Quem é Marcio Kumruian

Marcio Kumruian é um renomado empreendedor, fundador da Netshoes e apontado como um dos principais empreendedores digitais do Brasil.

Assim, é um dos primeiros empreendedores a investir no comércio eletrônico na América Latina, assumindo pioneirismo, liderança e vanguarda no mercado brasileiro para a venda de calçados e vestuário pela internet.

Você pode gostar do artigo Computação em Nuvem: conceito e benefícios

O executivo fundou a Netshoes em 2000, no fundo de um estacionamento dos tios em São Paulo, apostando nas vendas online com o propósito de democratizar o acesso a produtos e serviços a nível nacional.

Em dezembro de 2014, apontado como o maior e-commerce de artigos esportivos do mundo, Marcio Kumruian lançou a Zattini, plataforma do grupo voltada ao mercado de moda e artigos de beleza.

Então, em apenas quatro anos, a operação fashion alcançou mais de R$380 milhões em faturamento. De 2009 a 2014, o grupo saiu de um faturamento consolidado de R$155 milhões para atingir mais de R$1,5 bilhão.

Ou seja, um crescimento de aproximadamente 1.000% em cinco anos.

Mais sobre Marcio Kumruian

É formado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além disso, tem extensão em Inovação e Liderança pela Stanford Graduate School of Business, tendo acumulado passagens como keynote speaker pelos principais eventos globais do varejo, como a NRF.

O executivo liderou o primeiro IPO brasileiro exclusivamente na Bolsa de Valores de Nova York.

Sobretudo, é apontado como um dos principais empreendedores digitais do Brasil, sendo reconhecido em conceituadas premiações. Por exemplo, Empreendedor do Ano em Tecnologia pela IstoÉ Dinheiro.

Em 2019, gerindo mais de 2 mil colaboradores e um faturamento superior a R$ 2,6 bilhões, liderou o processo de venda do controle acionário da Netshoes ao Magazine Luiza. Ao passo que essa transação é tida como a maior da história do varejo digital na América Latina.

Atualmente, segue atuando em nova posição estratégica dentro do grupo Magalu. Bem como é mentor dentro do programa de aceleração de startups da Endeavor e fundador e CEO da ZiYou.

Por essa razão, ou seja, extensa experiência, está entre os grandes nomes do PUCRS Online. Sendo assim, é professor convidado do MBA em E-commerce e Negócios Digitais.

Leia também o artigo E-commerce: quais as vantagens desse modelo.

Áreas de interesse

E-commerce, Negócios Digitais, Empreendedorismo, Empreendedorismo Digital, Estratégia, Startups.