INSCREVA-SE

Mihaly Csikszentmihalyi: contribuições à Psicologia Positiva

content

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente dar o play abaixo ou fazer o download para ouvir offline:

Um dos principais pesquisadores mundiais em psicologia positiva, Mihaly Csikszentmihalyi foi húngaro de nascença, mas seu conhecimento inspirou pessoas ao redor do mundo.

Dentre seus estudos, ficou conhecido pela teoria do fluxo ou “flow”. Ou seja, um estado de espírito alcançado quando alguém fica totalmente imerso em uma atividade.

A primeira vez em que descreveu essa experiência foi em seu livro best-seller “Flow: The Psychology of Optimal Experience. Obra que foi publicada e traduzida para mais de 20 idiomas.

O conceito ganhou este nome após várias pessoas descreverem suas experiências usando a metáfora de se sentirem carregados por uma corrente de água.

Seu trabalho inovador, esboçou a teoria de que as pessoas são mais felizes quando conseguem atingir esse estado de flow. Afinal, entram em um estado de consciência em que corpo e mente estão em equilíbrio.

Quando se atinge esse estado, consegue-se também desenvolver engajamento,um dos cinco pilares para se alcançar o bem-estar, conforme Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva.

Para fundar este movimento científico, o estudioso teve a ajuda do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi. Ambos uniram seus estudos para estabelecer o conceito.

Mihaly Csikszentmihalyi pesquisou por mais de 3 décadas, estados mentais positivos como felicidade, motivação e criatividade. Portanto, seu conhecimento foi de grande importância para a construção da Psicologia Positiva.

Nós, do PUCRS Online, ficamos honrados por estarmos dentre os guardiões do seu conhecimento e saber, um legado que seguirá inspirando gerações.

E hoje, deixamos essa homenagem a esse grande mestre do conhecimento que jamais será esquecido. Obrigado, Mihaly.

Comentários