INSCREVA-SE

Ocitocina: conheça o hormônio do amor

content

A ocitocina é um importante hormônio no corpo humano, responsável por sensações reconfortantes durante interações sociais e físicas.

Conhecido como o hormônio do amor, a ocitocina, junto de outros neurotransmissores, reduz níveis de ansiedade e estresse nas interações sociais, além de estar relacionada ao desenvolvimento de confiança, generosidade e empatia. Além disso, este hormônio ajuda na satisfação de homens e mulheres em suas relações sexuais.

A ocitocina também possui uma série de funções ligadas à reprodução, como a secreção do leite pelas glândulas mamárias e a facilitação das contrações do útero no momento do parto.

Uma pesquisa publicada na revista iScience indicou que este hormônio é responsável pela aproximação e formação de laços. Durante o experimento, ocitocina foi pulverizada no focinho de leões, resultando em comportamentos mais amigáveis dos mamíferos.

Isso acontece porque a ocitocina modula a expressão de comportamentos sociais e emocionais. Ela tem sido proposta, inclusive, como um tratamento farmacológico para doenças psiquiátricas, como autismo e esquizofrenia.

Hormônios: o que são e como influenciam o comportamento

Os hormônios fabricados pelo corpo, não somente desempenham funções vitais nos processos biológicos, como também são responsáveis pelo condicionamento do comportamento e até mesmo do humor.

Os hormônios atuam como uma espécie de mensageiro químico do corpo, sendo responsáveis por regular diversos processos metabólicos. As substâncias viajam através da corrente sanguínea para todos os tecidos e órgãos do corpo, controlando o desenvolvimento, equilíbrio interno e bem-estar. Entretanto, alterações podem causar grande impacto na saúde e no comportamento.

Apesar de acharmos que temos controle sobre nossos comportamentos, ações e pensamentos, somos influenciados pelos níveis hormonais do organismo. Os desequilíbrios hormonais, por exemplo, podem causar depressão e até mesmo percepções distintas da realidade.

Tipos de hormônios

Conheça os principais:

  • Testosterona (hormônio masculino);
  • Progesterona (hormônio feminino);
  • Adrenalina (estimula o sistema nervoso simpático);
  • Dopamina (responsável pelas sensações de motivação e prazer);
  • Insulina (atua na absorção da glicose pelas células);
  • Melatonina (responsável pelos ritmos do corpo, regulando, principalmente, o sono);
  • Serotonina (hormônio que age na regulação do apetite e na atividade sexual).

A molécula da moralidade

Para Paul Zak, pós-doutor em Neuroimagem por Harvard e autor do livro “A molécula da Moralidade”, existe uma base biológica para as ações morais.

Conhecido como Dr. Amor, o autor mostra os resultados de estudos que conduziu e que caracterizam o papel da ocitocina na produção de diversos comportamentos morais. Para Zak, o hormônio estaria relacionado com as virtudes de confiabilidade, sacrifício, generosidade e empatia, bem como de atenção às leis. Portanto, a molécula da ocitocina entra no debate sobre a natureza humana.

Em seu TED Talk, Paul Zak descreve como fez a descoberta da molécula moral, testando as pessoas por meio do uso de dinheiro para entender suas tomadas de decisões. A este campo, o autor dá o nome de neuroeconomia.

Em seus estudos, Paul Zak conduziu a manipulação da química do cérebro em seres humanos para mostrar que a ocitocina faz com que as pessoas sejam diretamente morais.

Você também pode se interessar pelo artigo: “O que é neurociência?

Aprenda com Paul Zak e outros grandes nomes da atualidade

Estudar Neurociência é conhecer a forma como o cérebro interpreta o mundo e a maneira como as emoções influenciam nas relações e comportamentos humanos.

Se você deseja se aprofundar na teoria e prática desses conhecimentos, a pós-graduação em Neurociências e Comportamento, oferecida pela PUCRS Online, é ideal para você.

Com a especialização, você amplia as fronteiras dessa ciência que revela novas possibilidades para todas as áreas do conhecimento, aprendendo com profissionais que são autoridades no assunto.

Comentários