Quem é Caitlin Mulholland

Caitlin Mulholland é membro da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB, seccional Rio de Janeiro.

Doutora e mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é professora associada do Departamento de Direito da PUC-Rio. Aliás, universidade na qual coordena a graduação em Direito e o mestrado em Direito Civil Contemporâneo e Práticas Jurídicas.

Também é professora do programa de pós-graduação em Direito Constitucional e Teoria do Estado, bem como pesquisadora do Núcleo Legalite. Ambas na PUC-Rio.

Por outro lado, coordena o Grupo de Pesquisa DROIT - Direito e Tecnologia. O coletivo está inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Leia também o artigo Cibersegurança: conceito, tipos e benefícios.

Enquanto é autora de “A responsabilidade civil por presunção de causalidade” e “Internet e Contratação: panorama das relações contratuais eletrônicas de consumo”, é organizadora de "LGPD e o novo marco normativo no Brasil" e "Inteligência Artificial e Direito: ética, regulação e responsabilidade".

Também é atualizadora da obra “Instituições de Direito Civil”, volume III, de Caio Mário da Silva Pereira.

Ainda, integra a Rede Proprietas, hoje Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia ( INCT). Dessa forma, faz parte do projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso.

Além disso, é professora convidada da pós-graduação em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados, do PUCRS Online.

Prepare-se para atuar com olhar estratégico e técnico nas áreas de governança e gestão de dados nas empresas. Ou seja, domine assuntos chave como criptoativos, inteligência atificial e a legislação sobre segurança e privacidade de dados.

Aprenda com as maiores referências na área, como Wolfgang Hoffmann-Riem, ex-juiz do Tribunal Constitucional Alemão e fundador do Centro de Pesquisa em Direito e Inovação da Universidade de Hamburgo.

Áreas de interesse de Caitlin Mulholland

Proteção de Dados, Privacidade, LGPD, Direito Civil, Inteligência Artificial e Direito, Internet, Direito e Tecnologia, Direito Constitucional e Teoria do Estado.

Leia também a biografia de Aury Lopes Jr. ou de Adrian Raine.