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Podcasts: por que investir nesse formato?

O Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, segundo a pesquisa Podcast Stats Soundbites. Em outras palavras, pode-se dizer que é o segundo maior mercado de Podcasts do mundo.

Além disso, conforme a Deezer, só no ano passado, o consumo de Podcasts cresceu 67% no país. Assim, dos 120 milhões de internautas brasileiros, 40% deles, ou seja, cerca de 50 milhões de pessoas, já ouviram algum tipo de programa de áudio.

E a pandemia fez crescer ainda mais estes dados. Um outro estudo apontou que 24% dos consumidores que escutam rádio ouviram podcasts durante a fase aguda do isolamento social.

Nesse sentido, pode-se dizer também que o aumento no consumo de conteúdo, a pandemia e o cansaço das telas impulsionaram também esse crescimento.

Esta evolução no mercado fez com que muitas marcas percebessem o potencial do formato e ampliassem sua presença no meio.

Mas e você, já está inserido nesse novo mercado? Se quiser entender um pouco mais sobre essa tendência, esta leitura é para você.

O que são Podcasts?

Podcasts são uma série de episódios gravados em áudio e transmitidos online. Apesar de ser similares ao rádio, o grande diferencial é que os programas são gravados previamente e publicados depois.

Geralmente são organizados em uma série de episódios e podem tratar de diversos temas, como música, cinema, jogos, religião, comédia, ciências, política, economia ou esportes. Além disso, o formato permite ouvir cada episódio separadamente ou assinar um programa, geralmente gratuito.

Mas, mesmo sendo disponibilizado online, uma das principais características dos podcasts é que eles permitem a realização de download para escutar offline. Dessa forma, podem ser ouvidos em casa, no carro, no transporte público ou fazendo o trajeto para casa, por exemplo.

Os formatos de podcasts são diversos e cada um possui um objetivo em particular. Entre os principais formatos, estão:

  • Entrevista;
  • Informativo;
  • Painel;
  • Individual;

Mas, afinal, por que investir nesse formato?

Anteriormente falamos da ascensão do novo formato no mercado. Entretanto, não é só esse o motivo para investir em podcasts como estratégia de conteúdo da sua marca.

Cada vez mais temos conteúdo para consumir e menos tempo. Nesse sentido, o podcast pode caminhar lado a lado com esse desafio e ajudar a aproveitar o tempo disponível. Afinal, o formato poder ser consumido enquanto se realiza outras atividades.

Além disso, o novo cenário tem feito as pessoas buscarem por praticidade. E o que pode ser mais prático que somente dar o play e ouvir um conteúdo enquanto está no trânsito ou lavando a louça? E se esse conteúdo for informativo, melhor ainda. Já tem potencial de aumentar a produtividade diária.

Mas há ainda outras vantagens que devem ser consideradas como o fato de possuírem baixo custo de produção, por exemplo. Como exigem apenas a captação de áudio, não é preciso equipamentos caros nem equipe especializada para a sua produção.

E ainda, ao escolher um nicho para se comunicar, você também estará definindo o seu público alvo. O podcast tem justamente esse papel de criar uma comunicação focada em um determinado público. Então, a sua marca ainda ganha com o marketing condensado em um alvo específico.

Por fim, ao voltar seu conteúdo para um nicho específico, as chances de criar um público fiel são ainda maiores. Principalmente, com aqueles episódios interligados que prometem trazer a sensação de ansiedade e quero mais nos ouvintes.

Leia também as tendências de marketing para 2021.

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