Christos Christou é presidente internacional do Médicos Sem Fronteiras, uma ONG que oferece ajuda médica e humanitária a populações em situações de emergência. Por exemplo, em casos de conflitos armados, catástrofes, epidemias, fome e exclusão social.
Juntou-se ao MSF em 2002, quando sua primeira missão foi em um campo na Grécia, trabalhando com migrantes e refugiados. Anteriormente, atuou como médico em um projeto sobre HIV e AIDS na Zâmbia, entre 2004 e 2005.
Após um período afastado das missões, enquanto treinava como cirurgião, retornou em 2013 às missões de MSF em várias zonas de conflito e contextos inseguros. Entre eles, Sudão do Sul, Iraque e, mais recentemente, Camarões, como cirurgião de emergência e trauma.
Na MSF, foi secretário-geral, vice e presidente do Conselho de diretores de MSF da Grécia em 2005. Posteriormente, assumiu sua atual posição de presidente internacional em junho de 2019.
Nascido em Trikala, na Grécia, formou-se em Medicina pela Aristotle University em Thessaloniki. Também é mestre em Saúde Internacional e PhD pela Universidade de Atenas, onde também integra o corpo docente.
Além disso, é professor convidado da pós-graduação em Psicologia e Psicoterapia Online. Nesse curso do PUCRS Online, orienta encaminhamentos viáveis em situações de crise e violência no contexto online, considerando suas restrições éticas e legais.
Aliás, especializou-se em Cirurgia Geral e de Emergência na Unidade de Cirurgia e Transplante do Hospital Evangelismos em Atenas. Em 2013, mudou-se para Londres, trabalhando no King’s College Hospital. Cinco anos mais tarde, tornou-se consultor de cirurgia colorretal e de emergência no North Middlesex University Hospital.
Conheça também a trajetória de Wilmar Schaufeli e Jay Belsky.
Assistência humanitária em Saúde, Cuidados de Saúde e Bem-Estar, Saúde, Medicina, Consultoria em Saúde, Cirurgia e Proctologia.