INSCREVA-SE

Quem é Angela Davis

content

Referência mundial, Angela Davis é uma grande ativista pelos direitos dos negros e das mulheres.

Sendo natural do Alabama, nos Estados Unidos, Angela Davis conviveu desde cedo com preconceitos raciais em um dos estados mais racistas do sul do país.

Ávida leitora, ganhou bolsa de estudos para estudantes negros sulistas em escolas do norte dos EUA. Isso a levou a estudar no Greenwich Village, em Nova Iorque, onde conheceu o comunismo e o socialismo teórico.

Por meio de seu ativismo, ao longo de muitas décadas, Angela Davis esteve profundamente envolvida em movimentos pela justiça social em todo o mundo.

Seu trabalho como educadora, tanto no nível universitário quanto na esfera pública, sempre enfatizou a importância de construir comunidades de luta pela justiça econômica, racial e de gênero.

Nos últimos anos, segue fazendo palestras, principalmente em universidades, e se mantém como uma figura proeminente na luta pela abolição da pena de morte na Califórnia. Ainda, recebeu o Prêmio Lênin da Paz.

É autora de dez livros, entre eles "Mulheres, Raça e Classe", "Mulheres, Cultura e Política", "Estarão as prisões osoletas?" e "A democracia da abolição".

Em sua trajetória, lecionou nos Estados Unidos, Europa, África, Ásia, Austrália e América do Sul. Também é professora convidada dos cursos de pós-graduação da PUCRS:

Áreas de interesse

Antirracismo, Direitos Humanos, Feminismo negro, Feminismo, Filosofia.

Comentários