.

Nesse curso, você também conhece mais sobre as principais escolas filosóficas e seu significado para o autoconhecimento, sentido da vida e relacionamentos.

Então, conheça nossa metodologia de ensino digital de alto padrão. Você vai se surpreender no PUCRS Online.

Comentários